Ata da questão 8.2.6

Lucas Oliveira

to mo405_...@googlegroups.com
Segue anexo a ata da questão 8.2.6.
Resolvi fazer uma prova diferente daquela vista em aula mostrando que Uk,n com 2 <= k <= (n-1) não é um matróide gráfico.
Se a prova estiver correta a resolução da ata fica auto-contida pois eu não uso nenhum resultado externo.
Se não, valeu a tentativa.

[]s
Lucas

8.2.6.zip

Joao Meidanis

to mo405_...@googlegroups.com
Caro Lucas,

Seu esforco valeu a pena. Gostei muito do resultado. Excelente! Eu dei
umas mexidinhas pequenas, tentando melhorar o argumento. Espero ter
conseguido.

Uma coisa que eu mudei foi o seguinte. Na primeira parte, G_1 a G_4 sao
grafos, mas na segunda parte eles sao tratados mais como classes de
grafos do que como grafos em si. Pode condunfir o leitor. Resolvi
formalizar isto, citando explicitamente as classes (criei nomes para elas)
e dizendo que G_1 a G_4 sao grafos destas classes, na primeira parte. Na
parte final, usamos apenas as classes e nao os grafos. Esta foi grande.

Ademais, o argumento final sobre U_k,n nao ser grafico ficou um pouco
embolado, tem arestas paralelas, mas nao tem, e ai' tem de novo, e da' uma
contradicao ... sei la', achei que estava mais envolvido do que precisava.
Tentei simplificar.

Por fim, na parte final, voce nao cita explicitamente o lugar onde sao
usadas as hipoteses que G' nao e' formado so' de loops, e nao e' formado
so' de arestas paralelas. Resolvi explicitar isto tambem.

No todo, tirei dois pontos, um pela grande e meio por cada uma das
pequenas. Que bom que voce mandou os fontes, assim pude deixar da forma
como acho que fica melhor.

Sua nota sera' 8,0 (oito).

--Joao

--
Joao Meidanis IC-UNICAMP
Institute of Computing Av. Albert Einstein, 1251