[NHibernate] Comportamento estranho Stored Procedure

Rui Santos

to nh...@googlegroups.com
No decurso das experiências com NHibernate deparei-me com um comportamento no mínimo estranho.

Contextualizando o problema. Necessitava de agregar informação de várias tabelas e fazer algumas transformações entre as quais o equivalente a uma pivot table do excel.Pareceu-me que o mais eficiente para este caso seria uma Stored Procedure.
Por isso criei uma classe e um mapeamento hbm (sem tabela física associada), e uma named query para popular a classe com os dados vindos da sp. Até aqui tudo bem.

O problema vem a seguir, quando a sp retorna os dados e faz o transaction.commit tenta também fazer update aos dados na tabela. Como a classe não tem nenhuma tabela física associada, dá erro.

  ICollection<Data> data = null;
  using (ISession session = NHelper.OpenSession())
  {
     using (ITransaction transaction = session.BeginTransaction())
                {
                    data = session.GetNamedQuery("SP")
                        .SetInt32(0, valor).List<Data>();
                    transaction.Commit();
       }
   }
   return data;

A primeira questão que se põe é, porque motivo tenta fazer update na bd, quando faz o transaction.commit?

No entanto se tirar a transaction já não tenta fazer o update.
Portanto a segunda pergunta é como é que o transaction do nhibernate funciona, para provocar este comportamento?

[...]

Pedro Sousa

to nh...@googlegroups.com
Já tive um problema análogo de Updates em Reads.

Esta página explica bem o problema que eu tive, mas não sei se se aplica ao teu caso (visto ser um SP com uma named query).

Seja como for aqui fica a referência, e pode ser que ajude:

2010/8/30 Rui Santos <san...@gmail.com>

--
Pedro Sousa

Ricardo Peres

to NHibernate Portugal
Rui,

Manda as classes e o mapeamento, sff.
Parece um problema de ghost properties: a ISession pensa que o objecto
foi modificado.
Podes confirmar isso com session.IsDirty() e com o método seguinte:

public static Boolean IsDirtyEntity(this ISession session, Object
entity)
{
if (session == null)
{
throw new ArgumentNullException("session");
}

String className =
NHibernateProxyHelper.GuessClass(entity).FullName;
ISessionImplementor sessionImpl =
session.GetSessionImplementation();
IEntityPersister persister =
sessionImpl.Factory.GetEntityPersister(className);
EntityEntry oldEntry =
sessionImpl.PersistenceContext.GetEntry(sessionImpl.PersistenceContext.Unproxy(entity));
Object [] oldState = oldEntry.LoadedState;
Object [] currentState = persister.GetPropertyValues(entity,
sessionImpl.EntityMode);
Int32 [] dirtyProps = persister.FindDirty(currentState, oldState,
entity, sessionImpl);

return (dirtyProps != null);
}

On Aug 30, 7:47 pm, Pedro Sousa <pedro.sou...@gmail.com> wrote:
> [...]
> teu caso (visto ser um SP com uma named query).
>
> Seja como for aqui fica a referência, e pode ser que ajude:

Rui Santos

to nh...@googlegroups.com
Muito obrigado,

Infelizmente não me é possível enviar as classes e mapeamento por imposições de segurança da empresa.
No entanto, efectivamente a classe estava "Dirty" e o problema tem a ver com a diferença entre os campos que são nullable na base de dados e na classe NHibernate. Nada que não fosse resolvido com o '?' maravilha.

Mais uma vez obrigado pela vossa preciosa ajuda.