Pintar um Expert não é uma tarefa muito complexa.
Sou certificado pelo Senai em pintura automotiva, vou dar aqui meus R$ 0,5.
Material (todo material é para uso automotivo):
- 1 lata spray de prime (o ideal seria prime PU, porém não existe em formato spray)
- 2 latas spray de tinta ao gosto de cada um
- 1 lata spray de verniz (não é obrigatório, tem gente que prefere fosco)
- 1 lata de desengraxante
- 1 lata de massa poliéster (caso haja imperfeições onde o prime não cobrir)
- lixa 120, 400, 800 e 1200
- 1 lata pequena de thinner
- Estopa ou flanela(s)
Procedimentos:
0- Trabalhe em um ambiente bem iluminado, SEM VENTO, se possível sem poeira (você pode molhar o chão) e caso não tenha uma estufa, o lugar deve ser aberto (tintas e vernizes são tóxicos)
1- Remover a tinta velha com removedor thinner
2- Limpe a superfície com estopa ou flanela limpa embebida de desengraxante
3- Procure imperfeições na chapa, caso haja, use em pequenas partes de massa poliéster (misturando 1 parte de massa com 0,01 de catalizador). Aplique uma camada fina na imperfeição e espere no mínimo 45m a secagem (seca bem rápido).
4- Lixe usando um taco com a 120 para desbastar o excesso de massa, depois 400, depois com água, lixe 800 até tirar as marcas das outras lixas e finalize com água também e a lixa 1200.
5- Limpe novamente a superfície com estopa ou flanela limpa embebida de desengraxante
6- Aplique o prime, duas demãos já são suficientes para sumir com as imperfeições (caso o processo de lixamento tenha sido bem feito). O tempo de aplicação entre demãos, deve ser de no mínimo 15 min, que é o tempo de secagem ao toque do prime.
7- Volte a lixar com a 400 e depois com água e a 800 e depois 1200 pra deixar a superfície lisa.
8- Limpe novamente a superfície com estopa ou flanela limpa embebida de desengraxante. Lembre-se de verificar se tem pelos ou poeira na superfície, porque agora é a hora de pintar.
9- Aplique a tinta em um papelão para treinar a distância do bico até a superfície (mas não gaste muita tinta com isso, lembre-se, vc vai precisar). A ideia é acertar a distância para não escorrer no momento de pintar a chapa.
10- Aplique a tinta em movimentos horizontais completos (extremidades da chapa) com o bico apontado para a superfície em 90º (não sei se me faço entender). Evite de "deitar" a lata, sempre que possível deixe a lata "em pé".
11- Não economize em tinta, mas não exagere para não escorrer, a cobertura também depende do gosto de cada um. Aguarde no mínimo 30 minutos para secagem ao toque e 4 horas entre demãos
12- Depois da última demão, aguarde 4 horas para aplicar o verniz. Aplique quantas demãos forem necessárias num intervalo de 15 minutos entre demãos
13- No dia seguinte, lixe na água com a lixa 1200 só pra remover uns micros caroços de verniz da superfície.
14- (opcional) use uma pasta de polir para "chamar no brilho
Usando o material líquido em spray facilita, suja menos e não faz tanta bagunça, já que a chance disso ser pintado em casa é grande.
Essa pintura, se resume às peças metálicas, pelo que me lembre, só a tampa do gabinete, caso haja necessidade de pintar plástico, aí muda o material e a maneira de pintar.
Acho que é isso, caso tenha outras dúvidas, só me chamar.