Sobre a partir de

5 views
Skip to first unread message

Simônides Bacelar

unread,
Nov 9, 2015, 8:26:54 PM11/9/15
to undisclosed...@smtps.uol.com.br

Sobre a partir de

A partir de indica essencialmente um começo, um marco de partida.

Assente isso, respeitáveis gramáticos receiam aceitar esse sentido em referência a relevantes e complexos contextos e reduzir importantes núcleos do saber humano a um mero ponto de partida. É oportuno acrescentar que, em muitos casos, há uma base, um fundamento a considerar como conteúdos básicos que originam condutas ou procedimentos de alto valor científico ou social, como ocorre nas seguintes construções: Respeitar as regras a partir das leis. Fazer acordo a partir do que foi combinado. Pesquisa a partir de um questionário.

Nesses casos, é mais adequado usar expressões como com base em e baseado em, tendo por base, com fulcro em, tomando-se por base, valendo-se de, fundamentado em, com fundamentação em, desde, por meio de.

Tem-se dispersado impropriamente tal locução para anunciar o início de eventos: As aulas (ou cursos, férias, inscrições) começarão a partir do dia 1º. Mas o início evidentemente não continuará nos outros dias.

Existem também casos de redundância pelo uso de a partir de em expressões como “começar a partir de”, “iniciar a partir de”, “entrar em vigor a partir de”, “a partir do início”, já que só se inicia ou começa ou entra em vigor a partir de; além disso a partir de equivale a iniciar, começar. É como se dissesse “começa a começar” (Arnaldo Niskier, Na Ponta da Língua, 2001, p. 47). Na frase “A quimioterapia será iniciada a partir do dia 2”, há um descuido nesse sentido. Diz-se: A quimioterapia será realizada a partir do dia 2. É redundância escrever “A partir de hoje, a Universidade começa o programa de aulas.” É bastante dizer: A Universidade começa hoje o programa de aulas. Importa observar que a partir de indica também continuidade no tempo e no espaço, aponta tempo presente ou futuro: A radioterapia será feita a partir do dia 2.

A expressão refere-se mais ao que vai acontecer do que ao já ocorrido. É contraditório usar a partir de em referência a fatos passados, como nestes exemplos: “Foi internado a partir de ontem”. “As dores existem a partir da semana passada”. De ou desde são os termos mais apropriados como sucedâneos nesses casos. Sexo, idade, peso e diagnóstico na ocasião de  foram coletados a partir do (do) prontuário médico. Em lugar de “Paciente internado a partir do mês passado”, usa-se “Paciente internado desde o mês passado”. No entanto, pode ser usada em casos lógicos: A Cirurgia progrediu muito a partir da descoberta dos anestésicos.

Muitas formas substitutas podem ser utilizadas: produzir gás carbônico a partir de (pelo) tecido necrótico. Fazer dieta a partir das (melhor: evitando ou à base de) gorduras, confirmar o diagnóstico a partir do (melhor: pelo) teste de glicose. Os dados foram obtidos a partir das  (por meio de) entrevista realizadas. O tratamento é preconizado a partir de (em) adultos. Amostras obtidas a partir de (da) preparação citológica. O leite materno pode ter resíduos de metais pesados, pois são secretados a partir do sangue pelas glândulas mamárias (são secretados pelas glândulas mamárias, que recebem do sangue tais elementos) Micronúcleos são estruturas que surgem a partir de (dos) fragmentos cromossômicos. Infecções a partir da (desde a) uretra até o rim. Conjecturas feitas a partir dos (baseadas, embasadas ou fundamentadas nos) resultados obtidos. Divertículo é uma evaginação a partir da (na) parede de um órgão oco. Os ratos foram realimentados a partir do (após o) desmame. Colônia fundada a partir de (com) 50 insetos. Os vegetais também sintetizam a vitamina a partir do ergosterol (Do ergosterol, os vegetais sintetizam a vitamina D).

Trata-se de redundância expressar “em diante” depois de a partir de. Ex.: A partir das oito horas em diante. Nesse caso, deve-se elidir uma das expressões: A partir das oito horas. Ou: das oito horas em diante.

Existem outros pareceres referentes ao tema.

É preferencial esquivar-se do emprego de a partir de não relacionado a tempo, espaço (Martins Filho, Manual de Redação e Estilo..., 1997) e lugar (Sérgio Duarte da Silva. O Português do Dia-a-Dia,  2004).

Deve-se usar tão-só a partir de ou começar, ou iniciar ou entrar em vigor (Dad Squarisi, Correio Braziliense, Dicas da Dad. 26 mar 2001, p. 10).

É expressão dispensável quando indica ação definida no tempo (Adílson Cruz, Mallu Lumsden. Português.com: Suas Dúvidas Gramaticais Têm Resposta, 2014).

É errôneo escrever “à partir de” com sinal de crase do a.

É sadio selecionar usos apropriados ou termos equivalentes sem multiplicar os sentidos por extensão ou figurativo das palavras, como eventos que possam levá-las a situações muito diferentes e, por vezes, antagônicas quanto a sua acepção própria – a que é difusamente entendida. A partir de é termo extremamente usado e é lícito seu emprego pelo hábito de usá-lo. Nesse caso, é necessário conhecê-lo bem, inclusive em seus aspectos que possam desfavorecer as normas gramaticais, em particular,  no campo formal.  

Simônides Bacelar

Brasília, DF

 
 



Avast logo

Este email foi escaneado pelo Avast antivírus.
www.avast.com


girl_pt.gif
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages