Como muitos já devem saber, a Cannonical lançou uma nova versão do Ubuntu, e como tradição, a cada 2 anos no mês de Abril eles lançam uma nova versão LTS (a última foi a 14.04 lançada em Abril de 2014). Instalei ele no meu PC, e como não podia deixar de conferir, já fiz um teste do
ASP.NET Core nele.
Primeiro de tudo, segui boa parte do guia oficial da Microsoft, seguindo os passos recomendados para Debian e Ubuntu:
http://docs.asp.net/en/latest/getting-started/installing-on-linux.htmlA única coisa que eu fiz diferente foi usar a libuv que o próprio Ubuntu disponibiliza, que agora é a versão 1.8.0 - a mesma que o Kestrel exige, e que no guia da Microsoft eles recomendam que seja compilada, pois nem o Debian e nem o Ubuntu disponibilizavam a versão mais recente. Só que ainda assim, é preciso criar um link simbólico pro Kestrel reconhecer a libuv do repositório.
Basicamente, ignore a seção "Install Libuv" do guia oficial e digite apenas esses comandos:
$ sudo apt-get install libuv1
$ cd /usr/lib/x86_64-linux-gnu/
$ sudo ln -s libuv.so.1 libuv.so
Note que o único adicional em relação ao libuv original é que por padrão ele não cria esse link para libuv.so, então eu só criei ele manualmente e o Kestrel passou a encontrar a biblioteca do repositório. No geral, rodou tudo ok por aqui.
Outra observação é que eu só usei o .NET Core via Mono, já que o CoreCLR da Microsoft só tem pacote pronto pro Ubuntu 14.04, e no teste preliminar que eu fiz existem umas dependências quebradas. No momento eu não pretendo testar o CoreCLR aqui, mas aparentemente o Mono está rodando tudo muito bem, apenas instalei o pacote mono-complete (essencial) e alguns pacotes referentes ao XSP 4 e ao Monodevelop (opcionais, sem relação direta com o .NET Core).