Lançamento do relatório do 3º Seminário de Saúde das Mulheres no FSR/2022
O 3º Seminário Nacional de Saúde das Mulheres, realizado de setembro a novembro de 2021, analisou a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, a partir das deliberações da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (2ªCNSMu), o contexto da COVID-19 e os impactos das reformas legislativas na vida e na saúde das mulheres.
O relatório desse rico processo de debate e de participação social será lançado, presencial, no Fórum Social das Resistências com a participação de Vanja Andréa Santos e Carmen Lúcia Luiz, coordenadoras do 3º Seminário, Daiana Santos, Vereadora de Porto Alegre, Julieta Palmeira, Secretária de Políticas para Mulheres da Bahia, e de representante da Organização Pan-Americana da Saúde- OPAS.
Data: 29/04/2022
Horário: 09h às 12h
Local: Conselho Estadual de Saúde RS - Av. Borges de Medeiros, 1501, 9º andar
Debate sobre Morte Materna no FSR/2022
Segundo dados do Ministério da Saúde, 93% das mortes maternas no Brasil ainda se dão por causas evitáveis. No ano de 2020, o Brasil foi considerado o primeiro no ranking mundial de mortes maternas devido à COVID-19.
Com o objetivo de pensar estratégias e proposições para superar essa triste realidade, a Comissão de Saúde da Mulher (CISMU) e a Comissão Ciclos de Vida do CNS debaterá o tema da mortalidade materna no Fórum Social das Resistências 2022.
Debatedoras:
- Altamira Simões - Psicóloga, Conselheira Nacional de Saúde, Coordenadora da Comissão Intersetorial de Políticas de Promoção da Equidade.
- Maria do Espírito Santo Tavares (Santinha) - médica, da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e integrante do Comitê Estadual do Rio de Janeiro de Prevenção a Morte Materna e Perinatal.
- Liliane Pereira, Doutora em enfermagem, diretora do hospital Casa de Saúde/UPA de Santa Maria/RS e professora da Universidade Franciscana
Data: 29/04/2022
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório da Federação dos Empregados no Comércio de Bens