Olá pessoal que faz o boletim,
eu sou professora do DLM, não sei direito como enviar uma notícia para vocês, espero que sirva mandar para este email. Queria divulgar a publicação do livro Travesías, desvíos obstrucciones, feito a partir do projeto de pesquisa UIU, que envolve as Universidades de Buenos Aires, Barcelona, Complutense de Madrid, UNAM (México) e USP. O livro é espanhol, mas está publicado no Portal de Livros Abertos da USP.
O livro foi organizado por mim e pelos professores Gonzalo Aguilar, da Universidade de Buenos Aires e Annalisa Mirizio, da Universidade de Barcelona. O livro também conta com um capítulo do professor Marcos Natali, do DTLLC.
Aqui vai o link do livro:
E o resumo:
Como circulam as teorias e os paradigmas críticos? Como os viajantes de avião ou barco, eles podem ter acidentes no trajeto, podem perder a bagagem, podem encontrar amigos ou detratores em seu destino. Para pensar a circulação e suas consequências críticas nos estudos literários e comparados, no livro são descritos - por meio de autores e textos diversos - as conturbadas viagens da teoria francesa na América Latina e na Espanha na segunda metade do século XX. Viagens que contam com guias amigáveis, como os alunos de Roland Barthes, o movimento Neobarroco, o feminismo, a vanguarda católica, mas também verdadeiras barreiras alfandegárias, como a falta de traduções, o nacionalismo, o suposto rigor científico da crítica. As viagens são de ida e volta, com intelectuais latino-americanos que levam para a Europa a sua teoria revista e renovada. E a aventura não poderia terminar sem reflexões sobre a viagem, as melhores travessias, os grandes desvios e obstruções. Em seu percurso, o livro reúne os trabalhos do projeto “The circulation of critical paradigms in Iberoamerican contexts from the second half of the 20th century to the present: methods, concepts and problems”, que contou com pesquisadores da Universidad de Barcelona, Universidad de Buenos Aires, Universidad de São Paulo, Universidad Complutense de Madrid y Universidad Nacional Autónoma de México.
ESpero que possa difundir! Obrigada,
--
Profa. Dra. Claudia Amigo PinoPresidente Comissão de Pós-graduação (CPG)
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências HumanasUniversidade de São Paulo