CIs intencionalmente rareando

3 views
Skip to first unread message

Walter Nunes

unread,
Dec 3, 2025, 8:43:29 AMDec 3
to Msx...@googlegroups.com
Oi.
Quero falar de CIs que desaparecem e tornam manutenção dos micros impossível.

Mas não acho ainda oportuno. Vou então tocar num detalhe de projeto, do joystick: 

No Hotbit é na saída PULSE (8) que não vai buffer mas permite reforço via jumpeamento a CI33 (é 74LS157 que seleciona joystick). 

É um reparo que inclusive retoma funcionalidade da entrada PSG, ligando pull-up/down conforme o dano a IOB4-IOB5. 

Daí usa duas saídas "sobrantes" do CI33 até os DB9. E ressuscitar entrada pra tirar poeira dos saudosos "Dynastick com resistor", coisa e tal. 
Farei tutorial quando buscar meu.

MARUJO.

Walter Nunes

unread,
Dec 17, 2025, 5:57:41 AM (11 days ago) Dec 17
to Msx...@googlegroups.com
Sequela,
Reflexão sobre porque Sharp/Epcom não fizeram uma linha MSX2.

Entretanto a Microsol fazia 80 col com 6845 (fora do padrão), mas eficiente.

E Gradiente usava GI/Texas/Toshiba em vez de componentes Yamaha(exceto nos 80colunas). Então?

Não deve ter sido reserva de mercado não... a empresa-fonte deve ter tentado o monopólio e com isto controlar mercados, porque Toshiba não teve matrizes ou aperfeiçoamentos além de Engines.

Por exemplo FM era exclusividade. Mesmo que o método fosse matemática o desenho do CI não era compartilhado. Falha do consórcio permitir.

Jogo uma ficha que Yamaha estrangulou o MSX pela menor escala que produzia. Outros mercados a atraíram, aí custos de produção não baixavam.

Isso obrigava fabricantes como Microsol a alternativa, CI Motorola. Em vez de pular prum kit 2.0 (além do fato que não tinham peças mecânicas para drives 3,5" pra escalar produção).

Por ter assistido palestras, e não tocarem no tema abertamente, tenho opinião que Yamaha agia como "laranja", vendia componentes como se fossem dela a preços que os verdadeiros acatavam. Isso deve ter desgastado frente a consumidores.

Num efeito dominó, fabricantes brasileiros optaram pela Toshiba, como Gradiente produziu.

 O HotBit com drive exigiria mudanças brutais no gabinete e troca da ROM(expandida a 48k)/slot e a coisa não andou.

Esta reflexão foi puramente especulativa sem base confiável ou fatos acurados. Não se encontra patavina de informação para eu embasar o que tô elencando. Só indícios.

Caso alguém sentir ofendido ou prejudicado, tópico aberto principalmente à replica, correções ou ressalvas.
MARUJO.

Marco Dal Poz

unread,
Dec 17, 2025, 4:59:44 PM (10 days ago) Dec 17
to msx...@googlegroups.com
Parte do que você descreve procede, mas como nomes diferentes.
Lembre-se de que aqui existia um representante da Yamaha, que era o único autorizado a importar chips Yamaha.
Este utilizava em certos kits de transformação para MSX2/2+, e caso a concorrência também quisesse fazer, teria que comprar dele, ou comprar direto do Japão (ou de outros atravessadores).
A história do MSX no .br é cheia de agentes monopolizantes.

--
Esta mensagem foi postada na Lista MSXALL via Google Groups (lista.msxall.com).
O conteúdo desta Lista e suas mensagens são publicadas baixo Creative Commons License (CC 4.0 Attribution).
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para msxall+un...@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/msxall/CACfPO6xnN0H0HbBGEppf4%2BuXosQJCo96239ZjAvQHzXSyA4t-Q%40mail.gmail.com.

Walter Nunes

unread,
Dec 19, 2025, 7:01:26 AM (9 days ago) Dec 19
to msx...@googlegroups.com
Pois é gritante mesmo a desconsideração do fabricante/distribuido com usuário.

Mas pelo lado "midiático" faz todo sentido abandonarmos micros, digitações e programação/compilação pois toma recursos e tempo que pode ser ocupado por midias de massa, bombardeando publicidade, resenhas enfim estimular um consumismo.

Lembra existiam camisetas Atari, cadernos, cartazes, concursos, quadrinhos, filmes, jóias e isso o MSX não fomentava de fato.

Até iniciativa de embutir um console nas conversoras de sinal TV iria impactar na audiência da publicidade... do público "hipnotizável" por propaganda e isso marqueteiros não perdoariam.

Em conversa com uma engenheira da RBS/Anatel eu soube que nem o cacique+colour-bar (ajuste lume-croma para manutenção) cogitaram ativar pra saídas AV dos populares.

E imagina não comprarem bolacha, pirulitos, gibi, adesivos, io-iô ou perfume msx?  Ou após-barba Yamaha, óleo de peroba, vinil virgem, selos furados ou coisa assim? 

Por outro lado o Washington Oliveto, R.Justus, M.Valerio iriam ter tamanho poder se publicidade digital fosse acessível a milhôes? Sinuca. Nem em TV por assinatura desancora a reclames.

Músicos, jingles, estúdios sempre tem alguém pra reclamar seu quinhão. Inclusive faz dez anos que teve a última apresentação musical em PoA usando MSX. foi na Ecarta.

Aqui meu maior receio é que laranjas operam nesta marca de eletrônica. O meio musical abre e fecha portas com agilidade.

Já era pras matrizes do V9938 reverse-engineering serem difundíveis até pelos piratas da cortina-de-ferro como foi o Z80.  ( Ou Konami pulou do barco provocando cancelamentos.)

No BR a Editele/Prológica, Microdigital, Dynacom, CCE, Unitron teriam acesso a ASIC equivalente. Frustrante, como falta explicação.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para msxall+unsubscribe@googlegroups.com.

--
Esta mensagem foi postada na Lista MSXALL via Google Groups (lista.msxall.com).
O conteúdo desta Lista e suas mensagens são publicadas baixo Creative Commons License (CC 4.0 Attribution).
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para msxall+unsubscribe@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/msxall/CAMqqjtEg3%3DW40-Q6SiiHOshEPR9ZvfS-HDChNZgAgcn8eB_bvg%40mail.gmail.com.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages