Backup x Máquina virtual

Eduardo Gomes de Santana

to micro-s...@googlegroups.com
Boa tarde pessoal.

Uma dúvida.
Tem como eu fazer uma VM do meu PC.
Gostaria de gerar uma instalação idêntica mas dentro de uma VM.

É possível?

Andrei Luís

to micro-s...@googlegroups.com
Boa tarde,

Sim, basta fazer uma cópia da pasta onde está a VM. Antes de copiar, desligue a VM.

[]s
Andrei

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Micro Solution" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para micro-solutio...@googlegroups.com.

Eduardo Gomes de Santana

to micro-s...@googlegroups.com
Boa tarde Andrei!
Hoje eu não tenho uma VM.
Tenho uma instalação normal do Windows 10 no meu PC e gostaria de fazer desta instalação uma VM.
Gostaria de saber qual software faz a transformação de uma instalação normal e joga para uma VM.

achei o artigo abaixo:
https://www.tecmundo.com.br/maquina-virtual/4801-crie-uma-maquina-virtual-a-partir-do-sistema-operacional-presente-no-computador.htm
Só que o software( Paragon Go Virtual) é pago, será que tem um free?

Muito obrigado

Andrei Luís

to micro-s...@googlegroups.com
Opa, desculpa, li rápido e falei bobagem. Acho que a solução seja fazer o que o Samir falou, uma imagem da sua máquina e restaurar numa VM, mas também acho que não vai funcionar. :-(

Veja o EaseUS Todo Backup.

[]s
Andrei

Eduardo Gomes de Santana

to micro-s...@googlegroups.com
Valeu Andrei, vou dar uma olhada.

Muito obrigado

Thiago Menezes

to micro-s...@googlegroups.com
não creio que funcione
todavia, se está precisando disso, vale a tentativa

Eduardo Gomes de Santana

to micro-s...@googlegroups.com
Obrigado Thiago

Ricardo Favarin

to micro-s...@googlegroups.com
Bom dia Eduardo e a todos aqui do grupo ...

Há tempos não respondo uma pergunta pq a solução apresentada por vcs é sempre campeã e funcional ... Estou respondendo essa, pq fiz esse trabalho que o Eduardo quer fazer para um cliente há menos de 1 mês ... Eu converti um WinXP e um Win98 (isso mesmo, Windows 98) em máquinas virtuais a partir de duas CPUs velhacas que o cliente tinha ...

Vamos lá Eduardo:

1.)
Eu usei/uso o pacote de ferramentas DLC Boot (tem pra baixar nesse link aqui: https://archive.org/details/DLCBoot2017V3.4Final_201712) ... Dentro desse pacote, na seção Disk Tools, tem o Partition Guru Pro

2.)
Ligue seu HD em outra máquina (via USB ou cabo SATA) e abra o Partition Guru dentro do DLC Boot ...

3.)
No PG (Partition Guru), selecione seu HD, clique com o botão direito, vá em "Create New Virtual Disk" e então escolha o formato do disco virtual (eu fiz no VMWare)

image.png

4.)
Qdo finalizar, pegue o aquivo gerado e use-o na sua nova máquina virtual, selecionando esse arquivo como disco principal..

No meu caso funcionou 100% ...

Um abraço a todos!

Eduardo Gomes de Santana

to micro-s...@googlegroups.com
Bom dia Ricardo!
Muito bom, obrigado pelo manual!
Vou tentar fazer.

Muito obrigado

Thiago Menezes

to micro-s...@googlegroups.com
guardei até no banco de tutoriais. mereceu
muito bom

Ricardo Favarin

to micro-s...@googlegroups.com
KKKKK Valeu Thiago!
image.png

Fabio Hiroki Takai Yamanaka

to micro-s...@googlegroups.com

Bom dia, faz tempo que não rolava perguntas nesse grupo que eu mal estava vendo os e-mails daqui hehehe

Legal, bom saber dessa solução aí. Teve uma vez que precisei fazer exatamente isso, pegar uma máquina funcional e transformar numa VM, na época usei a ferramenta da própria VmWare (https://www.vmware.com/products/converter.html) que converte o HD da máquina em um arquivo VHD, e depois subi a máquina pelo VmPlayer Player (free também), funcionou normalmente.

Quickly converts local and remote physical machines into virtual machines without any downtime. Simultaneous conversions enable large-scale virtualization implementations. Centralized management console allows you to queue up and monitor many simultaneous conversions, both local and remote, such as ...

Eduardo Gomes de Santana

to micro-s...@googlegroups.com
Obrigado Fábio pela dica.

Eduardo Gomes de Santana

to micro-s...@googlegroups.com
Bom dia pessoal!
Dando uma passeada pela web encontrei o programa "Disk2vhd" vc baixa ele, descompacta e manda executar, ele cria uma máquina virtual do seu computador, muito simples de usar.
Funcionou muito bem.
Tá ai mais uma dica.

Valeu pessoal!