195 [SIROCO] Mer et Marine’ diz que o ‘Siroco’ já não virá mais para o Brasil este ano! SÓ O AUTORDA NOTA NÃO SABIA !

4 views
Skip to first unread message

NOTICIARIONAVAL

unread,
Dec 4, 2015, 9:55:51 AM12/4/15
to noticiarionaval







Posted by Roberto Lopes
Sirocoatracado

O “Siroco” amarrado ao cais do porto francês de Toulon

Por Roberto Lopes

Conforme a coluna INSIDER informou com exclusividade na última terça-feira (01.12) a compra do navio de desembarque-doca francês Siroco (L9012) pela Marinha do Brasil enfrenta sérios transtornos.

Reportagem de Jean-Louis Venne publicada nesta sexta-feira (04.12) no site de assuntos marítimos Mer et Marine – um dos mais importantes da França – anuncia: “O TCD Siroco não deixará a França antes de 2016” (http://www.meretmarine.com/fr/content/le-siroco-ne-quittera-pas-la-france-avant-2016).

Venne informa: apesar de uma tripulação brasileira ter chegado à França em setembro, e de ainda em outubro os brasileiros terem dado início aos treinamentos destinados a familiarizá-los com o barco, a Marinha ainda não assinou o contrato de compra da embarcação.

Dois meses atrás, a própria Marinha comunicou que o barco chegaria ao Brasil até o fim deste ano. Sob pavilhão brasileiro o navio será reclassificado como “navio doca multipropósito” e rebatizado com o nome Bahia.

Venne também noticia que há uma “avaliação técnica” pendente – suposta referência à dimensão dos reparos que a empresa francesa DCNS será autorizada a fazer no Siroco, a fim de que ele possa entrar em operação na Esquadra brasileira.

Silêncio – Essa situação vergonhosa ainda não mereceu do Centro de Comunicação Social da Marinha qualquer explicação.

Mas não é só a Marinha do Brasil que mantém silêncio absoluto sobre o assunto, o Ministério da Defesa também o ignora.

Nesta quinta-feira a Defesa se limita noticiar, alegremente, que, na próxima segunda (06.12), o titular da Pasta estará em Mato Grosso do Sul, para conhecer o Programa Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) – parte do seu interminável tour de conhecimento sobre o trabalho das Forças Armadas…

Aldocmilicos

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, assiste palestra sobre os meios de detecção e defesa antiaérea do Exército brasileiro

Ao que a coluna INSIDER pôde apurar, o Siroco continua nos planos da Marinha, mas há problemas para se alavancar, junto à área econômica do governo, os 350,8 milhões de Reais necessários à sua aquisição.

Ontem (quinta 3) e anteontem (quarta 2), o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, podia ser visto na televisão, emoldurando os pronunciamentos irados da presidenta Dilma Roussef contra o pedido de impeachment que terá que enfrentar. Enquanto isso, em Toulon, França, os militares brasileiros designados para o Siroco passam constrangimento…

A Marinha do Brasil deve soltar um comunicado ainda hoje sobre o caso. Ela precisará confirmar, ou negar, a notícia do Mer et Marine, e ainda informar se a marujada brasileira continuará em território francês, ou regressará ao Brasil.

BrazucasnoSirocoabremaisnitida

O “Siroco” em uma de suas travessias com tripulação brasileira

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages