--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "NHibernate-Br" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para nhibernate-b...@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para nhiber...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/nhibernate-br.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
--
--
André Silva Rodrigues
--
--
André Silva Rodrigues
É uma discussão que não leva a lugar nenhum na verdade.
Estude as duas e dê aulas das duas. Se alguma faculdade não autorizar você a dar aulas de c# dê aulas optativas ou extracurriculares.
Digo isso porque o conhecimento adquirido em uma pode muito bem contribuir para o uso da outra.
Além disso a maneira de uso e configuração do nhibernate e do hibernate é quase igual nas duas plataformas, com a diferença de o hibernate não suportar linq queries porque o java não tem isso.
Map by code também é feature nova do nh.
Quanto à performance nunca fiz um comparativo entre os dois, por isso recomendo que você faça um benchmark sem preconceitos.
O que eu posso dizer é que você terá problemas de performance se configurar seus mapeamentos ou consultas da forma errada. Além disso todo opf ou o/rm é mais lento do que queries diretas, mas você ganha em performance e custo dos seus programadores. Outro fator que contribui com a aparente lentidão dos opf é que eles usam bastante reflexão para a geração de proxies dinâmicos e serializacao de objetos. Mas isso é um mal necessário e um investimento que se paga. Vale a pena.
--
André Silva Rodrigues
Bem lembrado. Todos os livros dos nossos gurus, Fowler, GOF etc tem exemplos em Java. Embora eu me considere um analfabeto em Java eu entendo os exemplos e acredito que não teria dificuldade em começar, de repente, a trabalhar com Java. Precisaria de um tempo para conhecer o ambiente e os frameworks mas é coisa que você aprende fazendo.
Com relação às aulas, no curso que fiz na ete tive aulas obrigatórias de 4 linguagens, c, vb, clipper e delphi.
Na faculdade tive aulas obrigatórias de c e pascal e optativas de cobol, delphi, javascript, e java (java eu abandonei no começo por motivos pessoais ) . Hoje eu sei que leciona-se c# lá também. Alguns dos professores dão aulas de 4 ou 5 linguagens. Por isso não vejo porque optar entre uma e outra. Se for um projeto para uma empresa tudo bem você ter que escolher. Agora para dar aulas, escolha uma, domine, lecione por um ano e depois tente a outra.
Geralmente é assim. Se ensina lógica de programação com portugol passando para programação estruturada com pascal ou c para só depois se ensinar programação orientada a objetos.
Há cursos que ensinam lógica de programação e passam direto para poo. Isso é possível e forma bons programadores mas o método de ensino é outro e há nesse caso a necessidade de professores mais acostumados com esse método e mais praticantes de poo.