Dúvida sobre porte da empresa

heliope...@gmail.com

to NELCA - Núcleo de Apoio aos Compradores Públicos.
Bom dia à todos.

Prezados, uma empresa está participando de um pregão nosso exclusivo para ME/EPP. Em consulta ao cadastro na receita federal ela é EPP, há um documento da junta comercial dizendo que ela é EPP e ainda há um documento do simples nacional, todos documentos desse ano.

Vejamos o que diz na Lei Complementar 123/2006 quanto a definição de EPP:

Art. 3º Para os efeitos desta Lei Complementar, consideram-se microempresas ou empresas de pequeno porte, a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário a que se refere o art. 966 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme o caso, desde que:
[...]
II - no caso de empresa de pequeno porte, aufira, em cada ano-calendário, receita bruta superior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos milreais). (Redação dada pela Lei Complementar nº 155, de 2016)
[...]

Conforme balanço de 2016, a receita operacional bruta da empresa foi R$ 6.794.254,50. Mostrei o balanço pra um servidor que é contador e ele disse que o próprio balanço da empresa já é característico de uma empresa de grande porte devido a algumas deduções de impostos.
Estou em dúvida quanto ao procedimento a adotar porque na certidão simplificada da junta comercial emitido em Maio de 2017 o porte dela é EPP.
Posso considerar o balanço como prova suficiente para não enquadrar ela como ME/EPP?

att

Hélio Pereira

Crislayne Maria Lima Amaral Nogueira Cavalcante de Moraes

to NELCA - Núcleo de Apoio aos Compradores Públicos.
Salvo engano, a partir de janeiro entra em vigência a revogacao do art. 72 da LC123 que trata do nome comercial.

Então, se o nome, que era incluído através de registro de declaração do empresário de que sua empresa era ME EPP e posterior emissão de certidão da junta comercial, era uma forma não confiável de verificação do enquadramento, a partir de janeiro, ela nem poderá ser usada.

Acho que a analise do balanço é a metodologia mais confiável.

--
*** TODAS AS ATAS DO COMPRASNET: < http://migre.me/vTHgf > ***

Obs.1: IDENTIFIQUE NOME E ÓRGÃO nas mensagens!
Obs.2: A manifestação aqui é pessoal. Não representa opinião oficial.
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "NELCA - Núcleo de Apoio aos Compradores Públicos." dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para nelca+un...@googlegroups.com.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para ne...@googlegroups.com.
Visite este grupo em https://groups.google.com/group/nelca.

Antes de imprimir esta mensagem eletrônica, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Verifique se a impressora possui recursos como impressão frente e verso, modo econômico, entre outros.

Política de Privacidade: Esta mensagem (incluindo qualquer anexo) é para uso restrito de seu destinatário, e pode conter informação confidencial, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você recebeu esta mensagem por engano, saiba que leitura, divulgação ou cópia são proibidas. Favor devolvê-la ao remetente esclarecendo o equívoco, e em seguida apagá-la. Agradecemos sua colaboração.

Privacy Policy: This message (including any attachments) is solely for the use of the individual to whom it is addressed, and may contain confidential intormation, which is legally protected. If you have received this email by mistake, bear in mind that disclosing, forwarding, printing or copying the content of this email is strictly prohibited. Please notify the sender and delete this e-mail from your system. Thank you for your collaboration

Franklin Brasil

to NELCA
Entendo que o melhor caminho é a diligência, Helio.

Questione a empresa sobre essa situação. Há casos, muito especiais, em que o faturamento bruto não é levado em conta no enquadramento. Um exemplo são as empresas organizadoras de eventos.

Se ficar comprovado que a empresa não se enquadra, isso é grave e deve ser punido. Configura fraude.

Na esteira desse entendimento, a responsabilidade pela manutenção, atualização e veracidade das declarações de enquadramento nas várias categorias legais compete exclusivamente às firmas licitantes, que deverão manter seus registros atualizados, na forma da Lei Complementar nº 123/2006 (Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), do Decreto nº 6.204/2007 e da Instrução Normativa nº 103/2007, do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC).

Assim, vários julgados do TCU apontam que a participação em licitação reservada a ME e a EPP por companhia que não se enquadra nessa categoria é fraude ao certame, resultando em declaração de inidoneidade (Acórdãos nºs 1028/2010, 2259/2011, 2606/2011, 2846/2010, 2928/2010, 3228/2010, 3217/2010, 3381/2010, 588/2011, 744/2011, 1137/2011 e 1439/2011, todos do Plenário).

Fraude deve ser punida na esfera administrativa e também criminal.

Hélio Pereira

[...]

heliope...@gmail.com

to NELCA - Núcleo de Apoio aos Compradores Públicos.
Franklin, falei com um servidor contador sobre essa situação. Ele explicou que é uma manobra comum, uma brecha na legislação onde algumas empresas aderem ao simples no primeiro dia do ano e vão até ultrapassarem o limite. Sugeriu que eu solicitasse o extrato do simples da receita federal dos últimos 12 meses. A empresa disse que enviaria o extrato desse ano, no entanto só enviou o do mês de julho. Vou solicitar o extrato dos demais meses e caso ela se negue a enviar irei desclassificar do certame e solicitar abertura de processo administrativo contra ela.

Hélio Pereira