Dúvida Maven - Controle de Versão

Ricardo Morais

to o-bom-pr...@googlegroups.com
Pessoal,

Gostaria de compartilhar com vocês como a minha estrutura atual funciona e o que preciso resolver, para obter um feedback de vocês em como resolver um problema que tenho.

Utilizamos aqui o SVN como repositório e o Hudson com alguns jobs para deploy.
Esses jobs nos slaves, nada mais fazem do que chamar um shell script no servidor alvo.
Estes scripts fazem o checkout no servidor alvo, vindo do SVN, através de uma tag passada como parâmetro.

O grande problema está em saber que versão está instalada em que ambiente e que tag foi utilizada.
Pensei em nestes scripts alimentar uma base de dados mysql e criar um widget no Hudson para mostrar o resultado desta tabela.

Alguma solução mais automatizada que não conheça?

Obrigado pessoal.

Cleuton Sampaio

to o-bom-pr...@googlegroups.com
Acho que é isso que você está querendo fazer:
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;O bom programador" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para o-bom-programa...@googlegroups.com.

Ricardo Morais

to o-bom-pr...@googlegroups.com
Poderia até usar o pipeline para o encadeamento, pois hoje tenho um script que faz o checkout / stop / deploy / start no JBoss mas o que eu preciso saber é que versão está instalada em que ambiente.

Por exemplo, eu chamo o job que tira do SVN a versão 456 e coloca no servidor de HML.
Só que em produção, tem outra versão, eu queria saber quais versões estão instaladas nos ambientes.

É o famoso medo de reinventar a roda. :-(

Cleuton

to o-bom-pr...@googlegroups.com
Ok, então eu acho que seria o caso do "Delivery Pipeline Plugin". Ele mostra exatamente o que você quer (veja a figura abaixo):

Ricardo Morais

to o-bom-pr...@googlegroups.com
Parece que agora vai, mas achei a documentação fraquinha.
Como você costuma se virar nestes casos?

Eu não sei de onde ele pega estes números de versão, 1.0.0.14, por exemplo.
Ficou vaga, para mim pelo menos, como configurar.

Obrigado Cleuton pela ajuda e paciência.

Cleuton

to o-bom-pr...@googlegroups.com
Ele pega a versão que está no pom.xml. Cada artefato que você faz deploy tem que ter sua versão específica.

Ricardo Morais

to o-bom-pr...@googlegroups.com
Não tenho muito experiência com Maven mas essa versão é alterada manualmente ou existe algum processo automático?

Cleuton

to o-bom-pr...@googlegroups.com
Em terça-feira, 3 de junho de 2014 17h59min34s UTC-3, Ricardo Morais escreveu:
> Não tenho muito experiência com Maven mas essa versão é alterada manualmente ou existe algum processo automático?
>
> On Tuesday, June 3, 2014 5:54:53 AM UTC-3, Cleuton wrote:Ele pega a versão que está no pom.xml. Cada artefato que você faz deploy tem que ter sua versão específica.

Você configura no pom.xml. Aproveite o curso de Maven que eu vou disponibilizar no blog! Avise aos seus amigos.