Informativo APUB SINDICATO - 21/12/2012 para aprovação

0 views
Skip to first unread message

APUB SINDICATO

unread,
Dec 21, 2012, 2:02:58 PM12/21/12
to apu...@listas.ufba.br, noticias-da-a...@googlegroups.com
 
CABECALHO INFORMATIVO SEMANAL 2012 2014 7

           21/12/2012

 

cartao nata e ano novo

Senado aprova reajuste dos salários de professores da rede federal de ensino

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (18), Projeto de Lei da Câmara dos Deputados que reestrutura o plano de carreira e cargos do magistério federal, estabelecendo novas regras de ingresso, requisitos para desenvolvimento e remuneração. São beneficiados pela proposta os profissionais da educação básica, superior, profissionalizante e tecnológica da rede federal de ensino, inclusive os dos ex-territórios e os das escolas vinculadas ao Ministério da Defesa, como os colégios militares.

O Projeto foi resultado de um extenso processo negocial entre entidades representativas dos professores e governo. O PROIFES foi a única entidade que avançou no diálogo e conseguiu um acordo com o Ministério do Planejamento que elevará os salários dos docentes aos maiores patamares em duas décadas. O acordo foi o melhor dentre todos os outros firmando pelos servidores públicos em 2012. Leia mais...

A Apub promove debate sobre carreira docente

A Apub sindicato realizará Mesa Redonda para analisar as implicações relativas a Carreira Docente do Magistério Superior, decorrentes do Projeto de Lei (PL 4368/12)  ora em tramitação no Congresso Nacional. Foram convidados o PROIFES-Federação, a Sociedade Brasileira para o Progresso na Ciência - SBPC, a ANDES – Sindicato Nacional e a Relatora do Grupo de Trabalho Sobre o PL 4368/12 (Carreira) no CONSUNI – UFBA. A Mesa será no dia 15 de janeiro de 2013, às 16 horas, no Auditório I da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Endereço: Rua Caetano Moura, nº 121, Federação – Salvador).


A Apub participará do Fórum Nacional de Educação

A Apub participará da reunião do PROIFES-Federação, dias 11 e 12 de janeiro de 2013, em Brasília, onde serão debatidos as práticas educacionais e a organização das Conferências Municipal, Estadual e Nacional de Educação que serão realizadas em 2013 e 2014. A Apub Sindicato terá como representante o professor Penildon da Silva Filho (ICS/UFBA).

O Fórum Nacional de Educação – FNE é um espaço inédito de interlocução entre a sociedade civil e o Estado brasileiro, reivindicação histórica da comunidade educacional e fruto de deliberação da Conferência Nacional de Educação (CONAE - 2010).

O Fórum, de caráter permanente, foi instituído pela Portaria MEC  n.º 1.407, de 14 de dezembro de 2010, publicada no Diário Oficial da União de 16/12/2011, e tem como principal atribuição participar do processo de concepção, implementação e avaliação da política nacional de educação. Acesse o site do FNE


APUB contesta a última avaliação do MEC sobre cursos da UFBA e UFRB

A aplicação de sanções pelo MEC a alguns cursos em decorrência de uma avaliação negativa preliminar, que teve erros apontados, deve ser revista.

Esta é a nossa posição diante de notícias de que o MEC determinou que 6 cursos da UFBA e 1 da UFRB não podem ampliar a quantidade de vagas no vestibular de 2013 por terem recebido nota inferior a 3 (o máximo é 5) na avaliação. A correção dos erros na referida avaliação deve reparar, dentre outras coisas, a atribuição de nota zero ao corpo docente de um dos cursos ,  “esquecendo” que a grande maioria de seus professores possui doutorado, com ampla e qualificada produção acadêmica no ensino, na pesquisa e na extensão.

Anuncia-se que comissão de MEC virá, em janeiro, para avaliar as faculdades onde os cursos receberam notas inferiores a três. Devemos acompanhar seus trabalhos, cobrando critérios justos de avaliação e reconhecimento do trabalho dos professores.


CAE transfere decisão sobre Plano Nacional de Educação para 2013

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) adiou o exame do novo Plano Nacional da Educação (PNE), que agora só deverá ser retomado no ano que vem. A decisão ocorreu nesta terça-feira (17), a pedido do relator, senador José Pimentel (PT-CE). Ele esclareceu que mais de 30 novas emendas foram recebidas desde o dia anterior. Por isso, vai necessitar de mais tempo para avaliar as sugestões.

O novo PNE (PLC 103/2010) estava em pauta da semana passada, mas teve seu exame transferido em razão de pedido de vista coletiva depois da leitura do relatório de Pimentel. O relator manteve a meta para a ampliação progressiva dos investimentos em educação até que sejam atingidos 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Leia mais...

Nova Diretoria toma posse

No último dia 13, foi empossada a nova Diretoria da APUB, Gestão 2012-2014, presidida pela Profa. Claudia Miranda. A solenidade contou com a participação de inúmeros professores filiados ao sindicato, estudantes e servidores técnicos administrativos e algumas entidades locais e nacionais, como o PROIFES e APUBH.

Na presença significativa de professores diretamente vinculados às duas chapas que concorreram as eleições, a Presidente empossada ressaltou o momento rico e intenso vivido pela APUB nos últimos dias, destacando a importância do trabalho desses professores na mobilização da categoria, gerando um comparecimento maciço às urnas.  Dentre os desafios postos a atual gestão, a nova Presidente ressaltou como fundamental a unidade da categoria ,  reconhecendo as novas demandas do movimento docente, sem desprezar as conquistas históricas dos professores da Bahia.


Festa de confraternização dos professores

Depois de um longo período sem realizar eventos, a Apub Sindicato promoveu dia 14 de dezembro, festa de confraternização dos seus filiados(as).  A festa, com registro histórico de um público de quase quinhentas pessoas, entre professores e familiares, representou importante espaço de reencontro e de aproximação entre novos e antigos docentes. Junto ao congraçamento foi possível reconhecer o evento como uma oportunidade de ratificar o lugar da APUB como instituição capaz de reunir diversas e múltiplas correntes e grupos que representam a comunidade acadêmica.  

Veja as imagens da festa

APUB – SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA
Rua Padre Feijó, 49 – Canela CEP 40110-170 - Salvador - Bahia
Tel.:  (71) 3235-7433 
www.apub.org.br | ap...@apub.org.br

Caso não queira mais receber este informativo, acesse o link


--



--
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação
Apub Sindicato
CABECALHO%20INFORMATIVO%20SEMANAL%202012%202014%207[4].png
cartao%20nata%20e%20ano%20novo[7].png
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages