Implante subglandular ou retroglandular?

432 views
Skip to first unread message

Simônides Bacelar

unread,
Oct 30, 2015, 12:50:52 AM10/30/15
to undisclosed-recipients

Em cirurgia plástica, por vezes, utilizam-se os termos submuscular e subglandular para determinar a localização dos implantes mamários. Há dúvidas se esses seriam os melhores nomes ou a utilização dos termos retromuscular ou retroglandular. Há também dúvidas sobre a  utilização do hífen (retro-muscular).  

 

O posicionamento anatômico do corpo humano é, de regra, referente ao corpo em pé, como aprendemos em Anatomia:

 

“A posição anatômica é uma convenção adotada em anatomia para descrever as posições espaciais dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano. Na posição anatômica, o corpo estudado deve ficar ereto (de pé), calcanhares unidos, com os olhos voltados para o horizonte, os pés também apontados para frente e perpendiculares ao restante do corpo, braços estendidos e aplicados ao tronco e com as palmas das mãos voltadas para frente (os dedos estendidos e unidos). Deve-se notar que não é a posição normal dos braços, que normalmente ficariam em torção mais ou menos medial (com as palmas voltadas para o corpo, em pronação)”.

(Fonte:  http://www.simonsen.br/its/pdf/apostilas/base-tecnica/1/anatomia-e-fisiologia-jeronimo-1-ano-1-capitulo.pdf).

 

A posição anatômica é uma convenção adotada em anatomia para descrever as posições espaciais dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano. Na posição anatômica, o corpo estudado deve ficar na posição ereta (de pé, posição ortostática ou bípede),com a face voltada para frente e o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, paralelos ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés(artelhos) voltados para frente

 

D'ANGELO, V.G.; FATTINI, C.A. Anatomia básica dos sistemas orgânicos, p. 9 posição de descrição anatômica,

 

Na posição anatômica, o indivíduo é considerado ereto (de pe, posição ereta ou ortostática), com a face e o olhar fixo dirigido horizontalmente voltados para a frente; com os membros superiores, adjacentes ao corpo, de cada lado do tronco, pendentes naturalmente, com os antebraços em supinação e as palmas voltadas para a frente com os dedos justapostos; os pés juntos com as pontas dos dedos dirigidos para diante.

 

DI DIO, Liberato.J. A. Tratado de Anatomia aplicada. São Paulo: Poluss, 1998. p. 71

 

 

 

Assim, com essa postura anatômica, dizemos posterior, anterior, inferior, superior, lateral, medial, direito, esquerdo em relação às estruturas´do organismo, bem como às lesões. Por essa lógica acadêmica, amplamente usada, diríamos implantação retromuscular, retroglandular e ainda posteromuscular e posteroglandular, embora esses dois últimos termos sejam raramente usados. Exemplos encontrados na literatura:

 

O implante retromuscular tem uma incidência menor de contratura capsular.

(Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, vol. 15, nº 3 - jul/ago/set de 2000)

 

Técnica circunferencial com implante retromuscular.

(http://boletim.med.br/boletim/artigos_ver.php?id=285)

 

Figura 4. Posição do implante mamário retroglandular.

(Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, vol. 25 nº 2 - abr/mai/jun de 2010)

 

No implante retroglandular, a prótese fica atrás das glândulas.

(http://www.aleitamento.com/amamentacao/conteudo.asp?cod=1751)

 

Entre sus características se incluyen las papilas ventrales o caudoventrales y poseer un esófago dividio en partes, anteromuscular y posteromuscular.

(Fonte: http://decs.bvs.br/cgi-bin/wxis1660.exe/decsserver/?IsisScript=../cgi-bin/decsserver/decsserver.xis&task=exact_term&previous_page=homepage&interface_language=e&search_language=e&search_exp=Espir%FAridos)

 

Debe mostrar el pezón de perfil, el tejido medio, la grasa postero-glandular y el músculo pectoral (Rev Senología Patol Mam, 2006; 19 (3): 111).

 

Em português, todos esses nomes são escritos sem hífen, como está indicado no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (2009), obra oficialmente elaborada pela Academia Brasileira de Letras e publicada com sua chancela por ordem da lei federal n. 5.765.

 

Para ser subglandular ou submuscular, teríamos de considerar uma posição cirúrgica ou anatomocirúrgica padronizada com o corpo em posição recumbente ou horizontal. Os conceitos anatômicos mudariam muito: os membros superiores passariam a ser membros laterais, os rins seriam subperitoneais, não retroperitoneais; a traqueia estaria na região cervical superior caudal, não anteroinferior do pescoço e a face estaria na região superior da cabeça. A situação seria muito confusa.

 

Compreende-se perfeitamente o que seja implante subglandular ou submuscular de prótese mamária. Mas notórios autores sobre língua ou linguagem médica recomendam que os termos científicos sejam precisos para que seja interpretados de forma única sem distorções nem equívocos. “A ciência lida com conceitos, isto é, termos simbólicos que sintetizam coisas e fenômenos perceptíveis da natureza, do mundo psíquico do ser humano ou da sociedade de forma direta ou indireta. Para esclarecer o fato ou o fenômeno investigado e ter possibilidade de comunicá-lo de forma não ambígua é necessário defini-lo com precisão” (Maria de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. Fundamentos de metodologia científica. 2010, p 208). Para o homem de ciência, para o homem de laboratório, tão exato e preciso deve ser o raciocínio quanto exata e precisa a expressão falada ou escrita em que ele se exterioriza; o descuidado, o confuso e o impróprio significam certamente o desconcerto e a confusão do pensamento (Clifford Allbutt, apud Plácido Barbosa, Dic. de terminologia médica portugueza, p. 6, 1917).

 

 

Simônides Bacelar

Brasília, DF 

 
 
Animações GRATUITAS para seu e-mail por IncrediMail! Clique aqui!


Avast logo

Este email foi escaneado pelo Avast antivírus.
www.avast.com


pt.gif
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages