Contratação de manutenção de veículos

94 views
Skip to first unread message

Rafael Pereira Duarte

unread,
Feb 18, 2014, 7:07:15 AM2/18/14
to ne...@googlegroups.com
Bom dia Companheiros do Grupo,

Tenho aprendido muito acompanhando as postagens daqui do grupo e contribuindo com algumas discussões.

Estou com um problema grande para resolver, elaborar o termo de referência para contratação de empresa de manutenção de veículos pra a frota do Corpo de Bombeiros.

Primeiro, nossa frota é muito variada, de carretas à motocicletas, por isso a divisão em lotes por categorias de veículos foi o modelo escolhido.

Como  a gama de peças e serviços possíveis é muito variada, decidimos pelo critério de maior desconto para a licitação, previsto no Decreto 7892/13.

Agora que nos deparamos com o problema: Vários termos de referência pesquisados, inclusive o do contrato atualmente em vigência na instituição, determinam que o desconto incide sobre a "Tabela Oficial de Preços de Peças e Acessórios Novos e Originais", no entanto, ao cobrar do contratado a apresentação desta tabela, descobrimos que a mesma é disponibilizada exclusivamente para concessionárias. Outra alternativa é o uso de sistemas eletrônicos de cotação, como o "Audatex", que é citado diretamente em alguns editais, no entanto, seu uso também tem sido contestado em tribunais, como por exemplo, pelo TCE/SP (link) e pelo TCE/DF (link).

Assim, qual a melhor saída? Pensamos em contratar um sistema com antecedência mas também há a alternativa de determinar no edital a contratação de algum sistema de cotação eletrônica por parte da contratada e disponibilização de um ponto de acesso para a contratante.

O que acham? Há alguma ilegalidade nas alternativas? Os sistemas podem ser utilizados como reflexo do preço do mercado?

_______________________________________________________________________________________________________________

Rafael Pereira DUARTE - 1º TEN BM 

Centro de Manutenção - CBMAL

Maceió - AL

..."Não foi ouro, não foi prata, nem tão pouco o dinheiro"...




Ronaldo Corrêa

unread,
Feb 18, 2014, 7:55:40 AM2/18/14
to ne...@googlegroups.com

Bom dia, Duarte!

 

O modelo de gestão de manutenção, discutido aqui no NELCA algumas vezes, não atenderia vocês?

 

Veja essa última discussão: https://groups.google.com/forum/#!searchin/nelca/Marcus/nelca/D-Bqz7Nf-ww/dn1dVIJkzdQJ

 

Obviamente será um pouco trabalhoso “desenhar” este Termo de Referência, mas você acha facilmente diversos TRs de outros órgãos neste formato no Comprasnet, para lhe subsidiar.

 

Se é para ter trabalho para planejar, que seja para resultar em um contrato cuja execução seja mais otimizada, né? E estes estes contratos de gestão de manutenção costumam ser bem mais “operacionalizáveis” do que os feitos diretamente com oficinas. A propósito, o modelo de licitação direta com oficinas a meu ver não atende satisfatoriamente bem a muitos órgãos, especialmente os da segurança pública, dado o uso intensivo e capilarizado de viaturas. A gente roda muito, e não dá para contar só com uma ou outra oficina em apenas uma localidade...

 

Att.,

 

--

logoDPF.JPG

Ronaldo Corrêa

Agente Administrativo

Matrícula 11.922

Chefe do Setor de Administração e Logística

Superintendência Regional em Sergipe

Aracaju/SE

(79)3234-8558/8534/8546/8500/8112-2679 (Claro)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alerta: Proteja você e seus contatos contra vírus e spam. Use a opção de “Cópia Oculta” (Cco) e apague os endereços dos demais contatos quando encaminhar mensagens recebidas!

Dica: Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade com o meio ambiente. Use com moderação!

--
1. Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no NELCA.
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "NELCA - Núcleo de apoio aos estudos e discussões sobre aquisições, licitações e contratos." group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to nelca+un...@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/groups/opt_out.

image002.jpg

Rafael Duarte

unread,
Feb 19, 2014, 9:00:36 AM2/19/14
to ne...@googlegroups.com
Ronaldo, obrigado pelas dicas,

Tenho tido dificuldade em adequar a estrutura que já existe na instituição e as tradições e costumes a um contrato eficiente.

Meus principais problemas tem sido os seguintes:

  • Existe uma estrutura de Centro de manutenção mas que não atende às necessidades atuais nem a Administração pretende desfazer-se dela, com o argumento que precisamos de uma estrutura mínima que nos atenda numa emergência;
  • Existem contratos realizados anteriormente diretamente com oficinas que geraram muitos problemas de execução;
  • As necessidades da frota são muito variadas e geograficamente distribuídas ao longo do Estado, dessa forma, com contratação de uma única oficina, mesmo para lotes por categorias de veículos, há necessidade de subcontratação (que já foi amplamente discutida e a PGE cedeu e autorizou no contrato passado);
  • As redes de gestão de frota (good card, ticket car) não tem uma rede credenciada suficiente em Alagoas e esse tipo de contrato ainda não foi assinado aqui no Estado.
  • O Estado já possui um contrato de fornecimento de combustível (CTF).

Enfim, é um grande quebra-cabeça!

Me diz, como é o contrato de manutenção aí na PF em Sergipe? Tem funcionado bem? Pode me mandar o termo de referência?

Grato



----------------------------------------------------------------------
Rafael Duarte


Ronaldo Corrêa

unread,
Feb 19, 2014, 10:57:57 AM2/19/14
to ne...@googlegroups.com

Olá, Rafael!

 

Imagino que não seja fácil mudar culturas arraigadas, por mais que estejam causando ineficiências na estrutura. Mas é sempre bom saber que é possível melhorar, e COMO. Sempre surgem oportunidades de se propor tais mudanças que, aos poucos e com muita insistência, acabam “emplacando”.

 

Os nossos atuais contratos de gestão de frotas aqui de Sergipe estão sendo ainda implantados, pois entraram em vigência no último dia 12. Então não podemos ainda dar referências das empresas, apesar de termos informações de que são boas.

 

A nossa atual contratada para a gestão de manutenção de frota é a Ecofrotas, e pelo que vi no site deles (http://www.ecofrotas.com.br/pt/localizador-de-postos-e-oficinas), há a seguinte rede credenciada em Alagoas:

 

- Oficinas mecânicas: Arapiraca, Delmiro Gouveia, Maceío, Palmeira dos Índios, Penedo, Pilar e Rio Largo;

- Auto peças e moto peças: Arapiraca e Maceió e

- Funilaria e loja de pneus: Maceió.

 

A outra contratada, para a gestão de abastecimento, é a Nutricash, e no site (http://redecredenciada.nutricash.com.br/Pesquisa#) consta que a rede credenciada de postos dela em Alagoas abrange Maceió, Inhapi, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Coruripe, São Sebastião, Novo Lino, Rio Largo, Penedo e São Sebastião.

 

Os contratos foram realizados mediante adesão a Atas de Registro de Preços de unidades do DPF sediadas nos estados de Pernambuco e Bahia, e pelo que autoriza expressamente o Decreto 7.892/2013, órgãos estaduais a princípio poderiam aderir também. Eu creio que em uma eventual negociação para adesão as empresas podem até se responsabilizar em credenciar postos e oficinas em mais alguns municípios que o órgão precisar (aqui em Aracaju estamos quase conseguindo ampliar a rede de postos).

 

Seguem os dados das licitações que geraram as ARPs que aderimos, para que você possa fazer o download do Edital completo no Comprasnet e analisar:

 

Abastecimento: Pregão 6/2013 da UASG 200346

Manutenção: Pregão 1/2013 da UASG 200398

 

Não sei se você já fez downloads de Editais por lá, mas é só acessar o site do Comprasnet (comprasnet.gov.br), ir ao menu Acesso Livre > Consultas > Aviso de Licitações.

 

Boa sorte!

 

Att.,

--

logoDPF.JPG

Ronaldo Corrêa

Agente Administrativo

Matrícula 11.922

Chefe do Setor de Administração e Logística

Superintendência Regional em Sergipe

Aracaju/SE

(79)3234-8558/8534/8546/8500/8112-2679 (Claro)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alerta: Proteja você e seus contatos contra vírus e spam. Use a opção de “Cópia Oculta” (Cco) e apague os endereços dos demais contatos quando encaminhar mensagens recebidas!

Dica: Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade com o meio ambiente. Use com moderação!

 

image003.jpg
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages