- - -
Gente,
Para mim este sistema CATMAT / CATSER é um dos piores "funis" dentro de uma licitação inteira, pode atrapalhar e atrasar tudo e nos sentimos sem assistência ou solução, quando há demanda encaminhada para atendimento.
(Um outro gargalo seria o que passávamos um tempinho atrás sem o Painel de Compras, ou outros sistemas paralelos, e quando dependíamos absolutamente das respostas dos fornecedores/licitantes colaboradores, como nas licitações de contratação, por exemplo.)
Acontece que estou com uma IRP "problemática" que, quando do seu cadastramento para divulgação, possuía diversos itens "inabilitados" pelo sistema, mas este não informou no momento de inseri-lo. (Inabilitados, não inativos. Digo aqui que foram cadastrados 178 itens, TODOS ativos no sistema, senão o sistema não mo permitiria, correto? (Não, errado!)
Eis que no momento de divulgar a IRP, eu já havia inserido o TR no anexo, marcado o período e tudo, clico em "divulgar", o sistema apresentou a mensagem de erro que informava em resumo que todos os itens abaixo de 200.000 estavam inativos. No entanto, eles, de fato, não estavam "inativos", posto que eu havia conseguido cadastrá-los na IRP.
Eles estavam num grupo de itens cujos CATMATs estavam sendo inabilitados para uso, porque eles estão alterando o sistema. (Acredito que posteriormente eles ainda seriam inativados, mas ainda não estavam naquele momento.) A maioria dos itens mais antiguinhos, como estes abaixo de 200000, possuíam uma descrição mais genérica, que eles estão "excluindo" ou substituindo no sistema.
Isso já dura muitos anos, essa história de cadastramento e melhoria do sistema CATMAT. Segundo me informaram uma vez, a equipe é pequena e o trabalho acumula.
Em minha opinião, eles poderiam ter decidido ou solucionado isso de outra forma. Poderiam, por exemplo, ter criado um novo sistema independente, qualquer que fosse a forma de cadastramento - paralelamente ao atual em funcionamento ainda - que poderia se basear, por exemplo, em letras e números ou um número acompanhado de um dígito (como o do elemento de despesa) e que seria habilitado todo de uma só vez e quando então, finalmente, o anterior seria desativado de uma única vez. Assim não teríamos essas inconsistências sofríveis.
Daí ficaram nessa de inativar aos poucos, a gente consulta está ativo, na hora de inserir não está mais ou, pior, insere e está ativo, mas não consegue publicar a IRP (que é o caso desta IRP que tenho aqui).
O que fizeram? Inabilitaram todos os itens abaixo de 200000 para que usemos somente aqueles mais novos acima este número, causando-nos um grande retrabalho aqui na ponta, na execução. Se no momento em que inseríssemos um item na IRP, ele já se apresentasse como "inativo" ou como "inabilitado" ou o que fosse, numa mensagem de erro que já nos desse logo a informação e nos impedisse de seguir, para que procurássemos logo um novo CATMAT ali, ainda seria "menos pior".
No atual momento, nesta mencionada IRP que tento publicar, depois de todas as retificações com busca de novos códigos, resta UM ÚNICO ITEM, que estou quase excluindo-o da IRP, que teve seu código inabilitado sem que fosse feito um novo cadastramento para este produto; nem em itens aproximados tenho encontrado algo parecido com o anterior.
Soluções possíveis para este caso da IRP:
1) Excluir este item da IRP e publicá-la com o que tenho; e buscar "carona", sendo que já tenho 9 opções para isso, pelo Painel de Preços (diga-se de passagem que no PP, o CATMAT de todas as 9 atas é o mesmo antigo inabilitado que eu estava utilizando);
2) Usar um item qualquer da mesma linha (material de construção civil) e colocar nas observações os detalhamentos do produto, com a informação de que aquela é que é a descrição correta, a descrição real do produto (aliás, como tive que fazer na maioria das alterações dos CATMATs), visto que este item não existe mais no sistema;
3) Esperar "2 séculos" pelo cadastramento do item no CATMAT (pedido este que eu já fiz e ainda está na situação "distribuir", nem foi encaminhado a ninguém ainda).
Olha, um suplício, viu. Quem trabalha na execução, na ponta do sistema, depara-se com cada coisa inconsistente que é até difícil de acreditar quando se conta. (Ainda bem que guardei todos os "prints"... rsrsss)
Abs a todos!
Ótimo fds!
Obs.: Desculpem a "lamentação". Mas esta para mim é a pior (mesmo!) queixa das Licitações. Acreditem! Pior até que os recursos e impugnações que tomam mais tempo da licitação.)
- - -