Dica p/ Proteção contra Raio - Rede

Mário Prates Neto

to micro-s...@googlegroups.com

Pessoal,

Estou com uma situação num cliente em que caiu um raio e queimou diversos equipamentos pela rede, inclusive o modem da internet e algumas portas no switch. Meu problema é que foi levantado a questão do que poderia ser feito para que não acontecesse mais isso (desconsiderando fator humano, ou seja, tirarem da tomada) e dentre o básico que seria verificar o aterramento (que tem mais de 20 anos que foi feito), não consegui imaginar muita coisa.

Estou separando entre proteger pela rede elétrica e pela rede de dados. Dando uma pesquisada, encontrei um negócio chamado DPS (nunca tinha ouvido falar) que existe tanto para a rede elétrica (um eletricista deve saber e poderá instalar) quanto para a rede de dados. Porém na rede de dados, não entendi corretamente o funcionamento dele. Pelo que pesquisei ele seria individual para cada cabo de rede e o preço é bem salgado pelo que vi (R$ 80,00 x 26 pontos = R$ 2080,00).

No caso alguém poderia me explicar como isso funcionaria e se seria eficiente mesmo?

Ele só tem individual para cada cabo de rede mesmo ou tem um que fosse tipo um patch panel?

Existe patch panel que tenha proteção contra raio, ou ao menos um fusível contra surto?

Existe alguma outra coisa que poderia ser colocado lá para proteger a rede de dados? E talvez a rede elétrica mesmo?

Ah, mais uma última dúvida, que na verdade é algo que fico em dúvida há muito tempo. Lá por exemplo, queimou o modem, “normal”, veio pela linha telefônica. Saindo do modem, é ligado num roteador (que não queimou) e depois ligado no switch. O switch queimou algumas portas e também a placa de rede (rede onboard) dos micros aos quais estavam ligados nessas portas. Queria entender só como que queima algumas portas somente, tipo, vem por onde o efeito do raio? Do switch para o micro? Do micro para o switch? Tipo, é uma dúvida besta, mas q fiquei curioso para entender e não achei nada no google explicando.

Abraços

Mário

Cada Dia Melhor

to micro-s...@googlegroups.com
fala Mario
/um pouco tardio ( a crise esta fazendo ir as ruas no corpo a corpo)
vamos ver se tiramos algumas dúvidas  ( e criamos novas)
o Raio é uma explosão  de tensão e corrente que procura o caminho mais fácil ( menor resistência) para chegar ao terra
a eletricidade é a transferência de elétrons por meio metálico

quando as descargas por estática ( o raio) vem eles se propagam por meio metálico pelo caminho mais fácil ao terra, então o motivo de queimar determinadas portas ou equipamentos.
sim já varias vezes simplesmente troquei a porta do divisor de rede e não condenei o equipamento, lógico homologando os demais pontos para ver se não tem perdas ( me pergunte como   merchand aqui ) mas o ideal é pressionar a seguradora para trocar tudo novo.
proteções

Pela rede elétrica há transformadores isolados ( o primário e separado do secundário fisicamente) que atenua, aliado ao para raios

as DPS são boas, mas atenuam, em caso de raio, sempre perde alguma coisa,
elas funcionam como um circuito que quando percebe o surto de corrente e tensão jogam para o aterramento toda a tensão

os aterramentos

eu sou excêntrico e sempre cobro dos meus parceiros aterramentos separados da rede elétrica e da rede de dados e equipamentos e a separação física das hastes deve ter no mínimo o dobro da distancia de seu comprimento, por exemplo se a haste tem 2m então a outra haste deve estar no mínimo a 4 m de distancia
quando verificar a instalação do aterramento confira se a tensão entre o aterramento e o neutro da rede elétrica não ultrapasse a 5v ( aterramento ineficiente) ( nada de dar trela para eletricistas que dizem que colocam barra de 5m ....
as vezes 10cm no é mais eficiente se respeitada algumas regras

as vezes quando queima um equipamento como o modem e não queima o seu sucessor, há duas hipóteses o equipamento tinha proteção ( de boa qualidade)  ou passou tão rápido que ele não percebeu, também com duas outras hipóteses que é  a continuidade do raio pela rede ( que certamente queimara outros posteriores) ou a dissipação elétrica por proteções internar,
no caso este equipamento deve-se conferir os varistores ( que não muda em nada o funcionamento, mas não terá próxima vez)
bem estamos ai ...

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Micro Solution" dos Grupos do Google.