Questao Thierry 22/6/2012

Joao Meidanis

to mo405
Caro Thierry,

Questao interessante, mas acho que tanto B quanto D sao corretas.
Descarto.

--
Joao Meidanis IC-UNICAMP
Institute of Computing Av. Albert Einstein, 1251

Thierry Moreira

to mo405_...@googlegroups.com
Nenhum grafo possui número de interseção (n²-n)/2. O livro fala em algum teorema que era chão de n²/4.

2012/6/23 Joao Meidanis <meid...@ic.unicamp.br>

--
Thierry P. Moreira

Joao Meidanis

to mo405_...@googlegroups.com
Colega Thierry,

Boa observacao. Vamos trabalhar um pouco com logica. Um de nos dois pode
estar comentendo um engano.

Ok, entao nao existem grafos com numero de interseccao tao grande. Ate'
ai', concordamos. Entao sua alternativa D pode ser reescrita como:

Um grafo de n vertices e' intervalar se (FALSO)

pois concoradmos que afirmacao que vem apos o "se" e' sempre falsa.
Ou entao:

se (FALSO) entao G e' intervalar

Das minhas parcas aulas de logica eu me lembro ... parece que tinha uma
coisa que falava que FALSO implica em qualquer coisa. E', acho que e'
isto mesmo. Voce teve aulas de logica, colega Thierry? Lembra-se de
falarem algo sobre isto?

Bem, de acordo com o que eu me lembro, esta alternativa como um todo seria
verdadeira, apesar de (e justamente por) o antecedente ser falso. Voce
poderia ate' colocar

Um grafo de n vertices NAO e' intervalar se (FALSO)

que a alternativa continuaria correta. Veja la' seus apontamentos e me
diga, colega Thierry, se estou COMENBOL (abreviatura carinhosa para
COMENdo BOLa).

--Joao

Thierry Moreira