Neo bexiga e iSGLT2

Carla Gouveia

Feb 29, 2024, 3:48:08 AMFeb 29
to mgf-clinica@googlegroups com
Bom dia
Tenho um doente diabético medicado com iSGLT2 que foi diagnosticado com uma neo bexiga. Vai fazer curetagem da lesão em breve.
Devido à glicosuria e risco infeccioso, não faria sentido transitar pra outro antidiabetico oral nesta fase? Por exemplo iDPP4?

Em doentes diabéticos idosos, autónomos mas já com algumas dificuldades nas AVDs,  quando coloco ISGLT2 frequentemente têm candidiases e cistites (sintomaticas e muitas assintomaticas ou com sintomas gerais que depois investigo e são cistites). Nalguns deles, transito para iDPP4 também.

Como tem sido a vossa experiência?

Faz sentido apostar nos iSGLT2 (pela redução de eventos e mortalidade) em doentes idosos?

Obrigada

Carla Gouveia

Gonçalo Melo

Feb 29, 2024, 6:18:07 AMFeb 29
to mgf-c...@googlegroups.com
Olá, Carla.

Olha...eu não tenho a mesma experiência. Até agora, só tive 2 idosas a quem tive de interromper por ITU/Candidíase.
A questão é reforçar a higiene e a ingestão hídrica. Bem sei que o estímulo da sede está diminuído nos idosos mas digo sempre que quanto mais água beber, sob o iSLGT2 mais peso perdem e mais controlados ficam os diabetes pois o açúcar sai na urina. Se calhar, por causa disso, não sei.

Desconheço contraindicação em relação ao risco que referes mas tem efetivamente plausibilidade teórica.

Os i-DPP4 deixaram de ser uma opção para mim há muito (e para quem quer ter bom desempenho em USF há até um indicador que avalia a NÃO prescrição de i-DPP4!). Só em último recurso e em caso de desespero uso a linagliptina pelo conforto posológico da metabolização hepática que não obriga a reajustes em caso de DRC tão comum nos idosos.

Acho que te confundi mais mas pronto... :)

Beijinhos

G.

Recebeu esta mensagem por estar inscrito no grupo "MGF Clínica". Para enviar mensagens para o grupo escreva um email para mgf-c...@googlegroups.com.
Para deixar o grupo envie um email para mgf-clinica...@googlegroups.com
Para mais opções ou para se juntar ao grupo, visite
http://groups.google.com/group/mgf-clinica?hl=pt-PT

---
Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "MGF Clínica" do Grupos do Google.
Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para mgf-clinica...@googlegroups.com.
Para ver este debate na Web, visite https://groups.google.com/d/msgid/mgf-clinica/AS8P195MB2455E2020918924EAC6DFF42C35F2%40AS8P195MB2455.EURP195.PROD.OUTLOOK.COM.

António Faria Vaz

Feb 29, 2024, 6:51:42 AMFeb 29