Tutorial sobre NH 3.2 para iniciantes

Patrício dos Santos

to NHibernate Portugal
Prezados,

Tenho alguns ebooks sobre o NH mas para versões anteriores.. e tenho
encontrado várias diferenças entre os exemplos apresentados e a versão
actual... dificultando assim assim o meu processo de aprendizagem.

Por isso venho por meio desta, pedir-vos dicas... sobre onde encontrar
bons artigos/tutorias sobre como utilizar o NH 3.2

Obrigado pela atenção

cumps
PS

Ricardo Peres

to NHibernate Portugal
Olá, Patrício!

Vieste ter ao sítio certo, apesar de termos tido pouca actividade!
Eu tenho publicado um conjunto de posts sobre o NHibernate, em
português (http://pontonetpt.org/blogs/ricardoperes) e em inglês
"oficial" da comunidade NHibernate (http://groups.google.com/group/
nhusers) e o respectivo site (http://www.nhforge.org/).
Se tiveres dúvidas concretas, coloca-as aqui, haverá de certeza
pessoas que te possam ajudar.

Cumprimentos,

RP

On Oct 8, 1:07 pm, Patrício dos Santos <patriciosanto...@gmail.com>

Patrício dos Santos

to nh...@googlegroups.com
Dúvida concreta é exactamente onde começar... estava a ler alguns ebooks... e tutorias encontradas na net... uns sugeriam a utilização do fluent-nhibernate...
e hoje vi algo que dizia que na versão 3.2 não é necessário a utilização dos arquivos hbm.xml para o mapeamento..

e isso atrapalha o meu processo de aprendizagem..

começo por perguntar, é realmente necessário a utilização do fluent-nhibernate?

onde começo para criar uma aplicação básica do tipo CRUD utilizando o C# + nhibernate?

grato pela atenção

Cumps
PS

Ricardo Peres

to NHibernate Portugal
No NHibernate 3.x tens várias formas de mapear as tuas entidades para
as tabelas da base de dados.
Existe, desde o início, o mapeamento baseado em ficheiros XML
(.hbm.xml); esta é a forma mais poderosa, permite fazer tudo. Existe
também uma outra forma, NHibernate Attributes (http://sourceforge.net/
projects/nhcontrib/files/NHibernate.Mapping.Attributes), que permite
que se apliquem atributos às classes para efectuar o mapeamento, sem
qualquer ficheiro adicional. Finalmente, no NHibernate 3.2 surgiu o
mapeamento por código, concepualmente semelhante ao Fluent NHibernate,
mas, ao contrário deste, permite também praticamente tudo o que o
NHibernate permite.
A vantagem, quanto a mim, do Fluent NHibernate, está num API mais
bonito, e nos mapeamentos automáticos, embora o mapeamento por código
nativo também faça algo parecido. Por outro lado, o futuro do Fluent
NHibernate é uma incógnita (ver o blog do James Gregory).
Se quiseres ver um exemplo, tens o que vem incluído com o código fonte
do NHibernate, feito pela comunidade, uma aplicação web:
https://github.com/nhibernate/nhibernate-core/tree/master/src/NHibernate.Example.Web.
Sugiro que faças as tuas experiências, e, se tiveres problemas,
pergunta à vontade!

RP

On Oct 8, 3:20 pm, Patrício dos Santos <patriciosanto...@gmail.com>
wrote:
> [...]
> fluent-nhibernate?
>
> onde começo para criar uma aplicação básica do tipo CRUD utilizando o C# +

Bruno Lopes

to nh...@googlegroups.com
Se quiseres, eu escrevi dois artigos para a Portugal a Programar sobre NHibernate. Uso fluent-nhibernate e 3.1 porque era o conjunto com que estou mais familiarizado e que tenho usado. Julgo que para 3.2 a diferença não seja significativa.

O primeiro artigo é um "do 0", e ajuda-te nos mapeamentos fluentes e automáticos, queries e afins. A parte de mapeamento é válida apenas para fluent-nhibernate, mas o resto é aplicável a qualquer forma de mapear.
O segundo artigo olha para como melhorar a performance das aplicações.
Primeiro artigo está nesta ediçao: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php/topic,58693.0.html
Segundo está nesta: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php/topic,59859.0.html

O feedback que tenho tido é positivo, e o primeiro artigo foi feito a pensar nos casos de pessoas que nunca usaram NHibernate.
Espero que ajude.

Patrício dos Santos

to nh...@googlegroups.com
Obrigado a todos

já tenho as duas últimas edições da revista programar (alias, tenho todas edições :-) ) vou utilizar a versão versão 3.1 para poder acompanhar os seus exemplos... qualquer dúvida, lanço

obrigado pela atenção

Atentamente
PS