Qual a melhor maneira de realizar mapeamento com Nhibernate?

fopprado

to nhiber...@googlegroups.com
Desculpe esta pergunta leiga, mas estou iniciando com NHibernate.
Como iniciante achei mais simples o Fluent em relação aos arquivos xml, mas pelo que pesquisei o Fluent está descontinuado.
Tem algum tipo de mapeamento parecido com o Fluent e com exemplos? Ou dá para continuar usando o Fluent?

vitor rubio

to nhibernate-br

Desde a versão 3 o nh vem com o map by code, uma espécie de fluent embutido.  É meio diferente do fluent e pouco documentado. Procure um blog chamado anotherdev, lá tem a melhor documentação do map by code que eu ja vi, com exemplos e comparativos entre ele o fluent e o xml. É uma série de 20 posts.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "NHibernate-Br" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para nhibernate-b...@googlegroups.com.

Henrylle Gmail

to nhiber...@googlegroups.com

Vai para o EF.

fopprado

to nhiber...@googlegroups.com
O problema do EF é que ele é simples para o SQL Server, para os demais bancos é tudo mais complexo.

fopprado

to nhiber...@googlegroups.com
Mas ainda dá para usar o Fluent?

Edno Silva

Fernando

to nhiber...@googlegroups.com
Teria algum motivo em especial pro pessoal do nhibernate não liberar uma documentação decente igual do Fluent?

O problema de usar o Fluent, no meu ponto de vista, é somente ser liberadas novas versões com correções de bugs.. Novas funcionalidades, nem pensar.

[]s

João Paulo Rezende da Silva

to nhiber...@googlegroups.com
Recomendo o NHibernate, mais tempo de casa no mundo ORM para plataforma .Net.
Estou usando mapping by code em um projeto e amando. Muito bacana...

Abraços

vitor rubio

to nhibernate-br

Eu também estou usando map by code e achando uma maravilha.  E tem um monte de features que eu n v ainda.

Não tem muito o que o fluent evoluir também.  O sistema de mapeamento só faz isso:  mapeia. A grosso modo é  como uma tabela de - para.  Tem recursos para automatizar certas partes do mapeamento mas não passam de definições de convenções de nomenclatura sufixos prefixos etc. Uma fez que a ferramenta já faça tudo isso não tem muito pra onde ir.

Agora uma dica que eu te dou.  Se o banco de dados não for seu, já estiver pronto de outra aplicação legada e for mssql server use o EF.
É  mais fácil nesses casos de model first. Principalmente se a base for só para consulta.

O nh é meu preferido mas ele tem certas coisinhas que vão fazer você perder um tempo googlando.

Fabiano de Oliveira Prado

to nhiber...@googlegroups.com
Tem material bom sobre map by code?
Atenciosamente,

Fabiano.

A humildade é o sucesso dos fortes.

Ricardo Borges

to nhibernate-br

vitor rubio

to nhibernate-br

Esse é o blog que eu falei.  O melhor material disponível sobre map by code.

Felipe Oriani

to nhiber...@googlegroups.com
Utilizo o Fluent NHibernate e me atende bem!
______________________________________
Felipe B Oriani

Bruno D'Alessio

to nhiber...@googlegroups.com
Mapping by code
O Extract Method é seu amigo!

"Vocês riem de mim por ser diferente, eu rio de vocês por serem todos iguais..." (Bob Marley)

Bruno D'Alessio
Arquiteto de Software
(21) 99441-1214
GTALK: bruno...@gmail.com
SKYPE: brun...@hotmail.com (bcdalessio)

Renato Cantarino

to nhiber...@googlegroups.com
Fluent.

Att,
Renato Cantarino

Bruno D'Alessio

to nhiber...@googlegroups.com

Xml

Edno Silva

to nhiber...@googlegroups.com
Fluent.

Renato Cantarino

to nhiber...@googlegroups.com
eu acho custoso trabalhar com o xml.
será q e mais performático que o fluent?

Bruno D'Alessio

to nhiber...@googlegroups.com

Acho que não, mas vou pesquisar

vitor rubio

to nhibernate-br

O xml é traduzido para um mapa em memória.  O fluent é traduzido para o formato xml em memória que depois é convertido para o mapa que eu citei anteriormente.

O map by code escreve direto no mapa de memória.  Sem leitura de resources ou de arquivos.

No entanto a performance do mecanismo de mapeamento influencia apenas no momento de criação do sessionfactory que acontece uma única vez na execução da aplicação.

Renato Cantarino

to nhiber...@googlegroups.com
Singleton.