Matala - O presidente da cooperativa agrícola "1º de Maio", que explora terras no perímetro irrigado da Matala, província da Huíla, Victor Fernandes, defendeu hoje (segunda-feira) o incremento de investimentos na área da agricultura mecanizada, para a diversificação da economia.
Em declarações à Angop, Victor Fernandes sugeriu o aumento de investimentos no sector agrícola, tendo em conta a livre circulação de pessoas nos campos e o aumento da produção.
Victor Fernandes defendeu a montagem de unidades industriais para a transformação de produtos agrícolas, para incentivar os agricultores e evitar perdas na safra por dificuldades de escoamento.
"A introdução de processos técnicos de irrigação vai permitir aproveitar melhor as potencialidades locais, que devem ser asseguradas com a formação e actualização dos agricultores com técnicas modernas".
O responsável da cooperativa 1º de Maio agradeceu o apoio do Governo na promoção da actividade agrícola e destacou a importância do parque agro-indústrial da Matala para o desenvolvimento regional.
Matala dista a 180 quilómetros a leste da cidade do Lubango, província da Huíla e conta com uma população estimada em 222 mil e 880 habitantes.