Novo compartilhamento de arquivos do Windows 10

Mário L. Secco

to [hardbr], [WindowsHelpPT], micro-s...@googlegroups.com
Olá pessoal, esses grupos ainda existem? :-D

Depois de muito tempo vou recorrer às boas e velhas listas de discssão com dois problemas crônicos por aqui (vou mandar um segundo email).

Estou com problemas para compartilhar pastas (na verdade o HD inteiro) e arquivos entre meu desktop e o meu notebook, tem um terceiro computador na rede, mas só vou mexer nele depois que resolver a comunicação entre o PC e notebook.

Do PC para o notebook eu consigo tudo, enxergo o note, monto unidade de rede, mando arquivos para ele, apago arquivos no HD remoto e tudo mais.

No note sequer enxergo o PC. De vez em quando aparece as pastas de mídia.

Revi as configurações de compartilhamento de arquivos em ambos e esstão iguais.

Esse novo compartilhamento de arquivos e pastas do Windows 10 aparentemente ficou uma porcaria.

Alguma dica?

Obrigado.

Mário L. Secco

www.tetraspace.com.br

www.3dsecco.com.br

Skype/ mlsecco

Fabio Hiroki Takai Yamanaka

to micro-s...@googlegroups.com

Olá, o que exatamente você chama de compartilhamento novo do Windows 10? Eu costumo fazer como sempre fiz, compartilho a pasta, verifico as permissões e pronto. Em relação a compartilhar o HD inteiro, não aconselho, especialmente a raíz da unidade C e a pasta Windows, Appdata, ProgramData entre outras de sistema.

Aquela busca de micros quando você entra em Rede, pra mim nunca funcionou direito, seja no W7, 8 ou 10, mas, a priori pra aparecer naquela tela, ambos os micros devem estar no mesmo grupo de trabalho, e liberado no firewall do Windows também. No notebook, se você digita lá no "Executar", \\nome_do_PC, ele dá algum erro? Localiza o PC pelo menos? Pingar você consegue pingar? As vezes é só o firewall do Windows que está bloqueando, ou algum software de firewall caso tenha algum instalado.

to micro-s...@googlegroups.com
Olá Fabio.

Veja a resposta que eu recebi em outra lista para vc entender melhor:

A Microsoft tem se esforçado para fazer
do Windows 10 uma bomba... Comparado ao
Windows 7, o 10 melhorou em pouquissimos
pontos e piorou absurdamente em MUITO
mais aspectos (nem considero o pessimo
Windows 8 nesta comparacao).

Windows 10 ficou menos flexivel, muito
menos configuravel (muita coisa so é
possivel alterar usando policies ou
mexendo diretamente no registry) e
bem mais instavel. Ao menos nas minhas
maquinas.

Uma das coisas que piorou absurdamente
sao os constantes updates. Antigamente,
se o seu Windows funcionava bem, voce
nao mexia mais e pronto. Agora a Microsoft
está constantemente alterando o sistema,
e coisas que funcionam bem hoje, amanhã
podem se tornar uma fonte de problemas.

Foi exatamente o que aconteceu com a
feature de rede local e compartilhamento
de arquivos, que por mais de 20 anos
funcionou perfeitamente e, do nada,
parou de funcionar, coincidentemente
depois que removeram o Homegroup do
sistema na versao 1803 (um problema
que nao foi resolvido na versao 1809).

Ja pesquisei na internet, segui mil e
uma receitas envolvendo configuracoes,
registry, policies... e NADA resolveu.
As maquinas da rede simplesmente nao
sao mais capazes de "descobrirem" as
outras automaticamente.

A comunicacao entre elas so é possivel
se voce souber previamente o IP ou o
nome delas, e entao acessar pelo IP ou
pelo nome da outra maquina (por exemplo,
usando \\nomedomicro2\C).

MINHA SOLUCAO:

A rede de minha casa envolve 3 desktops,
e assim a solucao PORCA que eu adotei
foi criar no desktop de cada computador
um shortcut do File Explorer apontando
diretamente para os demais computadores
da rede.

Digamos que na sua rede cada computador
tenha os nomes Micro1, Micro2 e Micro3.
Voce entao cria 3 shortcuts \\micro1,
\\micro2 e \\micro3 no desktop de cada
um dos computadores, e quando precisar
acessar algum conteudo de Micro2, voce
clica no shortcut \\micro2.

Na imagem em anexo, é possivel ver parte
da tela do meu desktop, com os shortcuts
para as maquinas de nomes Rubens e HTPC.

É simples, funciona, mas tem o problema
da rede nao descobrir "sozinha" quando
novos computadores (diferentes desses 3)
sao conectados aa rede.

Mas como criar esses shortcuts? O jeito
é criar um shortcut para algum disco de
um computador X (digamos, \\micro1\C),
e entao editar as propriedades desse
shortcut e, na aba "shortcut", modificar
o campo "target" de \\micro1\c para
apenas \\micro1.

Os discos de "Micro1" precisam estar
shared (compartilhados) e com acesso
total de leitura e escrita granted
(concedidos) para "Everyone".

Em alguns casos, o simples fato de
compartilhar o disco com "Everyone"
fez a rede voltar a funcionar para
algumas pessoas. Nao foi o meu caso.

Minha solucao é porca e provisoria,
mas funciona para mim, ate a Microsoft
se dignificar a consertar definitiva-
mente esse problema em alguma futura
versao. Maldito Windows 10!!!

Mário L. Secco

www.tetraspace.com.br

www.3dsecco.com.br

Skype/ mlsecco

Samir

to micro-s...@googlegroups.com
Meu palpite quanto ao windows 10, realmente é uma porcaria para desktop, não sei qual foi o objetivo da MS ao criar esse windows.

Tem gente que gosta, não vou discutir, mas eu pessoalmente, procuro usar o windows 7, até quando vou comprar um note novo.

Eu vejo que esse sistema manda no usuário e não o contrário, senão estamos perdidos.

Abraços

Thiago Menezes

to micro-s...@googlegroups.com
obviamente não é a solução, mas, na empresa, metade do parque já usa linux e a outra metade ainda hey de mudar. além de reduzir os custos com a não maiis aquisição de licenças (que, diga-se de passagem, são absurdamente caras), acabaram os problemas de usuário curioso mexendo onde não sabe e fazendo o que não deve.
mas, voltando ao foco, antes disso tudo usava-se w7. na migração para w10 (que 90% fez automática), além dos problemas citados pelo pessoal, teve o agravante da queda surreal de desempenho das máquionas, que não são exatamente máquinas novas e virou um parto para iniciar. as que iniciavam, era uma missão conseguir abrir o menu iniciar.

w10, uso muito pouco e não recomendo. mas as novas máquinas vem empurrada goela abaixo e pessoal aceita sem questionar nada.
infelizmente, o mais novo não é o melhor. e olhe que eu nem sabia de todos os problemas que foram relatados sobre o sistema.

Livre de vírus. www.avast.com.

Livre de vírus. www.avast.com.

Samir

to micro-s...@googlegroups.com
É isso mesmo, essa atualização do windows 7 para o windows 10 foi empurrada, na época havia vários tutoriais disponível em como desabilitar o pedido de atualização.

Agora na real mesmo, a M$, pode começar a investir S.O na nuvens, como o google faz (chromebook).

Caso precise trabalhar offline, deixar uns programas como office instalado e quando tiver internet sincroniza tudo na web.

Assim acabaria com atualizações remotas.

Abraços
Samir Kafrouni
www.kafrouni.com.br

Fabio Hiroki Takai Yamanaka

to micro-s...@googlegroups.com

Então, é que eu já nunca fui muito adepto a usar a descoberta automática hahaha, então sou suspeito a falar qualquer coisa, sempre acessei as máquinas digitando diretamente \\nome_do_PC no Executar, seja, W7, 8 ou 10, ou criando atalhos no desktop ou mapeamentos de unidades, mesmo para clientes, e no W10 continuo fazendo dessa forma, ou no caso de domínio já mapeio via GPO.

Enviado: quinta-feira, 8 de novembro de 2018 10:33
Para: micro-s...@googlegroups.com

Mário L. Secco

to micro-s...@googlegroups.com
Pelo nome do PC (\\nomepc\...) funcionou.

Obrigado, pessoal.

Mário L. Secco

www.tetraspace.com.br

www.3dsecco.com.br