Bom dia.
Os nossos clientes já possuem IP privado em seus computadores/roteadores. E estes são fixos.
Aqui na empresa há uma visão um pouco centralizadora das coisas... Pra você ter idéia, Ao se logar, o usuário de hotspot não atinge um perfil e tem sua queue dinâmica. Ele se loga, e sua banda é controlada em um servidor mikrotik, que chamamos de BW (Bandwith), que fica bem próximo à borda, que tem o único intuito de controlar a banda dos usuários. Para que isso funcione, nosso radius checa o IP do cliente. Se estiver diferente do cadastrado, o usuário recebe o erro de usuário/senha.
Para os 5 mil e tantos clientes desta parte da rede, temos 3 BWs.
Acho essa maneira de trabalhar, um tanto quanto ridícula, pois chega a ser nenhum pouco administrável... Mas enfim... estou aqui há pouco tempo, e o negócio parece ser BEM próspero... hahaha
Já na outra rede, o controle é dinâmico, na RB da penúltima milha. E dessa maneira, seria até mais fácil, pois o IP não precisa ser fixo. Embora também não utilizemos o DHCP.
Um problema que vejo quanto a utilização do pool de IPs para entregar um IP público ao cliente final, é que como temos muitas RBs de penúltima milha em campo, não seria muito viável deixar um bloco de IPs alocados em cada pool de cada RB, pois teríamos que mensurar muito bem a distribuição desses IPs, coisa que fazemos facilmente na BORDA, quando não oferecemos IPs públicos a todos os clientes, e sim, apenas a aqueles que o solicitam.
De qualquer maneira, como rotear um bloco /29, por exemplo, através de IPs privados, sem consumir nenhum dos IPs públicos??
Obrigado.
[]s