Mensagem do Dia - Os três crivos

Paulo Roberto Gaefke

to meuanjo

Mensagem do Dia - Os três crivos

Provavelmente você já conhece essa história que é atribuída ao filósofo Sócrates, mas que na verdade, nos parece que inseriram o nome do filósofo só para "engrossar o caldo", mas, de qualquer forma, é muito interessante e poderia servir de manual para se viver neste mundo, principalmente nesta época onde a mentira ganhou status de verdade, e a verdade se perde no meio de tanta notícia falsa.

Vou contar para você do meu jeito, e essa sim, vale a pena repassar principalmente para aquele parente que adora uns grupos do "Zap" onde a notícia mais verdadeira é que Papai Noel se mudou para o Brasil.

Os 3 Crivos, ou a peneira da Notícia.

Conta a história que alguém chegou correndo junto ao filósofo, doido para revelar uma "bomba" que ele acabara de ouvir, e já chega assim:
- Mestre, mestre, na condição de seu amigo, eu preciso te dizer uma coisa muito grave que acabei de ouvir!
O Mestre sábio, pede então que ele espere um pouco, e pergunta se a notícia que ele quer dar, passou pelos "três crivos"?
- Três crivos? - perguntou o "amigo" que veio com a fofoca quente.
- Sim meu caro amigo, três crivos.
Preciso saber se a sua notícia tão importante passou por eles. O primeiro é o "crivo da verdade". Você tem absoluta certeza , que a sua notícia é realmente verdade, de fonte checada, confirmada por muitos?
- Bom, o amigo já respondeu- certeza, certeza eu não tenho não. Mas, ouvi dizer, saiu aqui no grupo do Zap...

Certo, com certeza você peneirou a notícia e passou-a pelo segundo crivo, o da bondade. Ainda que essa notícia não seja real, será que pelo menos é uma coisa boa o que você quer me contar?
Ah! isso não, muito pelo contrário, é notícia "cabeluda"!
Ok, então, vamos peneirar sua notícia pelo terceiro crivo, o da "utilidade", e me diga, será que teremos algum proveito com ela?
-Útil? Não, também não é útil não...

Então - disse o filósofo em meio a um sorriso - se o que você veio me contar não é Verdadeiro, nem Bom e nem Útil, esqueçamos. Descarte essa notícia e não se preocupe com ela, já que ela não nos trará nada de bom, além de preocupação infundada e a toa.

Ah! Se a gente passasse todas as notícias que nos chegam pelos três crivos! Tiraríamos um fardo enorme dos ombros, faríamos a maledicência sair envergonhada da nossa vida, e teríamos mais tempo para espalhar boas sementes e plantar em terra fértil, como disse Jesus, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um. (Mateus 13:8)

Espalhe as boas sementes, descarte o que não vale a sua preocupação. Foco na verdade inquestionável e no amor que nos une, convence e traz a paz.
Paulo Roberto Gaefke

Paulo Roberto Gaefke

www.meuanjo.com.br
"Ao menos uma vez por mês, pratique o vegetarianismo, para nutrir seu coração de compaixão."