Servidor Nagios: nrpe e snmp

Cleuson De Oliveira Alves

to nagio...@googlegroups.com
Boa tarde, possuo um servidor nagios core 4.0 onde faço as checagnes de todos os serviços usando apenas o snmp, mas agora estou precisando instalar no servidor nagios o nagios-nrpe-server, portanto gostaria de saber se esta instalação comprometeria as funcionalidades já existentes ou não haverá impacto algum para o nagios.

Pretendo executar este comando:
sudo apt-get install nagios-nrpe-server nagios-plugins

Obrigado
Aguardo feedback.

Desde Já Grato.
Cleuson de O.Alves - STI - Analista de TI
'if you can't restore it, you don't have a backup'

Caroline Lage

to nagio...@googlegroups.com
Bom dia!

Certamente não sou a pessoa mais adequada para lhe responder, mas como vejo que não houve resposta até então...

Você está querendo instalar esse pacote no servidor Nagios?? Como foi feita a instalação desse servidor?

Até onde sei, apesar do nome, o nagios-nrpe-server é um cliente Nagios e deve ser instalado em uma máquina cliente. Se você já instalou o server, acredito que agora deve apenas instalar os plugins...

Não uso muito o Ubuntu, aonde trabalho possuímos apenas um servidor Ubuntu, os demais são RedHat/CentOS. O meu servidor Nagios está em um CentOS.

Todos os serviços e informações locais (no próprio servidor) que monitoro estão configurados no arquivo localhost.cfg. Para esse monitoramento utilizo alguns plugins que fazem parte do pacote nagios-plugins.

Nas máquinas clientes, utilizo o cliente NRPE e/ou testes através de protocolos como SNMP, PING e TCP/IP. Na máquina Ubuntu, utilizo o nagios-nrpe-server como um cliente com mesma funcionalidade que o nrpe nas demais máquinas. Utilizei o mesmo comando que você citou.

Se você pretende executar esse comando no cliente, beleza, sem problema algum, é isso mesmo. Se você está querendo executar no próprio servidor... Não vejo muito o porquê disso! Acho que você deveria apenas instalar os plugins...

Eu usei esse tutorial para Ubuntu, acho que vai lhe ajudar:
https://www.howtoforge.com/tutorial/ubuntu-nagios/

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Nagios" dos Grupos do Google.

Dalto Brito

to nagio...@googlegroups.com
@Caroline,

Realmente peguntas enviada em finais de semana, feriado e sexta feira à tarde são mais complicadas de terem respostas em tempo hábil.

@Cleuson,

Porém evitem instalar pacotes de repositórios, pois correm o risco de estarem desatualizados e perderem o controle do que é e como está instalado.

Segue o tutorial oficial do NRPE, caso ainda tenha alguma dúvida postae!!!

Marcos Henrique

to nagio...@googlegroups.com
@Cleuson
 Há um tempo atrás eu gravei 12 vídeos mostrando como instalar o Nagios3 no Debian e monitorando Hosts Linux e Windows, configurando como agentes o NRPE e o NSClient++

Esse material pode ser útil pra você!

Att,
Marcos Henrique

Enviado do meu iPhone
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para nagios-lab+...@googlegroups.com.

Cleuson De Oliveira Alves

to nagio...@googlegroups.com
Caroline, já tenho o nagios em produção com o net-snmp instalado nos clientes, mas senti a necessidade de ter um nrpe em apenas um cliente, como o servidor nagios não possue o nrpe sever, e quando executo o comando para instalar, preciso instalar também os plugins, não sei se os plugins deste pacote irão sobreescrever os já existentes e customizados, por isso a pergunta.
Obrigado.