Sobre como gerir a elasticidade em uma nuvem privada

Marcos Alano

to O bom programador
Olá a todos,

Estou trabalhando em um projeto de pesquisa na faculdade em que eu estudo que tem como objetivo criar um sistema de registros médicos pessoais.

Eu sou o responsável pela arquitetura do backend, mas existe uma série de coisas que estou tentando entender. Minha questão é sobre uma delas.

Que ferramenta posso usar para gerir a elasticidade dos serviços? Isso é, que ferramenta posso deixar rodando em uma VM e que recolherá métricas dos serviços existentes afim de determinar se é necessário criar ou destruir VMs destes serviços? Gostaria de algo que trabalhasse de forma similar ao CloudWatch.

Eu li o artigo http://www.obomprogramador.com/2015/06/curadoria-de-micro-servicos.html mas ele me parece ser para micro-serviços, o que infelizmente não é meu caso (quem sabe um dia).

Também gostaria de dizer que estou usando as ferramentas Ansible para gerir a configuração das máquinas e OpenStack em uma nuvem privada;

Qualquer ideia será muito bem-vinda.

Obrigado.