Notícias da Apub Sindicato - 513 - Esclarecimentos da Diretoria da APUB Sindicato

1 view
Skip to first unread message

APUB SINDICATO

unread,
Aug 2, 2012, 1:55:03 PM8/2/12
to apu...@listas.ufba.br, noticias-da-a...@googlegroups.com

 
 
cabecalho APUB NOTICIAS juntos somos mais fortes

     Salvador,  02 de agosto de 2012

Nº 514

Esclarecimentos da Diretoria da APUB Sindicato sobre a tentativa de convocação de Assembléia Geral da APUB pelo Comando Local de Greve


Foi decidido, na Assembleia Geral da APUB do dia 25/7/2012, que seria convocada outra Assembleia Geral para o dia 02/8/2012, no Auditórioo da Faculdade de Arquitetura da UFBA, com início previsto para às 14:30h.
 
A partir de 26/6/2012, durante a greve iniciada em 29/5/2012,  as assembleias passaram a ser convocadas de comum acordo, entre a Diretoria da APUB e o CLG, para a discussão e deliberação exclusivamente sobre asuntos que dissessem respeito à condução da greve.
 
No entanto, após a Assembleia do dia 25/7/2012, em que o CLG chegou ao extremo de propor que a Mesa não incluíssse diretores da APUB, a Diretoria rompeu com ele, já que, de fato, passou a se constituir em um grupo que optou, publicamente, por seguir a orientação de uma entidade com a qual a APUB não tem qualquer vínculo formal, a saber, a Andes Sindicato Nacional. Mediante o  lançamento de nota pública, a Diretoria expôs longamente aos asssociados, as razões para o rompimento com o  comando.
 
Portanto, a partir de agora, investida nas atribuições dadas por seu  Estatuto,  é a Diretoria da APUB que vai convocar as Assembleias Gerais, a menos que seja utilizado o recurso estatutário que dá direito  de 10% dos associados o fazerem,  desde que a relação dos solicitantes seja entregue na secretaria da entidade,  mais de 48 horas antes do momento previsto para o início da pretendida assembleia.
 
A Diretoria teve conhecimento, através de e-mail do CLG, difundido através da internet, na rede debates-l da UFBA, que ele estava convocando, publicamente, uma Assembleia Geral para o dia 02/8/2012, condicionada a que os associados preenchessem listas, colocadas à disposição dos receptores da lista, a fim de  que fossem preenchidas.
 
A Diretoria da APUB que, a partir do rompimento com o CLG, não mais convocará   Assembleia conjuntamente com ele, aguardou a chegada das listas, as quais iria conferir, ficando reunida durante toda a tarde do dia 31/7/2012, na sede da entidade, não constando que a relação dos 10% dos associados tivesse sido entregue à Secretaria da entidade.
 
Ouvido o Setor Jurídico da APUB, consideramos, portanto,  que não haverá assembleia formal da APUB no Auditório da Faculdade de Arquitetura, no dia 02/08/ 2012, e sim uma possível reunião entre associados e não associados, à qual a Diretoria  não comparecerá, nem asumirá qualquer responsabilidade sobre a decisões que porventura venha a tomar.
 
Salvador, 02 de agosto de 2012

Com 74,0 % dos votos, base do Proifes aprova proposta do governo

Durante cinco dias, participaram da consulta eletrônica plebiscitária, realizada pelo Proifes Federação, professores da base e de outras instituições, em um total de 43 unidades, entre universidades e institutos federais do país. Do total dos 5.222 votos, 74,0% aprovaram a proposta do governo, apresentada no último dia 24 de julho. Parados há 65 dias, 77,2% dos professores da base da Apub Sindicato também disseram sim à aceitação da proposta.
 
Com o resultado, a Federação assinará o acordo, que deve ocorrer nesta quinta-feira (02/08), em Brasília. Outro fator que leva a entidade a agilizar a assinatura do documento é que o prazo para que o governo envie Projeto de Lei ao Congresso Nacional termina no próximo dia 31. Se a categoria perder a data, não haverá reajuste em 2013 e todos os avanços da negociação podem ser desconsiderados.
 
Após a assinatura do acordo, representantes dos docentes vão discutir os rumos da greve. Os da Bahia se reúnem em assembleia, na terça-feira (07/08), a partir das 14h30.
 
 
PROPOSTA
Na rodada de negociação ocorrida nesta quarta-feira (01/08), sentados à mesa com os representantes dos ministérios do Planejamento e da Educação, a Andes e o Sinasef rejeitaram a proposta e afirmaram que continuam em greve. A Andes afirmou ainda que a entidade estava ali para negociar, desde que o Governo adotasse a lógica e a pauta deles.
 
O Proifes aceita a proposta, pois, contemplou os 15 itens da pauta construída pelas entidades filiadas,  Entre os avanços estão a garantia de que nenhum professor recebesse um reajuste inferior a 25%. Para atender a demanda, o governo teve que ampliar os recursos de 3,92 para 4,2bilhões. Os Ministérios da Educação e do Planejamento retiraram os pontos que feriam a autonomia universitária, anteciparam para março o pagamento dos reajustes anuais, e retiram as barreiras para progressão no Magistério Superior e no Ensino Básico, Técnico, e Tecnológico.
 
Em reunião nesta quinta (02/08), o secretário das Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, ratificou que esta proposta é final e que não há mais como avançar na negociação. Ele informou ainda que o governo vai encaminhar assinatura do acordo. O próximo passo é elaborar o texto do Projeto de Lei que será encaminhado ao Congresso Nacional, para tramitação e execução em 2013.
 
Nesta reunião o governo anunciou a abertura das negociações com os técnicos administrativos, posição defendida pelo Proifes e APUB Sindicato desde o inicio das negociações.
 
Vaja mais no www.apub.org.br
 


APUB – SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

Rua Padre Feijó, 49 – Canela, Salvador-Bahia, CEP 40110-170

Tel.: 71 3235-7433 Fax: 71 3235-7286 www.apub.org.br ap...@apub.org.br

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 
 


cabecalho%20APUB%20NOTICIAS%20juntos%20somos%20mais%20fortes[3].jpg
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages