 MATRIZ SOLIDÁRIA Sempre no último domingo de dezembro, antes do Natal, acontece o "Matriz Solidária". O "Matriz Solidária" é um evento realizado desde o início da Casa Cultural Matriz, para a arrecadação de alimentos e brinquedos que são destinados à entidades de assistência à crianças carentes, em Belo Horizonte. Todas as doações arrecadadas no evento serão entregues às seguintes entidades: Creche Dora Ribeiro (Bairro Providência), Creche Gilmara Iris (Bairro Novo Tupi), Creche Etelvina Caetano de Jesus (Bairro Primeiro de Maio) e Obras Educativas Jardim Felicidade (Bairro Jardim Felicidade).  | Espaço voltado às mais diversas manifestações da cultura alternativa, a Matriz sempre foi o principal palco, em Belo Horizonte, para cena autoral e independente. O projeto "Matriz Solidária", desde sua origem, em 2001, dá destaque à cena autoral de Belo Horizonte na sua programação.
MATRIZ SOLIDÁRIA 2016O "Matriz Solidária 2016", no dia 18 de dezembro, domingo, à partir das 13 horas, apresentará 15 bandas: Fake, Evil Matchers, Last Warning, Jota Quércia, Desejo Terrível, Fernando Mota,Dead Pixels, Green Morton, Montese, Miêtta, Lollipop Chinatown, Carmen Fem, For Bella Spanka, Radiotape e Pelos. Os Djs Vintage Violence, Conde Stradh e Vinícius Amaral comandarão as pick ups. ENTRADAS: $5 + 1 brinquedo ou 1 kg de alimento (não perecivel). |
CONHEÇA AS BANDAS | | | | |  PELOSA Pelos é uma dessas bandas essenciais para a compreensão do cenário rock de Belo Horizonte. Batizada originalmente de “Pelos de Cachorro”, a banda foi criada por jovens moradores do Aglomerado da Serra e ganhou espaço entre outros trabalhos importantes do cenário da capital. O trabalho, que agora segue novas direções, refletindo o universo musical diverso dos seus integrantes, começou inspirado na cena pós-punk dos anos 80. A banda faz rock do seu jeito, com a sua linguagem. Mesmo que carregue as referências iniciais em seu DNA, há muito mais identidade, fruto dos anos de estrada e diálogos realizados neste período. Pelos traz no currículo os EPs “Olho do Mundo” (2012), DVD “Pelos - Um Filme Ensaio” (2010), além do “Memorial dos Abismos” (2008) e apresenta agora o seu terceiro disco intitulado “Paraíso Perdido nos Bolsos”. (Release Por Roger Deff) | |  RADIOTAPENesses 10 anos de estrada a banda traz o disco "pequenas coisas me fazem feliz", lançado em 2008 e os eps "novo dia" (2014), "enquanto os outros dormem (2015) e seu mais novo trabalho "Luz" (2016), contendo 4 canções inéditas trazendo uma sonoridade com novos timbres e efeitos mais cremosos. Traz na bagagem uma coleção de shows e emoções espalhados pelo país. Muita história para contar e muito rock para tocar!! |  MONTESEA banda, formada em 2011, traz nas guitarras Rodrigo Porto e Gustavo Neves, no baixo Giovanni Mendes, na bateria Diogo Veloso e nos vocais Victor da Mata. O primeiro EP “Esboço” foi lançado em 2012 com as faixas “A Dor”, “O Velho Mártir” e “Chá”, e circulou em shows por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Montese lançou o primeiro álbum cheio, “Quando me encaro de frente”, em 2014, que teve boa repercussão e resenhas positivas da crítica especializada, além de uma excelente aceitação do público que a cada faixa tocada cantava as letras com muita energia. O CD foi lançado pelo selo Heart Bleed Blue em parceria com a Spider Merch, de São Paulo. | |  EVIL MATCHERSQuarteto rocker formado em 2013 na cidade de Belo Horizonte, reunindo remanescentes de antigas bandas da cidade que se reuniram com uma proposta bem clara: Fazer um rock’n roll energético. Passeando por influencias clássicas e atuais do punk, glam e garage rock, a Evil Matchers faz de cada uma de suas apresentações uma verdadeira explosão de rock’n roll, que promete não deixar ninguém parado. Portanto esqueça os protocolos: Jogue-se no lado quente do rock! Evil Matchers é: Gringo (Guitarra e vocal), Luis Borges (Bateria), Léo Alves ( Baixo e vocal) e Victor Punkerage (Guitarra e vocal).
|  FAKENa ativa desde 2011, a banda FAKE surgiu com um único e exclusivo intuito, disseminar o mais cru e honesto Crossover Old School possível, tendo como referência não apenas as grandes bandas do estilo, mais também os grandes nomes do Metal, Punk e Hard Core Nacional e Mundial. Em 2013 sai o primeiro registro oficial da banda, a demo CD "Happy days...After All...", contendo 5 sons totalmente autorais no formato de 100 cópias (já esgotadas). A demo proporcionou a participação em algumas coletâneas como “BH Caos” (Sinfonoise Records) e “Underground Kids Vol.2” (Purgatorious Records). | |  LAST WARNINGMesclando peso, negatividade e grooves absurdos, a banda mineira Last Warning segue desde 2012 representando uma faceta mais sombria do Hardcore/Punk marcada por riffs metálicos, solos místicos e vocais que reverberam diretamente na sua cara! Lançamento do disco de estreia previsto para o primeiro semestre de 2017. Indicado para fãs do suíngue maléfico de bandas como Biohazard, Leeway e Cro Mags; e para headbangers que apreciam o bom e velho death metal sem blast beats, na linha de gigantes como Obituary e Bolt Thrower. |  LOLLIPOP CHINATOWNEm 2016 a banda lançou A TURNÊ UNIVERSAL NA CASA DOS AMIGOS, um projeto que vai circular seus shows em casas de amigos de Belo Horizonte e outras cidades. A ideia surgiu após algumas bem sucedidas intervenções em lugares inusitados. No ano de 2015, a banda chamou a atenção de portais especializados como Showlivre, Tenho Mais Discos Que Amigos, Revista O Grito e carimbou São Paulo, Rio de Janeiro e interior de Minas Gerais após o lançamento do clipe Cérebro Eletrônico com a participação do humorista O Ceguinho - Geraldo Magela e sua proposta de show “O Cérebro Eletrônico sente o que eu não percebo”. Espetáculo que refletia as relações de visibilidades/invisibilidades do mundo digital. | |  DESEJO TERRÍVELNathalia Xavier, Mauro Novaes, Drin, Fábio Corrêa, Érico Temponi e delírio, o Desejo Terrível traduz sensações tangíveis em melodias envolventes, que conduzem o espectador em uma viagem pela natureza humana e suas vontades mais cabulosas. |  GREENMORTONEm 2013 lançou seu primeiro registro em forma de um EP com 4 músicas muito bem recebidas pelo público. “What Do You Mean By That?” foi gravado, mixado e masterizado por Lisciel Franco, um renomado produtor no cenário nacional, explorando bastante os processos analógicos de gravação. O próximo registro foi em 2015, o single “Obey” que também recebeu um vídeo “recording session”, explorou o lado mais Stoner e agressivo da banda. 2016 nasceu o primeiro “fulllenght” da Green Morton e foi batizado de “Ultradeepfield”. O álbum conta com 12 faixas que entregam ao ouvinte toda a atmosfera do rock produzido pela banda.
| |  CARMEN FEMO Carmen Fem é formado por Francesco Napoli e Dáblio Slama nas guitarras e vocais, e Camila Buzelin no vocal. A banda estreou em 2015 em Amsterdam na Holanda, gravou um EP homônimo produzido por André Cabelo e Lucas Nascimento que teve seu lançamento no Sesc Palladium em Belo Horizonte, tocou nos festivais BH Cena Autoral na Casa de Shows Granfinos, Bh Tattoo no Mercado das Borboletas, MUSA e Terças Poéticas homenageando o filósofo alemão Nietzsche, além de tocar com o cantor e compositor mineiro Pedro Morais na A Autêntica mostrando canções inéditas fruto de parcerias recentes. A banda acaba de lançar seu primeiro vídeo clipe dirigido por Leonardo Barcelos que já tem quase 18 mil visualizações em menos de três meses. O Carmen agora se prepara para estrear em São Paulo e Rio de Janeiro divulgando seu primeiro EP que foi produzido pelo renomado André Cabelo e por Lucas Nascimento e é um disco artesanal com tiragem limitada. |  FOR BELLA SPANKAFormada oficialmente em agosto de 2007, For Bella Spanka era inicialmente um projeto do vocalista e guitarrista Fábio Bastos e se tornou uma banda. Inspirado na poetisa portuguesa Florbela Espanca, nome da banda contempla sua poesia como forma de inspiração e criação do clima que espera alcançar em suas canções. O EP Eat My Heart For Rebirth foi lançado em 2008 obteve boa repercussão. Em 2017, chega novo album.
| |  JOTA QUÉRCIAOs ex-integrantes da banda Cães do Cerrado, André “Gigopepo” Persechini (Guitarra, Vocal e Bateria) e Paulo “Malibu” Souza (Bateria, Guitarra e Vocal) se reunem novamente para continuar fazendo o que já faziam, só que desta vez com 80% a menos de integrantes na banda e produção de Fernando Bones, baixista da banda Aldan. O resultado deste MIX de sentimentos é o disco “Nossa Relação é Estritamente Profissional” cujo nome foi dado para já responder às possíveis insinuações sobre a natureza do relacionamento de Gigopepo e Malibu. |
|
MATRIZ SOLIDÁRIA 2016 18 DEZ - domingo - 13H Todos os anos, o evento promove a solidariedade através da música autoral e independente. O evento arrecada alimentos e brinquedos para entidades carentes de BH. Shows com as bandas: Fake, Evil Matchers, Last Warning, Jota Quércia, Desejo Terrível, Fernando Mota,Dead Pixels, Green Morton, Montese, Miêtta, Lollipop Chinatown, Carmen Fem, For Bella Spanka, Radiotape e Pelos. Djs: Vintage Violence, Conde Stradh e Vinícius Amaral. ENTRADAS: $5 + 1 brinquedo ou 1 kg de alimento (não perecível).
|