Sobre o uso de entre

86 views
Skip to first unread message

Simônides Bacelar

unread,
Jul 26, 2015, 10:12:31 AM7/26/15
to undisclosed...@smtps.uol.com.br
 

Sobre o uso de entre

Na literatura médica, são comuns construções como:

Os doentes estudados tinham entre 2 e 10 anos de idade.

O tratamento foi realizado entre os anos 2000 e 2005.

Os pacien-tes foram atendidos entre janeiro e outubro.

Doentes com idade variando entre 9 meses e 10 anos.

Entre é preposição, cujo sentido é discutível naqueles usos: ora exclui, ora inclui os limites dos valores mencionados. Assim, entre 2 e 10 anos se compreende em rigor e lógica os anos 3 a 9 anos, mas também significa todos os anos, de 2 a 10. O uso de entre com valor de tudo existe, mas é imperfeito, pois implica ambiguidade e inexatidão. Entre significa, em rigor, posição intermediária (D. P. Cegalla, Dicionário de dificuldades da língua portuguesa, 2007) ou no interior de algo em que se dão os limites.

Do latim, inter, entre, no meio de, em meio de dois ou mais, frequente no português arcaico (século XIII) e dialetal como ontre e antre, composto da preposição e prefixo latino in, em, a, sobre, superposição, aproximação, introdução, transformação, mais o sufixo latino -ter-, um de dois; como elemento estruturador, precede um determinante e o relaciona a um determinado, para indicar situação entre dois limites definidos, marcando, por extensão, entre os elementos interrelacionados, as noções de interioridade e proximidade (Houaiss, 2009).

Por essas razões, em lugar de “Pacientes estudados tinham idade entre 2 e 10 anos”, diz-se com mais clareza: Pacientes estudados com idades de dois a dez anos. Em vez de “Os pacientes foram atendidos entre janeiro e outubro”, diz-se: Os pacientes foram atendidos no período de janeiro a outubro.

Na expressão “O tratamento foi realizado entre os anos 2000 e 2005” poderia o tratamento ter ocorrido em qualquer tempo entre esses dois anos citados, mas vai ficar bem explicado se a construção for: O tratamento foi realizado no período de 2000 a 2005. Na expressão “com idade variando entre 9 meses e 10 anos”, há prolixidade. Pode-se dizer apenas: de 9 meses a 10 anos de idade. Como opção para evitar esse desprimor de significação, podem-se usar as partículas desde...a  ou de... a. Como exemplo, quando se diz de 2 a 10 anos, o enuncia-do fica exato e claro, sem outra possibilidade de interpreta-ção. No exemplo entre a terceira e a quinta década de vida, pode-se referir apenas à quarta década. É possível dizer com mais precisão: Foram avaliados pacientes da terceira à quinta década de vida.

Entre é um termo muito usado em textos médicos no sentido de tudo com inclusão dos valores limítrofes, o que torna amplamente aceito e correto esse uso como ocorrência da língua. No entanto, por haver o sentido concorrente de exclusão dos valores limítrofes, configura ambiguidade, um evento questionável em textos científicos.

As particularidades conferem mais exatidão ao enunciado, o que é mais conforme aos preceitos da redação científica e, sobretudo, acrescentam uma proposição à lógica ao aperfeiçoamento relacionados à técnica redacional em ciência.

Simônides Bacelar

 Só é mais dispendioso que o custo da saúde o que se gasta com a doença (Presidente Castelo Branco).




Este email foi escaneado pelo Avast antivírus.
www.avast.com


girl_pt.gif
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages