Data: 29 novembro , 2012
Na próxima segunda-feira,3, acontecerá nas duas unidades do Hospital Universitário da UFJF uma consulta pública sobre a adesão ou da UFJF à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Poderão votar os docentes das unidades acadêmicas representadas no Conselho Diretor do HU que exerçam atividades docentes, assistenciais e de preceptoria no Hospital Universitário, que estejam discriminadas em seus respectivos planos de trabalho (PIT); discentes das unidades acadêmicas, regularmente matriculados no estágio obrigatório com carga horária no HU; residentes dos programas de residência médica, multiprofissional, dos programas de formação profissional na área da saúde, em economia e administração e os servidores técnicos administrativos em educação, lotados no HU, além de discentes de aulas práticas”.
A votação acontecerá das 06h30min às 20h00min horas, na entrada principal da unidade Santa Catarina (térreo) e de 07h às 18h na entrada de funcionários da unidade do bairro Dom Bosco (subsolo). A realização do plebiscito foi antecedida pela realização de três debates, dois no HU/UFJF, nos dias 22 e 26 de novembro, e o último foi realizado nesta quinta-feira, 29,auditório do Centro de Ciências da Saúde, Campus da UFJF e contou com a participação do Defensor Público da União, Pedro Teixeira Grossi e da Scertária Geral da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes), Marina Barbosa Pinto. Ao abir o evento, o Diretor Geral do HU/UFJF, Dimas Augusto Carvalho de Araújo, destacou a importância de todos os que têm direito a voto comparecerem às urnas na próxima segunda-feira.
Para a professora Marina Barbosa é fundamental garantir os princípios democráticos na discussão com base nos debates coletivos e ressaltou que o debate sobre a EBSERH está incluído na luta nacional, porém, é importante inserir o debate que envolve diretamente o HU na pauta institucional da UFJF em função das repercussões no ensino, pesquiso, extensão e assistência. Já Pedro Grossi abordou alguns aspectos jurídicos da empresa e suas consequências práticas. O debate contou com a participação de assessores do gabinete do Reitor Henrique Duque, representantes da Associação dos Professores de Ensino Superior (Apes), Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintufejuf), Comitê em Defesa do HU/UFJF, funcionários, residentes e alunos e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). De acordo com a estudante Larissa Moreira, o DCE também fará uma consulta pública aos alunosd da área de saúde da UFJF sobre o assunto.
O objetivo da realização dos debates foi o de esclarecer a comunidade sobre as implicações da pré-adesão ou não a EBSERH, e se discutir sobre a possibilidade de manutenção do HU como Hospital de Ensino, Pesquisa e Assistência, referência na macrorregião, caso opte-se pela não adesão. Os mesmos buscaram promover o voto consciente e foram sugeridos pela Comissão Eleitoral implantada no dia 2 de outubro. A comissão, formada por representantes dos docentes, Angela Maria Gollner, discentes, Daniel Lopes de Oliveira e técnicos administrativos em educação, José Fanias, tem como função organizar o plebiscito e manter transparência no processo.
De acordo com as normas, a votação será apurada na noite de segunda-feira, no auditório Gilson Salomão, e a apresentação dos resultados ao Conselho Diretor do HU acontecerá no dia seguinte,4, que, posteriormente, irá encaminhá-la ao Conselho Superior da UFJF.