Erro ao testar envio de e-mail

Felipe Rozelio

to NxFilter - Brazlian Forum
Olá, boa noite. Estou usando a versão 4.6.0.5 e ao configurar o e-mail para alertas, na hora que clico em TEST está aparecendo a seguinte mensagem de erro:

Error! org.apache.commons.mail.EmailException: Sending the email to the following server failed : smtp.gmail.com:587

Estou usando Gmail com senha de app criada.

Vocês já viram esse erro?

Desde já, agradeço.

Manutenção de Micros 27 9922-0732 / 3052-0758

to nxfilter_...@googlegroups.com
Vaja se não e autenticação em dois fatores...

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "NxFilter - Brazlian Forum" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para nxfilter_portug...@googlegroups.com.

Felipe Rozelio

to NxFilter - Brazlian Forum
Fala Célio, bom dia. Então, eu criei a senha de app justamente por conta da autenticação de dois-fatores. Mas também já tinha testado sem e não tava funcionando.

Everardo Júnior

to nxfilter_...@googlegroups.com
Olá, Felipe.
Tentou liberar o uso de apps menos seguros do Gmail, em Segurança?

Atenciosamente,

Everardo Júnior
   | https://www.linkedin.com/in/everardojunior

Felipe Rozelio

to nxfilter_...@googlegroups.com
Olá, Everardo.

Tentei sim, eu não queria usar essa opção porque em 30 de maio a Google vai desativar. Mas realizei esse teste sim, procurando em alguns fóruns sobre esse erro, parece ser algum erro com o Java.

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tema no grupo "NxFilter - Brazlian Forum" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus temas, envie um e-mail para nxfilter_portug...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/nxfilter_portuguese/CAEGRVde3aq3mc4i0%2Bhh6O2_ULqdcAzd1kRWK3WTYJZROEkqhmA%40mail.gmail.com.

Felipe Rozelio

to NxFilter - Brazlian Forum
Bom dia,

Passando só pra dizer que resolvi o problema. A questão realmente era com o Java, estou usando a versão do OpenJDK 11 e nessa versão o TLS 1.0 e 1.1 foi desativado. Comentei uma linha do java.security e os e-mails voltaram a funcionar normalmente.

O arquivo que editei foi:

/usr/lib/jvm/java-1.11.0-openjdk-amd64/conf/security/java.security

Comentei as seguintes linhas:

732 #jdk.tls.disabledAlgorithms=SSLv3, TLSv1, TLSv1.1, RC4, DES, MD5withRSA, \
733 #    DH keySize < 1024, EC keySize < 224, 3DES_EDE_CBC, anon, NULL, \
734 #    include jdk.disabled.namedCurves

Grande abraço!

Everardo Júnior

to nxfilter_...@googlegroups.com
Show, Felipe.
Obrigado por compartilhar!

Atenciosamente,

Everardo Júnior
   | https://www.linkedin.com/in/everardojunior

JOSÉ FERNANDO DA SILVA

to nxfilter_...@googlegroups.com
vlw Felipe!!

José Fernando da Silva
Coordenador | CGTI
Instituto Federal de Pernambuco - Campus Garanhuns

fernand...@garanhuns.ifpe.edu.br
https://www.ifpe.edu.br/campus/garanhuns