Opiniao pragmatica sobre Outsystems

Alexandre Simoes

to NetPonto.org - Lista de Discussao Oficial
Boas pessoal,

alguem aqui usa ou ja usou a plataforma da Outsystems?

Precisava de uma opiniao de alguem com hands-on experience que nao fosse so sales speech.

Pontos fortes, pontos fracos, pit-falls, required competencies, etc...

Obrigadao,
Alex

Nuno Cancelo

to netp...@googlegroups.com
Pessoalmente não trabalhei mas conheço quem trabalha diariamente.

Posso falarem com eles e averiguar a disponibilidade deles para trocar  ideias contigo.

Por outro lado pode haver pessoal por aqui que já tenha trabalhado e seja mais célere.

Sem outro assunto
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nuno Cancelo
Developer Evangelist
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Effective people are not problem-minded, they're opportunity minded.
They feed opportunities and starve problems."
Dr. Stephen Covey
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
skype: nuno.c...@gmail.com (user: nuno.cancelo)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cristovão Morgado

to Netponto
Pontos fortes:
Quick to Market... se usares os "templates de design out-of-the-box"
Pontos Fracos:
Se tiveres requisitos de design e usabiliadde XPTO estás tramado
Competêcnias:
Saber HTML+CSS+BOOTSTRAP e C#

Alexandre Simões

to netp...@googlegroups.com
Obrigadao,
nao ha grande pressa, quanto mais info melhor :)

Abraço

Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.
--
Sem outro assunto
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Effective people are not problem-minded, they're opportunity minded.
They feed opportunities and starve problems."
Dr. Stephen Covey

Alexandre Simões

to netp...@googlegroups.com
Obrigado pela info Cristovao.

No que diz respeito a tamanho/complexidade da soluçao... achas que se pode "amigavelmente" fazer uma coisa maiorzinha com Outsystems ou o ideal é manter os scopes pequenos que satizfassam requisitos mais particulares de certos departamentos?

Quero dizer, Outsystems enterprise wide é uma boa ideia ou o melhor é usar so para cenas pequenas/stand-alone?

Abraço

Cristovão Morgado

to Netponto
Tens de avaliar também os custos de licensas..

Mas podes ter TUDO feito .....
Naturalmente nós developers gostamos muito de ter controlo, mas aqui trata-se de ser agil e entregar mais com menos custos.... com a premissa de utilizadade e não usabilidade à medida.

É bom para plataforma viradas para dentro da empresa....
Eu costumo dizer : quando uma empresa implementa SAP esta adapta-se aos processos SAP e não o inverso.... claramente OutSystem é similar

João Almeida

to Netponto
Acrescentando ao que já foi dito, a praia de Outsystems não é tanto o desenvolvimento de "uma" aplicação, mas sim ter todo o processo de vida coberto antes e depois do desenvolvimento (deploy, etc) e para várias aplicações. Daí ser aliciante para organizações ter as suas soluções sobre OS (ou semelhante). Tendo tudo em velocidade de cruzeiro (infraestruturas, equipas de desenvolvimento, stakeholders, etc) consegue-se ser bem produtivo.

Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para netponto+u...@googlegroups.com.

[...]

Alexandre Simoes

to NetPonto.org - Lista de Discussao Oficial
Boas Joao,

o correcto equilibrio entre usar um produto ou ir pelo custom dev fui sempre dificil de avaliar para mim, especialment quado se fala deste tipo de plataformas que te abstraem do codigo mas nao te abstraem do negocio.

Como o Cristovao disse atras, qd se embarca numa implementacao SAP, embora grande parte dos processos seja ja "sugeridos" pela plataforma, ha sempre um monte de custom dev necessario.
Olhando para a oferta Outsystems (e sem nunca ter trabalhado com isto), o meu sentimento é mais na direccao do vendor lock-in e depois estares tramado do que propriamente nas vantagens dos standards "impostos" pela plataforma.

Posso estar errado, mas a minha separaçao é mais tipo:
-> Queres uma soluçao perfeitamente adequada ao teu negocio (Enterprise Wide)?
       Opcao 1. Procura no mercado por um produto que satizfaça, pelo menos, 80% dos teus requisitos e permita customizaçao
       Opcao 2. A [Opçao 1] nao existe, poe as maos na massa e faz de raiz

-> Tens necessidade de desenvolver "modulos" aplicacionais para pequenas necessidades de certos departamentos da empresa?
       --> Tens euipa de desenvolvimente in-house e tens available capacity?
             - Poe as mais na massa e faz de raiz
       --> Nao tens equipa interna ou nao tens available capacity?
             - Poe os business owners dos departamentos a brincar com drag-n-drop UI's e reza para que ja tenhas API's expostas no sistema central para alimentar a brincadeira.
             - Se a coisa correr bem, ja nao chateiam mais e o "modulo" evolui sozinho e eles sao capazes de dar conta do life cycle sem chatear ninguem
             - Se a coisa correr mal, enquanto eles andaram entertidos deu tempo para libertares recursos e planear uma solucao alinhada com as necessidades globais da organizacao e integrada com o core system.

Historicamente, este tipo de soluçoes ja tiveram, e ainda tem, muitos nomes sendo o mais comum sem duvida um tal de Excel, mas Sharepoint ou MS Dynamics CRM funcionam todos muito bem ate ao momento em que queres fazer qualquer coisa que nao foi planeada pela ferramenta e ai, parafraseando o Cristovao, estas tramado :)

Again, posso estar errado, e este OutSystems pode ser uma coisa completamente diferente do que ja vi... mas nao estou bem a ver.

E tb ainda nao vi custos...

Abraço malta,
obrigadao pelo input!

João Almeida

to NetPonto.org - Lista de Discussao Oficial
Esse equilibrio produto vs. solução à medida não faz muito sentido aqui, porque, e ao contrário de Sharepoint ou outro CRM, uma instalação outsystems out-of-the-box faz rigorosamente zero. Não tem de customizar ou extender nada, tem mesmo de começar do zero. O que vem out-of-the-box é apenas toda a parte de gestão de infraestrutura e lifecycle, mas ao contrário do SAP não há pro.

O ganho em organizações que usam OS é que o tal time to market para uma solução à medida na tecnologia irá baixar, em especial quanto mais soluções se tiver mais irá baixar, mas não é coisa tão alto nível que os business owners possam "brincar com bolinhas"...

Alexandre Simoes

to NetPonto.org - Lista de Discussao Oficial
Obrigado Joao,

a parte do "brincar com bolinhas" é a ideia com que eu fiquei depois de navegar plo site da OS.
La pode-se ler coisas como:

"Full-stack Visual Development
Drag-and-drop the functionality you need for UI, business processes, logic, and data models to create full-stack, cross-platform apps. No lock-in ever. Add your own code when needed."

ou

"Automatic Refactoring
OutSystems analyzes all models and immediately refactors dependencies. Modify a database table and all your queries are updated automatically (which is pretty cool)."

e todas as animaçoes no site sao mesmo drag-n-drop e ja esta tudo feito :)
Dai ficar com a ideia que, se a complexidade da implementacao estiver ao nivel da capacidade do produto OOTB, qqr power user pode criar uma aplicacao e torna-la disponivel a outros sem ter de recorrer a um departamento de IT.

Entenda-se que nao estou a criticar, estou apenas a tentar encontrar efectivamente os pontos fortes desta plataforma numa organizacao que ja tem custom dev, multiplos hoting options (on-prem, e cloud) e multiplos standard delivery pipelines por tecnologia.

Outra questao é o preço... nao encontro cifroes em lado nenhum do site, o que me leva a pensar que isto é coisa pra ser tipo, muito cara :)
Tens ideia do pricing model?

Thanks!
Alex

Ricardo Figueiredo

to NetPonto.org - Lista de Discussao Oficial

Boas... não sei exactamente que valores estamos a falar,  mas a título de exemplo,  havia empresas que tinham o core em outsystems, que tiveram de alterar a forma de estar no mercado.

Tanto quanto sei, pagas pelo licenciamento para desenvolver e depois tens de pagar também para o deploy. E sim... não é "oferecido". Alguns comentários que ouvi foi do género "não é para o mercado português".

Claro que isto ao nível de pequenas /médias empresas.

Mas o ideal é alguém com a informação de valores reais avançar já que na verdade o meu comentário acaba por ser mais um "diz que disse"...

Cristovão Morgado

to netp...@googlegroups.com
Acho que a questão do preço é uma desculpa.
Temos de ter em conta os custos de desenvolver e manter as plataformas .
Depois existe um custo que quase todos os gestores que temos é são normalmente umas nódoas ... que é o custo do know how de negócio aplicado ao software que fazemos.

Todos já passamos por apanhar os cacoa de projetos feitos por outras pessoas com abordagens melhores ou piores.

Com plataformas como OS isso desaparece fica I know how de usar universalmente OS e depois o negócio.

Nesse sentido o custo dilui se.
Todos os dias tenho de ver coisas feitas com 10 anos de idade em que ao não se evoluir fica se irremediavelmente preso ... ou se faz de raiz ou caput.

Lembrem-se temos como dever criar plataformas abertas ao futuro e orientavas ao negócio das nossas empresas e clientes .  Plataformas como OS retiram parte do problema... certo trocamos um conjunto de problemas talvez por outros mas se não fosse positivo não teriam a adesão que tem tido ....

Se não mudássemos de paradigma ainda estamos todos em c e cobol não?

Alexandre Simões

to netp...@googlegroups.com
Boas Ricardo,

pois, acho que depende efectivamente do added value.
Se no fim o drag-n-drop nao é assim tao user friendly para um power user se desenrascar, o lock-in e a abstration layer em cima do .Net... nao sei...

Obrigadao pelas dicas malta.

Abrax

Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.

Alexandre Simões

to netp...@googlegroups.com
Concordo contigo Critovao mas dentro de um determinado contexto.

Eu diria que 99% destes systemas como OS tem licenciamentos periodicos e nao por desenvolvimento.
O que quero dizer com isto é que mesmo que desenvolvas uma aplicacao e nao lhe toques durante 5 anos, tens de pagar grandes maquias regulares de licenciamento "so" pelo facto de estares a usar aquela plataforma.
E isto em cima dos licenciamentos associados ao hosting...

La vou eu comparar com o SAP ou CRM, que funciona da mesma maneira, mas que pelo menos trazem uma bagagem business associada que os tornam um grande added value, nao so em termos de OOTB features mas tb de compliance, sendo esta ultima muitas vezes o grande driver para uma implementacao.

Plataformas como OS, pelo que venho a perceber desta thread, o que dao é standards em termos de deployment e um IDE mouse oriented.
Pelo site deles tb percebi que houve um grande esforço em portabilidade para mobile tb em MDD style (Mouse Driven Development) o que pode poupar muitos meses de desenvolvimento, sem duvida.

Acho que, se o que a plataforma fornece:
- satisfaz 100% das necessidades
- tipo de systemas a desenvolver evoluem constantemente e tira-se proveito do handled release cycle
- o core business nao depende de software e por isso a empresa nao quer manter um departamento de IT (Dev)
- cada departamento tem um ou mais power users capazes de se desenrascar
ok... MDD all the way.

Para coisas mais serias, pondo-me do lado do CTO de uma empresa, e se o core business da empresa realmente depende de software (exposto publicamente ou nao), sinceramente, nao me iria sentir muito confortavel sabendo que dependo duma coisa destas...

Nao sei, secalhar sou eu que sou casmurro, mas ainda nao consegui ver a luz :)

Abrax!

Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.

Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.

Cristovão Morgado

to Netponto
Olá Alexandre...

Concordo com muito que dizes, mas tenho visto ao longo destes já 20 anos de developer algo que me aborrece:

1) Muitas grandes empresas acham que ao ter uma aplicação feita hoje vai durar 10 anos. Sendo assim morrem tecnologicamente, morrem pois as pessoas envolvidas ou eram da empresa ou eram de um prestador de serviços.
2) o Ponto anterior afinal fica muito caro.
3) Lá por haver no mercado empresas com pessoas que sabem java ou c# ou etc não garante que lhes consigam manter e evoluir correctamente o que possoem.
4) O software é uma entidade diria viva que tem de se trabalhar nela quase diáriamente... desde evoluir e manter... não vêem grandes grupos economicos lá fora a manterem-se fixos numa solução.

O problema tem MUITO a ver com a nossa economia e o espertismo de muitos "CTO e CEO" .... que vêem os seus sistemas de informação como despesas e não fontes de trabalho eficientes e origem de melhores e maiores lucros.

O OS sim tem custos ... mas pode e digo pode pois apenas nos últimos 5 anos teve este boom resolver uma boa parte dos problemas anteriores.
Pois ao isolar o que é bussiness requirements da tecnologia podes sempre isolar-te destas e teres o teu negócio.

Pensem bem: porque temos todos os anos updates a um PHC e Primavera... porque o negócio muda... a mercado muda... com ferramentas low code... focas-te no que és "bom" negócio.

** disclaimer ** vejo OS do prisma de um decisor inserido num grupo economico médio grande (+20M€ ano faturação) Abaixo disso sim ... pode ficar mais económico ter uma equipa ... mas o lock in que falam deixa de ser a uma empresa para ser a um grupo de pessoas ... cuidado... been there...

Acho que o melhor nestes casos é mesmo pedir um orçamento com e sem OS ... e pensar na continuidade a 5 anos ...

Há lugar para ambas as coisas...
CM