Dúvidas no primeiro grupo de slides (Princípios de Comunicação)

8 views
Skip to first unread message

Mariam Afonso

unread,
Sep 27, 2010, 4:58:13 PM9/27/10
to Grupo de TP
Oi, pessoal!

Estou com dúvidas nos slides sobre comunicação síncrona, se alguém puder me ajudar, agradeço! =D

- Só é usada a codificação manchester?
- Entendi que a codificação binária, em especial, não poderia ser usada, porque não haverá as transições no sinal. É isso mesmo?
- O que são os "quadros" citados no slide 27, Princípio Básico em Transmissão Serial Síncrona? Além disso, esse princípio de aplica a todo tipo de comunicação síncrona?

Abraços,
Mariam

Fernando

unread,
Sep 27, 2010, 10:20:39 PM9/27/10
to Monitoria TP 2010 2
Olá, tentando responder algumas perguntas:

- Só é usada a codificação manchester?

Não, diversas codificações podem ser utilizadas. Posso variar a
amplitude do sinal, a frequência do sinal ou a fase do sinal para
representar os bits. Existem outras codificações além da Manchester
como a NRZ (Non-Return to Zero), a Manchester Diferencial, a 4B/5B,
etc. É importante que a codificação utilizada seja conhecida tanto
pelo transmissor quanto pelo receptor antes de qualquer transmissão.
Apesar da codificação Manchester não ser a única possível, ela é a
codificação utilizada no Ethernet 10Base T (Ethernet a 10 Megabits por
segundo).


- Entendi que a codificação binária, em especial, não poderia ser
usada, porque não haverá as transições no sinal. É isso mesmo?

Eu não tenho certeza se o fato de nem sempre haver transições no clock
seria um impedimento para utilizar essa codificação. Se a informação a
ser transmitida for uma sequencia grande de 0s ou 1s, o meio físico
vai ficar bastante tempo em nível lógico baixo ou em nível lógico alto
e não haverá transições. Isso é sempre ruim porque dificulta a
detecção de erros na transmissão além de dificultar a sincronização do
clock do transmissor e do clock do receptor. Esses problemas não
ocorrem com a codificação Manchester porque ainda que a informação
seja uma sequencia grande de 0s ou 1s, sempre haverá transições, o que
também facilita a sincronia entre transmissor e receptor.


- O que são os "quadros" citados no slide 27, Princípio Básico em
Transmissão Serial Síncrona? Além disso, esse princípio de aplica a
todo tipo de comunicação síncrona?

Quadro é o nível de informação da camada de enlace. Dados gerados
pelas aplicações percorrem diversas camadas como: Aplicação,
Transporte, Rede, Enlace e Física quando são finalmente transmitidas
ao meio físico. Uma série de informações são adicionadas ao dado
original conforme este percorre as diferentes camadas
(encapsulamento). O pedaço de informação pode receber diferentes nomes
de acordo com a camada em que se encontra como por exemplo:

Aplicação - Dado
Transporte - Segmento
Rede - Pacote
Enlace - Quadro
Física - Bits

Acredito que a técnica do bit stuffing seja utilizado em todo tipo de
comunicação síncrona para evitar que o flag utilizado para delimitar
os quadros apareça nos dados transmitidos, o que poderia gerar
problemas para identificar quando se trata de um dado e quando se
trata do final de um quadro.

Espero ter ajudado, abraços!

Fernando

Mariam Afonso

unread,
Sep 27, 2010, 11:25:40 PM9/27/10
to monitoria...@googlegroups.com
Poxa, Fernando, mto obrigada! Com certeza me ajudou! =D

Abraços,
Mariam
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages