Exercícios FTP

43 views
Skip to first unread message

Ewerton

unread,
Oct 19, 2010, 11:10:08 PM10/19/10
to Monitoria TP 2010 2
Alguém sabe me dizer como eu vejo se um arquivo foi dividido e qual
mecanismo utilizado ?

e também como vejo se foi utilizado algum mecanismo para evitar
timeout?

(questões b e c )

Fernando Magalhães

unread,
Oct 20, 2010, 8:27:18 PM10/20/10
to monitoria...@googlegroups.com
Oi Ewerton,

Para verificar se um arquivo foi dividido, pesquise sobre os comandos do FTP utilizados para recuperar um arquivo do servidor. No log é possível verificar comandos do protocolo FTP na conexão de controle (porta 21) que abrem uma conexão de dados (na porta 20) e começam a transmitir os arquivos. Essa é uma forma de verificar se houve divisão de arquivos, analisando o comando utilizado e como ocorreu a transmissão na conexão de dados.

Quanto ao mecanismo para evitar timeout, existem comandos que os softwares de FTP podem utilizar apenas para manter a conexão ativa. O próprio protocolo FTP possui comandos que não fazem nada exceto manter a conexão ativa. Procure pela existência desses comandos nos logs.

Abraço,

Fernando

Ewerton

unread,
Oct 20, 2010, 8:56:38 PM10/20/10
to monitoria...@googlegroups.com
Acho q o dá divisão dos arquivos eu já entendi.
O professor falou na última aula do MSS.
Isso é definido alguma hora no [SYN] [ACK,SYN] [ACK] antes de iniciar o FTP.
E pelo q entendi o MSS é = 1460 bytes como o aguiar deu de exemplo...

Mas sobre o time out não estou conseguindo achar nada...
Não sei quais são os comandos pra evitar timeout nem do software de
FTP e nem do protocolo FTP. E não estou achando no livro e nem nas
trasparências...

Pode dar um ajuda mais específica ?


--
Abraços.
Ewerton

Pedro Rocha

unread,
Oct 20, 2010, 9:07:21 PM10/20/10
to monitoria-tp-2010-2

Ewerton

unread,
Oct 20, 2010, 9:24:23 PM10/20/10
to monitoria...@googlegroups.com
Vc chegou a ler o q está escrito nessa página ?
Tem algo falando sobre time-out ?


--
Abraços.
Ewerton

Pedro Rocha

unread,
Oct 20, 2010, 9:25:28 PM10/20/10
to monitoria-tp-2010-2
Você chegou a ler o que está escrito nessa página?

Eu a estou usando para consultas...

2010/10/20 Ewerton <ewerto...@gmail.com>

Fernando Magalhães

unread,
Oct 20, 2010, 9:26:54 PM10/20/10
to monitoria...@googlegroups.com
Cuidado, MSS = Maximum Segment Size, não tem a ver com o protocolo FTP. O MSS é uma opção do protocolo de transporte TCP que especifica o tamanho máximo do segmento que pode ser transmitido. Se a informação a ser transmitida for superior a esse tamanho, ocorrerá fragmentação dos segmentos. Todas as perguntas são com respeito a camada de aplicação, nesse caso ao protocolo FTP. Abstraindo de fragmentação em nível de transporte, como ocorreu a transferência dos arquivos? Foi contínua e sequencial ou houve alguma divisão?

Sobre o timeout, o link que o Pedro Rocha passou ajuda muito. De uma olhada naqueles comandos do FTP, existem comandos específicos para evitar o timeout da conexão. Verifique se esse comando aparece em algum log e isso servirá como justificativa para a resposta da questão.

Luís Felipe Lacerda

unread,
Oct 20, 2010, 11:52:49 PM10/20/10
to monitoria...@googlegroups.com
Eu devo estar cego... não consigo achar esse comando
--
-----------------------------------------------
  Luís Felipe M. M. Lacerda
          bif...@gmail.com
-----------------------------------------------

Kaiser

unread,
Oct 21, 2010, 12:06:57 AM10/21/10
to Monitoria TP 2010 2
Talvez esse diagrama aqui possa esclarecer alguma coisa sobre um
típico "workflow" ftp -> http://www.eventhelix.com/RealtimeMantra/Networking/FTP.pdf

Abraço,
Ronald Kaiser

On 21 out, 01:52, Luís Felipe Lacerda <bif...@gmail.com> wrote:
> Eu devo estar cego... não consigo achar esse comando
>
> Em 20 de outubro de 2010 23:26, Fernando Magalhães <
> fernandomagalhaes2...@gmail.com> escreveu:
>
>
>
> > Cuidado, MSS = Maximum Segment Size, não tem a ver com o protocolo FTP. O
> > MSS é uma opção do protocolo de transporte TCP que especifica o tamanho
> > máximo do segmento que pode ser transmitido. Se a informação a ser
> > transmitida for superior a esse tamanho, ocorrerá fragmentação dos
> > segmentos. Todas as perguntas são com respeito a camada de aplicação, nesse
> > caso ao protocolo FTP. Abstraindo de fragmentação em nível de transporte,
> > como ocorreu a transferência dos arquivos? Foi contínua e sequencial ou
> > houve alguma divisão?
>
> > Sobre o timeout, o link que o Pedro Rocha passou ajuda muito. De uma olhada
> > naqueles comandos do FTP, existem comandos específicos para evitar o timeout
> > da conexão. Verifique se esse comando aparece em algum log e isso servirá
> > como justificativa para a resposta da questão.
>
> > Em 20 de outubro de 2010 22:56, Ewerton <ewerton.ra...@gmail.com>escreveu:
>
> > Acho q o dá divisão dos arquivos eu já entendi.
> >> O professor falou na última aula do MSS.
> >> Isso é definido alguma hora no [SYN] [ACK,SYN] [ACK] antes de iniciar o
> >> FTP.
> >> E pelo q entendi o MSS é = 1460 bytes como o aguiar deu de exemplo...
>
> >> Mas sobre o time out não estou conseguindo achar nada...
> >> Não sei quais são os comandos pra evitar timeout nem do software de
> >> FTP e nem do protocolo FTP. E não estou achando no livro e nem nas
> >> trasparências...
>
> >> Pode dar um ajuda mais específica ?
>
> >> On 10/20/10, Fernando Magalhães <fernandomagalhaes2...@gmail.com> wrote:
> >> > Oi Ewerton,
>
> >> > Para verificar se um arquivo foi dividido, pesquise sobre os comandos do
> >> FTP
> >> > utilizados para recuperar um arquivo do servidor. No log é possível
> >> > verificar comandos do protocolo FTP na conexão de controle (porta 21)
> >> que
> >> > abrem uma conexão de dados (na porta 20) e começam a transmitir os
> >> arquivos.
> >> > Essa é uma forma de verificar se houve divisão de arquivos, analisando o
> >> > comando utilizado e como ocorreu a transmissão na conexão de dados.
>
> >> > Quanto ao mecanismo para evitar timeout, existem comandos que os
> >> softwares
> >> > de FTP podem utilizar apenas para manter a conexão ativa. O próprio
> >> > protocolo FTP possui comandos que não fazem nada exceto manter a conexão
> >> > ativa. Procure pela existência desses comandos nos logs.
>
> >> > Abraço,
>
> >> > Fernando
>
> >> > Em 20 de outubro de 2010 01:10, Ewerton <ewerton.ra...@gmail.com>

Fernando Magalhães

unread,
Oct 21, 2010, 6:28:22 AM10/21/10
to monitoria...@googlegroups.com
Esse site também ajuda a responder essa questão. Trata-se de uma configuração do lado de um servidor FTP para não permitir que o cliente envie comandos para manter a sua conexão viva.

http://help.globalscape.com/help/eft6/allowing_or_disallowing_the_noop_command.htm

Abraços!
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages