Célula Bateria Notebook

Mário Prates Neto

to micro-s...@googlegroups.com

Pessoal,

Tentei achar no google mas não encontrei. Tenho um notebook de uso próprio (deixo para minha sobrinha brincar), em que um dia bateu um cheirão característico de bateria quando vaza. É daquelas baterias que a célula fica exposta (porém dentro do note, tipo positivo / Philco) e nele constatei que uma das células estava com a aparência de oxidado na ponta e com aparência estranha mesmo (não sei explicar, mas tipo, estava diferente das outras 3 células).

Minha dúvida é, se eu só tirar essa célula que aparentemente vazou / está ruim e deixar no note só as outras 3 células, causa algum problema ou corro risco de queimar danificar algo? Tipo, não sei se estarei falando abobrinha, mas o note deve passar uma tensão suficiente para 4 células, daí tendo somente 3 células, a tensão que elas vão receber é maior do que deveria? Ou só vai ficar menos tempo ligado na bateria (ou seja, não causa nenhum dano)?

Obrigado

Mário

Cada Dia Melhor

to micro-s...@googlegroups.com
<------Por favor colegas ler e validar pelo menos o último paragrafo, quanto a retirada de todas as baterias:----->

Mario,

Não é possível afirmar qual alternativa é correta,
mas observe se a fonte esta trabalhando com mais temperatura
eu sempre prefiro dar manutenção

Para lhe dar mais certeza sobre a resposta poste o modelo e marca
na maioria dos casos das baterias, carregador trabalha para carregar as baterias e quando elas carregam a um circuito auxiliar que desliga o sistema de carga e a fonte alimente somente o note

na maioria dos casos a regulagem do carregador e dado pela diferença de tensão entre o carregador e a bateria, ou seja
mais ou menos assim

um conjunto com 4  baterias que tem como tensão final 12vcc, e 10ah, ( aprox 3vcc por modulo) o carregador percebe que a circulação de tensão deve parar bem próximo a tensão máxima da capacidade, se você diminuir a capacidade acumulativa das baterias, ou seja tirar um modulo, a tensão final do conjunto de baterias deverá ser 9vcc, assim o carregador deverá receber novo ajuste, ou sempre tentará colocar 12vcc em um modulo de 9vv, ( ele nunca conseguirá desligar, uma vez que ele desliga pela tensão) ( ou seja se a bateria tiver 11,8vcc ela ainda não acumula a quantidade de amperes que a bateria comporta)

O que esperamos que aconteça:

estufar as baterias
explosão

e não nunca ache que perguntar sobre segurança é falar abobrinha,

estes módulos são relativamente baratos, há uns três meses atras desmontei um pack de baterias de um positivo mobile e comprei as baterias na sta Efigênia por pouco mais de 15 reais. ( mas sabe que cada caso é um caso)

informação adicional

o sistema de carregadores automáticos, recebem uma regulagem inicial que devem se desligar quando chegam naquele patamar, nos notebook, este sistema normalmente é fora da fonte, uma controladora interna, após a fonte, ficando a fonte somente um sistema de retificação de corrente e redução da tensão

se tornamos impossível do sistema atingir este patamar, em primeiro a fonte trabalhará no ritmo máximo, e o sistema de carga receberá uma quantidade excessiva de carga provocando estufamento ou até o rompimento,

ATENÇÃO

 consultar o manual se há viabilidade técnica ou aguardar a confiração desta informação
 o que é viável nos casos é a retirada total do sistema de acumulo de carga, contudo deve reconhecer se neste sistema as baterias não tem funções adicionais como equilíbrio de carga.

Livre de vírus. www.avast.com.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Micro Solution" dos Grupos do Google.

Mário Prates Neto

to micro-s...@googlegroups.com

Muito obrigado pela explicação.

Vou providenciar a troca da bateria inteira (o conjunto) para não correr riscos.

--

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para micro-solutio...@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para micro-s...@googlegroups.com.