--
Esta mensagem foi postada na Lista MSXALL via Google Groups (lista.msxall.com).
O conteúdo desta Lista e suas mensagens são publicadas baixo Creative Commons License (CC 4.0 Attribution).
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para msxall+un...@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/msxall/CACfPO6z%3D9WRebebbVbSwNbWuiati7NKUoni%2Bs6cWQ_5WjNDfqQ%40mail.gmail.com.
--
Esta mensagem foi postada na Lista MSXALL via Google Groups (lista.msxall.com).
O conteúdo desta Lista e suas mensagens são publicadas baixo Creative Commons License (CC 4.0 Attribution).
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para msxall+un...@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/msxall/CACfPO6xdWQ649jVxoAe%3DK_9Pq0%3DWYQLO59HbQZOvF3xyE-uq1Q%40mail.gmail.com.
--Esta mensagem foi postada na Lista MSXALL via Google Groups (lista.msxall.com).O conteúdo desta Lista e suas mensagens são publicadas baixo Creative Commons License (CC 4.0 Attribution).---Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX" dos Grupos do Google.Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para msxall+un...@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/msxall/CACfPO6xdWQ649jVxoAe%3DK_9Pq0%3DWYQLO59HbQZOvF3xyE-uq1Q%40mail.gmail.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/msxall/cd104c7a-8f8f-4eb7-9f6b-ac56b52948a1%40app.fastmail.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/msxall/cd104c7a-8f8f-4eb7-9f6b-ac56b52948a1%40app.fastmail.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/msxall/CAOYAkp4QUidsPvJ%3D710mN8TjGQegDv3jQOTSS4xZ5qCdJBrU3g%40mail.gmail.com.
Não dá para pegar a parte do V9958 do código VHDL/Verilog do código do KdL e gravar num chip FPGA tipo Altera Max num mini PCB com pinagem do V9958 que nem fizeram com o ULA (MC16845) do TK-90 ?Em Dom 14 dez. 2025, às 12:44 Manhã, Walter Nunes escreveu:
Custo do VDP Yamaha é mesmo o fim da várzea porque inexiste similar. E vendedor vai mesmo natalear feliz a enviar "uma torradeirinha" que vale pela ceia inteira.Encontrei entretanto um estudo VDP em forma de apresentação https://kguttag.com/2025/07/01/tms9918-the-first-sprite-chip-presentation-at-vcf-southwest/Aí penso que SCREEN5 ou oito podem ser "emuladas" num plano de fundo com um simples raster+SRAM acoplado ao IN 9118/28/38 ou toshiba superimposed.Vários jogos MSX2 rodariam sem as "preciosidades" via sprites1 ou shapes ou mesmo simplificando o playfield.Aproveitem o estudo, eles infelizmente não aprofundaram VDP Toshiba/Engine em HCMOS, aquele dos DDPlus.MARUJO.
--Esta mensagem foi postada na Lista MSXALL via Google Groups (lista.msxall.com).O conteúdo desta Lista e suas mensagens são publicadas baixo Creative Commons License (CC 4.0 Attribution).---Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para msxall+unsubscribe@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/msxall/CACfPO6xdWQ649jVxoAe%3DK_9Pq0%3DWYQLO59HbQZOvF3xyE-uq1Q%40mail.gmail.com.
--
Esta mensagem foi postada na Lista MSXALL via Google Groups (lista.msxall.com).
O conteúdo desta Lista e suas mensagens são publicadas baixo Creative Commons License (CC 4.0 Attribution).
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para msxall+unsubscribe@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/msxall/cd104c7a-8f8f-4eb7-9f6b-ac56b52948a1%40app.fastmail.com.
é o projeto do V9978, que será iniciado assim que o V9968 for (..)
(...)não seria realmente bom, ficar preso a um único fabricante de FPGA
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/msxall/cd104c7a-8f8f-4eb7-9f6b-ac56b52948a1%40app.fastmail.com.
Que dá, lógico que dá, problema é alguém fazer.A anos, pensei em algo assim com o SCC, passou uns bons anos e plim! Alguém fez.
On Mon, Dec 15, 2025, 10:16 AM Marcelo Eiras <mce...@pobox.com> wrote:
Não dá para pegar a parte do V9958 do código VHDL/Verilog do código do KdL e gravar num chip FPGA tipo Altera Max num mini PCB com pinagem do V9958 que nem fizeram com o ULA (MC16845) do TK-90 ?Em Dom 14 dez. 2025, às 12:44 Manhã, Walter Nunes escreveu:
Custo do VDP Yamaha é mesmo o fim da várzea porque inexiste similar. E vendedor vai mesmo natalear feliz a enviar "uma torradeirinha" que vale pela ceia inteira.Encontrei entretanto um estudo VDP em forma de apresentação https://kguttag.com/2025/07/01/tms9918-the-first-sprite-chip-presentation-at-vcf-southwest/Aí penso que SCREEN5 ou oito podem ser "emuladas" num plano de fundo com um simples raster+SRAM acoplado ao IN 9118/28/38 ou toshiba superimposed.Vários jogos MSX2 rodariam sem as "preciosidades" via sprites1 ou shapes ou mesmo simplificando o playfield.Aproveitem o estudo, eles infelizmente não aprofundaram VDP Toshiba/Engine em HCMOS, aquele dos DDPlus.MARUJO.
--Esta mensagem foi postada na Lista MSXALL via Google Groups (lista.msxall.com).O conteúdo desta Lista e suas mensagens são publicadas baixo Creative Commons License (CC 4.0 Attribution).---Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para msxall+unsubscribe@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/msxall/CACfPO6xdWQ649jVxoAe%3DK_9Pq0%3DWYQLO59HbQZOvF3xyE-uq1Q%40mail.gmail.com.
--
Esta mensagem foi postada na Lista MSXALL via Google Groups (lista.msxall.com).
O conteúdo desta Lista e suas mensagens são publicadas baixo Creative Commons License (CC 4.0 Attribution).
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para msxall+unsubscribe@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/msxall/cd104c7a-8f8f-4eb7-9f6b-ac56b52948a1%40app.fastmail.com.
--
Esta mensagem foi postada na Lista MSXALL via Google Groups (lista.msxall.com).
O conteúdo desta Lista e suas mensagens são publicadas baixo Creative Commons License (CC 4.0 Attribution).
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para msxall+unsubscribe@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/msxall/CAPQOEeXcwVwyU0dnc91%2B5wa-f-sbqB-JcqvKVgi%2BX_ZGjsqNmw%40mail.gmail.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/msxall/cd104c7a-8f8f-4eb7-9f6b-ac56b52948a1%40app.fastmail.com.
--
Esta mensagem foi postada na Lista MSXALL via Google Groups (lista.msxall.com).
O conteúdo desta Lista e suas mensagens são publicadas baixo Creative Commons License (CC 4.0 Attribution).
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para msxall+un...@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/msxall/CACfPO6xm7TG%3DiV6DP%3DRnExsgfu3TZYhEq8fnSk3Aypm28KD62w%40mail.gmail.com.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para msxall+unsubscribe@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/msxall/CACfPO6xm7TG%3DiV6DP%3DRnExsgfu3TZYhEq8fnSk3Aypm28KD62w%40mail.gmail.com.
--
Esta mensagem foi postada na Lista MSXALL via Google Groups (lista.msxall.com).
O conteúdo desta Lista e suas mensagens são publicadas baixo Creative Commons License (CC 4.0 Attribution).
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MSXALL :: Tudo sobre o Universo MSX" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para msxall+unsubscribe@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/msxall/CANZcPXYX%3DXyb5UG6%2B8tXWH9FwfP_rmW8ZFUVKRNspXmxGbhL2A%40mail.gmail.com.
Entendi o ponto-de-vista do amigo, (...), mas "guerras" 8-16 foi uma estratégia pra anular concorrência... só isso. Objetivo eram 32 des'do início. (...).
Arriscamos formar bolha. A gente perde contato de tanta novidade nos atropelando.
motorolars <motor...@gmail.com> escreveu (sexta-feira, 19 de dezembro de 2025):
E sim, lembro bem da Digimer, fui muito lá. Nostalgia.
Em sex., 19 de dez. de 2025 às 10:56, motorolars <motor...@gmail.com> escreveu:
Sinceramente, acho que "retrotrecos" não tem o mesmo alcance que vinil, CDs , etc.Tá caro pagar aluguel pra algo tão "de nicho". Fora que é uma bolha (ao meu ver) , não sei se concordam com isso. Teve uma febre motivadapelo colecionismo alinhado com a pandemia que ajudou a consumir mais, mas o público que gosta disto (nós, especificamente que vivemos os 8 e 16 bitcom suas "guerras" vamos aos poucos "deixar o palco").[]s
Em sex., 19 de dez. de 2025 às 10:27, Walter Nunes <opco...@gmail.com> escreveu:
Mas em 2000 ainda tinha a Digimer (do RS) funcionando, poderiam ter oferecido (...)
Vou fazendo atualização: trata-se duma bolha mesmo. Nem tem o que falar mais.(....)
Em sex., 19 de dez. de 2025 às 10:56, motorolars <motor...@gmail.com> escreveu:
Sinceramente, acho que "retrotrecos" não tem o mesmo alcance que vinil, CDs , etc.
Tá caro pagar aluguel pra algo tão "de nicho". Fora que é uma bolha (ao meu ver) , (...)
Eu acrescentaria: vale adaptação/patches aos softs do TR e MSX2+ mirando 2 e 1 e coleco/SVI/SG/ SMS/MD para manter o legado do Castle, Goonies, Eggerland, Goody, Kaleidoscope, Titanic, Zanac enfim para desbolhar a quem não conheceu.
(...) deixar rodando em vitrine (e um folheto ao lado explicando). Há sim gente que se entusiasma com micrinhos nesses dias.
Ah, meu portatinho foi fusilado pelo carregador turbo
(...)Deveríamos a meu ver aprender como baixar custo, pra nossas criações e tornar acessíveis a mais gente.