--
*** TODAS AS ATAS DO COMPRASNET: < http://www.atasnelca.vai.la > ***
1. Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no NELCA.
2. A manifestação neste grupo é de caráter pessoal, informal e desvinculado da atuação de seus membros em suas respectivas unidades ou órgãos públicos de lotação. Não representa, portanto, opinião oficial.
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "NELCA - Núcleo de Apoio aos Compradores Públicos." dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para nelca+un...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/nelca.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
EMENTA:
Toda e qualquer alteração contratual deve ser formalizada através de termo aditivo, exceto as decorrentes de reajustes, atualizações, compensações ou penalizações financeiras previstas no contrato original, que, em verdade, não configuram alteração contratual, e por este motivo podem ser registradas por apostila.
JUSTIFICATIVA:
Então, para ficar bem claro, a apostila deve ser usada quando o fato não altera as bases contratuais, mas apenas condições que já estavam previstas no contrato. Como é o caso da repactuação. E nesse caso, não sendo termo aditivo, não há necessidade de publicação, da mesma forma que não há exigência de análise prévia da assessoria jurídica.Toda e qualquer alteração, seja decorrente de supressão ou acréscimo, bem como de outras modificações que se façam necessárias nas bases contratuais, ainda que não relacionada com o objeto do ajuste, exige formalização mediante termo aditivo, devidamente autorizado.
Assim, independentemente de tratar-se de alteração unilateral ou consensual, precisa ser formalizada através de termo aditivo, o qual, para ter eficácia, deve ser publicado na imprensa oficial.
Exceção se faz apenas às que digam respeito à "variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido", consoante prevê o § 8º do art. 65.
Essas exceções se justificam em razão de já estarem previstas no contrato, importando, portanto, em variação nas condições de pagamento do contrato, mas não em alteração das bases contratuais.
2.3 - Termo de ApostilamentoTermo de Apostilamento é o registro administrativo que pode ser feito no termo decontrato, ou nos demais instrumentos hábeis que o substituem, normalmente no verso da últimapágina do contrato, ou ainda pode ser efetuado por meio de juntada de outro documento ao termode contrato ou aos demais instrumentos hábeis.O registro por termo de apostilamento pode ser utilizado nos seguintes casos:• Variação do valor contratual decorrente de reajuste previsto no contrato;• Compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento;• Empenho de dotações orçamentárias suplementares, até o limite do seu valor corrigido.
--
Aracajú/SE
79-3234 8558 (Trabalho)
--
Aracajú/SE
79-3234 8558 (Trabalho)
--
ATENÇÃO: Esse e-mail contém uma URL suspeita, clique apenas se conhecer o remetente.
Puxa, Marcelo, essa é nova pra mim. Mais uma coisa que o sistema restringe quando a legislação permite.
Em 15 de dezembro de 2014 12:58, Marcelo Aldair de Souza <marcel...@ibirama.ifc.edu.br> escreveu: