Problemas com Wikidot, mudança para Tainacan, etc.: sobre o futuro da nossa biblioteca

94 views
Skip to first unread message

Biblioteca Digital Curt Nimuendaju

unread,
May 31, 2022, 8:45:15 PM5/31/22
to nimue...@googlegroups.com, etnolin...@googlegroups.com, GTINDIOSNAHISTORIA
Prezados,

Leitores mais assíduos da Biblioteca Digital Curt Nimuendajú devem ter notado que, durante uns cinco dias (19 a 25 de maio), nosso website esteve inacessível pela primeira vez (em tal escala) em sua década e meia de existência. É que o Wikidot, a plataforma em que se baseia o site, foi aparentemente hackeado. O acesso foi finalmente restaurado há uma semana (25 de maio).

Muito antes deste incidente, já vínhamos planejando a transferência da Biblioteca para uma plataforma mais confiável, com vistas a garantir a estabilidade, permanência e acessibilidade de nossos recursos a longo prazo. O desenvolvimento da plataforma Wikidot, que tão bem serviu à criação, construção e consolidação de nosso projeto, vem se estagnando paulatinamente. "Bugs" vêm se acumulando e os responsáveis pela "wiki farm" se mostram cada vez menos receptivos, dedicados ou acessíveis. Uma pena.

O plano consiste em migrar a Biblioteca Digital Curt Nimuendajú para o Tainacan. Trata-se de uma plataforma de repositório desenvolvida pelo Laboratório de Inteligência de Redes da Universidade de Brasília, com apoio da Universidade Federal de Goiás, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e do Instituto Brasileiro de Museus. O Tainacan funciona como um plug-in do Wordpress, o gerenciador de conteúdos mais popular do mundo. (*)

Várias instituições, brasileiras e estrangeiras, vêm usando o Tainacan para disponibilizar seus acervos on-line:

https://tainacan.org/

O desafio é garantir uma migração perfeitamente integrada, sem lacunas, que evite interrupções nos serviços da Biblioteca, inconsistências ou ruptura de links. Como a Biblioteca é mantida integralmente por uma pequena equipe de voluntários, o processo de migração levará tempo. A participação de novos voluntários (especialmente aqueles que já tenham familiaridade com o Wordpress e o Tainacan) seria, como sempre, muito bem vinda. Interessados em contribuir (e que sejam particularmente comprometidos com a democratização do conhecimento na América Latina a partir de uma visão anti-colonial) podem escrever-nos através do formulário de contato:

https://tiny.one/equipe

Enquanto isso, a Biblioteca seguirá disponível a todos (e constantemente ampliada) em sua velha morada:

http://www.etnolinguistica.org

Atenciosamente,

Eduardo R. Ribeiro & Renato Nicolai
administradores, Biblioteca Digital Curt Nimuendajú

(*) A propósito, uma coincidência poética: Tainacan é uma palavra de origem Karajá que significa 'estrela grande', nome da Estrela D'Alva (Vênus) e do personagem responsável pela introdução da agricultura (https://tiny.one/tainacan) entre os Iny. É também, em sua versão na fala feminina, o nome do Núcleo de Formação Superior Indígena Takinahakỹ da UFG, ao qual se dedicam com afinco tantos amigos queridos, indígenas e tori.

-----
Divulgue nossos recursos nas redes sociais:
https://linktr.ee/nimuendaju
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages