É com grande satisfação que convidamos a participar neste muito aguardado Workshop de Open Space Technology (OST).
A tecnologia do Open Space ou Espaço Aberto é uma metodologia conhecida mundialmente para a organização de grupos e de momentos de participação colectiva em situações complexas. Posto de forma simples, esta metodologia reproduz as pausas de café das conferências, organizando o espaço para as conversas que realmente precisam de ter lugar durante um encontro ou reunião de trabalho.
Uma vez que há muito poucos facilitadores qualificados de OST em Portugal, a realização deste curso é importante e imprescindível para o crescimento e melhoria da facilitação, participação, resolução de conflitos e trabalho em grupo.
O formador deste curso será Yaari Pannwitz, facilitador com uma experiência de largos anos e uma das pessoas que mais Espaços Abertos tem facilitado em todo o mundo. É também devido à qualidade com que marcou os Espaços Abertos em que participámos que decidimos apostar neste workshop como forma de inspirar, formar e marcar o padrão de qualidade para os Espaços Abertos que queremos organizar no futuro e que os restantes participantes certamente irão organizar em Portugal.
Para tornar este evento ainda mais enriquecedor propomos a "Facilitação em Portugal" como tema geral do Espaço Aberto que vamos produzir e vivenciar no curso. Este tema permitir-nos-á discutir e desenvolver as questões que mais nos interessam em torno da facilitação, as suas formas, práticas e o seu desenvolvimento em Portugal.
Sejam muito bem-vindos e bem-vindas a esta formação.
Em nome da equipa organizadora,
André Vizinho
O Open Space é um dos métodos de participação, organização de discussões e trabalho colectivo que permite atingir os níveis mais altos de envolvimento, motivação e participação activa das pessoas presentes. Este método consegue potenciar este efeito em grupos entre 5 a 5.000 pessoas bastando para tal um grande tema que as motive a convergir.
Ao contrário de outros métodos usados em conferências e workshops em que os organizadores sentem a responsabilidade de controlar o evento e procurar satisfazer as expectativas dos participantes para que todos estejam motivados e simultaneamente tenham discussões produtivas, no Open Space são os participantes que promovem e se organizam em grupos ou discussões onde o seu contributo é maior, permitindo assim obter elevados níveis de criatividade, conhecimento, experiência, análise e eficácia.
Para isso, os organizadores e facilitadores utilizam ferramentas avançadas para a facilitação de grupos que permitem gerir a complexidade da participação e o contributo de todos os indivíduos presentes num evento alargado.
Neste workshop os participantes irão encontrar no Open Space Technology um método rico, simples, eficaz e simultaneamente audaz. Ao mesmo tempo irão descobrir um processo detalhado e desenvolvido ao longo dos anos que, com cuidado e boa facilitação, pode produzir resultados muito fortes e positivos, podendo as suas ferramentas e abordagens serem adaptadas para integrar workshops e eventos de diversos formatos. A formação em Open Space permite aos participantes ganhar as competências necessárias para facilitar e organizar Espaços Abertos, criando também uma comunidade de praticantes que fomenta outros benefícios como apoio, oportunidades, aprendizagem, crescimento, aperfeiçoamento. Um workshop de Open Space será uma referência que inaugura novas competências na arte do envolvimento de comunidades e investigação acção participativa, do acolhimento de grupos (The Art of Hosting) e da facilitação.
• Experienciar, conhecer, apreciar, aprofundar e reflectir sobre o processo e abordagem do Open Space;
• Aprofundar o tema da Facilitação, as suas práticas, variantes e desenvolvimento em Portugal;
• Vivenciar e ganhar uma memória de um Open Space de referência;
• Planear acções futuras que possam emergir durante o workshop
• Estabelecer uma comunidade de prática de Open Space em
Portugal
Horários
11 Junho, quinta-feira: 10h00 às 18h00
12 Junho, sexta-feira: 9h30 às 18h00
13 Junho, sábado: 9h45 às 17h30
Idioma
O workshop será em inglês. Não haverá tradução.
Local
Fábrica do Braço de Prata
Rua da Fábrica de Material de Guerra, nº1
1950-128 Lisboa, Portugal
(frente aos CTT do Poço do Bispo)
GPS: 38.7433703 / -9,1006499
Autocarros: 728, 718, 755, 781 (siga o link para obter informações sobre rotas e horários)
Comboio: Estação Braço de Prata (linha de Sintra - direcção Oriente)
Preço
180 € até 1 de junho de 2015 (tarifa normal)
250 € até 11 de junho de 2015 (tarifa de última hora)
Para quem não puder suportar este valor, há possibilidade de 4 bolsas parciais com troca de serviços de facilitação.
Todos os valores incluem: curso + materiais no curso + pdf com documentação do OST + certificado de participação + coffee breaks + almoços 3 dias
Inscrição
Preencher e enviar por e-mail formulário de inscrição disponível aqui e comprovativo de pagamento.
CONTACTO: Ângela Antunes EMAIL: aman...@fc.ul.pt
TLF: 217 500 387 ou 217 500 000 extensão 21451
INFO ONLINE: http://www.sim.ul.pt/cciam/courses
EVENTO FACEBOOK: https://www.facebook.com/events/363907180474400
ORGANIZADO POR: CCIAM - Climate Change Impacts Adaptation and Modelling, grupo de investigação parte do centro de investigação CE3C - Centre for Ecology, Evolution and Environmental Change da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa