Architecture Patterns

Pedro Rui Silva

to NHibernate Portugal
Ola a todos,

Depois de ver estes posts:
http://ayende.com/Blog/archive/2011/03/17/architecting-in-the-pit-of-doom-the-evils-of-the.aspx
http://ayende.com/Blog/archive/2009/04/17/repository-is-the-new-singleton.aspx

Lembrei-me de perguntar, como costumam usar o NHibernate. Eu
pessoalmente tenho vindo a usar o repository pattern, ainda que
ultimamente para queries não o tenha usado.
Acho que o repository ainda serve para encapsular alguma logica a
nivel de como gravar objectos e garantir que todas as dependências
estão satisfeitas. O exemplo clássico e gravar uma encomenda,
geralmente não e só gravar a encomenda e as linhas, muitas vezes
implica um update em outros objetos por exemplo ou cálculos
adicionais.
Qual a vossa experiência e opiniões?

Abraço,
Pedro

Ricardo Peres

to NHibernate Portugal
Ena, 100 posts! Parabéns, NHibernate Portugal! ;-)

No meu caso, uso directamente a ISession. Implementei, por
brincadeira, um repositório genérico abstracto, com implementações em
LINQ to SQL, Entity Framework, NHibernate, WCF Data Services e outras,
mas, só considero usá-lo num cenário em que queira abstrair o O/RM
provider, o que não tem sido necessário.
Apesar disso, acho que o Repository em conjunto com o Specification
permite código muito elegante.

RP