Pilares de sustentação

249 views
Skip to first unread message

Simônides Bacelar

unread,
Aug 23, 2015, 7:38:13 AM8/23/15
to Erica Valente

Pilares de sustentação.

 

Construção pleonástica, já que os pilares são usados para sustentar alguma estrutura geralmente em uma construção.

 

O Cândido de Figueiredo Grande Dicionário da Língua Portuguesa, 1996, traz o substantivo pilar, em sentido próprio, como “simples coluna que sustenta uma construção qualquer”.

 

No Grande Dicionário Etimológico Prosódico da Língua Portuguesa,  de Silveira Bueno, 1966, registra-se pilar, substantivo masculino, como coluna de pedra ou de alvenaria que serve de sustentáculo  a uma parede superior, a um soalho, lage ou simplesmente a uma parede; do latim pila (coluna) e o sufixo ar.

 

Basta dizer, por exemplo: O médico é um dos pilares da assistência ao paciente.

 

Pode-se substituir por alicerce, amparo, apoio, arrimo, base, coluna, defensor, esteio, patrono, pilastra, protetor, sustentação, sustentáculo, suporte e equivalentes.

 

Por extensão ou figuração existe o uso de pilar como sobrenome em homenagem à Nossa Senhora do Pilar, estrutura em que a Virgem apareceu diante do apóstolo Santiago, nome da Serra do Pilar em Portugal, como cidade e município no estado de Alagoas e de outra em São Paulo (Pilar do Sul). Também em anatomia: pilares do véu palatino.

 

Os pilares foram estruturas maciças, de alvenaria ou mesmo de madeira, com secção em quadrado ou circular, muito usadas no período medieval para sustentação de pontes e abóbadas de igrejas (Lello Universal, s.d.).

 

Não se há de indicar como erro o uso de “pilar de sustentação”, em consideração ao seu amplo uso na língua,  como se vê na web. Em casos de interesses em aprimoramentos retóricos, o uso apenas de pilar pode ser considerado.

 
Simônides Bacelar
Brasília, DF



Avast logo

Este email foi escaneado pelo Avast antivírus.
www.avast.com


butterfly_top.gif
butterfly_bottom.gif
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages