Tênue Linha
Não sabemos até onde uma imagem pode nos conduzir. Através dela mergulhamos na diversidade perturbadora do universo – incertos sobre a possibilidade de retornar e ignorando que o pior caos se esconde no íntimo da alma. Quando agem como espelho, fotografias nos permitem tatear, vez ou outra desvendar, regiões profundas e sombrias do (nosso) interior. Queremos aprisionar a imagem, queremos conhecê-la, mas podemos nos apavorar ao nos aproximarmos dela. Eis o destino da eterna busca que pode culminar numa eterna fuga.
Tênue Linha apresenta uma série de imagens inéditas feitas entre 2012 e 2013 durante caminhadas do fotógrafo por Nova York (EUA), Berlim (Alemanha), Kigali (Ruanda) e Havana (Cuba) – quatro locais onde a vida mudou repentinamente em função de eventos históricos de impacto amplo e profundo. Marcos de um antes e depois que descortinam nossa vulnerabilidade, revelam-nos suscetíveis às linhas com que tecemos o destino. “Estas fotos representam a total refutação do estado de controle”, previne o fotógrafo.
Arte e documentação transitam acima de teorias e correntes que tentam empurrá-las para “o lado certo”. Ao rastrear resquícios de acontecimentos, a fotografia não cria vítimas nem algozes, não absolve nem condena o homem: fala sobre ele. Não o mostra mais feliz ou infeliz do que é: reconstrói-lhe a imagem e a forma como ela se delineia no confronto com o tempo e a experiência.
A partir de ecos que ressoam em si, Érico procura desdobramentos de eventos inventados por nós, humanidade – porque também lhe pertencem. A construção de um muro que dividiu Berlim durante a Guerra Fria; um genocídio que tirou mais de 1 milhão de vidas em 100 dias em 1994 (Ruanda); a revolução que reescreveu a história de uma nação em 1959 (Cuba); e, em 2001, os atentados às torres de Nova York transmitidos pela TV em todo planeta. Fatos que marcaram não só os locais onde ocorreram, mas o mundo inteiro – inclusive o meu e o seu.
Apesar dos riscos inerentes, a viagem enriquece a vida e ajuda a transpô-la. Tênue Linha é uma jornada fotográfica por rastros de episódios históricos que sinalizaram a alternância entre ordem e caos na existência coletiva e individual. Personagem e documentarista, o fotógrafo viaja para dentro e fora de si com olhar livre e uma câmera nas mãos. A viagem se completa aqui, onde oferece os achados de uma intensa busca, tão íntima e tão comum a todos nós.
Paula Diniz
DOC Galeria apresenta:
Exposição Tênue Linha do fotodocumentarista Érico Hiller em São Paulo.
Eventos históricos afetam a eternidade. As fotos mostram locais onde a vida mudou repentinamente em função de um evento histórico de amplo impacto. Entre 2012 e 2013 o fotógrafo visitou Nova York (EUA), Berlim (Alemanha), Kigali (Ruanda) e Havana (Cuba). A exposição tem curadoria da jornalista Paula Diniz (ONZE Cultura).Local: DOC Galeria - Rua Aspicuelta, 662, Vila Madalena, São Paulo.
Abertura: 12 de novembro, terça-feira, a partir das 19h - todos convidados!
Período: 13 de novembro a 7 de dezembro.
Apoio: ONZE Cultura
Doação - Uma das obras a venda na exposição terá 100% do valor revertido para o projeto Saúde & Alegria (Amazônia).
Para mais informações, clique na imagem abaixo ou acesse www.onzecultura.com.br .
--
Paula Diniz
Tênue Linha - Eventos históricos afetam a eternidade.
O email não está aparecendo corretamente?Veja pelo navegador.
Tênue Linha - exposição fotográfica
![]()
A DOC Galeria convida para a exposição Tênue Linha do fotodocumentarista Érico Hiller com curadoria da jornalista Paula Diniz (ONZE Cultura).
Tênue Linha é um trabalho sobre locais onde a vida mudou repentinamente em função de um evento histórico de amplo impacto. Entre 2012 e 2013 Érico visitou Nova York (EUA), Berlim (Alemanha), Kigali (Ruanda) e Havana (Cuba).
Sobre o tema da mostra, ele diz: “Todos nós temos nossas tênues linhas, nossos limiares. Este trabalho é uma tentativa de dar eco aos desdobramentos de eventos inventados por nós, humanidade, como a construção de um muro que dividiu Berlim durante a Guerra Fria (Alemanha); um genocídio que tirou mais de 1 milhão de vidas em apenas 100 dias em 1994 (Ruanda); a revolução que reescreveu a história de uma nação em 1959 (Cuba), e em 2001, os atentados terroristas vistos a olhos nus pelos cidadãos de Nova York e transmitidos pela TV em todo o mundo, cujas feridas ainda estão cicatrizando.”
Exposição Tênue Linha
Local: DOC Galeria - Rua Aspicuelta, 662, Vila Madalena, São Paulo.
Abertura: 12 de novembro, terça-feira, 19h
Período: 13 de novembro a 7 de dezembro
Realização: DOC Galeria
Apoio: ONZE Cultura
![]()
Copyright © 2013 ONZE Cultura, All rights reserved.
ONZE Cultura - Saber e Inspiração
unsubscribe from this list | update subscription preferences
This email was sent to pa...@onzecultura.com.br
why did I get this? unsubscribe from this list update subscription preferences
ONZE Cultura · Av. Brigadeiro · Luis Antonio · Sao Paulo, Sp 0 · Brazil
![]()