por Alvaro Rocha Venino - Última modificação 05/11/2008 07:56
31/10/2008
O Rio de Janeiro será cidade-sede do V Fórum Urbano Mundial,
em 2010, promovido pelo UN-HABITAT, Programa das Nações Unidas para os
Assentamentos Humanos. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (31) pelo
ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, e pelo governador do estado do
Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, no
Palácio das Laranjeiras. A quarta edição do Fórum acontece na próxima semana,
na cidade de Nanjing, na China.
Para o ministro das Cidades, Marcio Fortes, a capital fluminense tem muito a
contribuir para o debate sobre as questões urbanas. "O Rio de Janeiro
concentra importantes empreendimentos do PAC para urbanização de favelas,
comunidades de grande visibilidade no mundo inteiro. O fórum é o espaço ideal
para compartilhar essas experiências", afirma Fortes.
Além disso, o ministro destaca a capacidade da cidade de realizar eventos de
grande porte. "Eventos como a conferência ECO 92, os Jogos Pan-Americanos
de 2006 foram realizados com êxito no Rio de Janeiro e, agora, a cidade se
prepara para a possibilidade de abrigar os Jogos Olímpicos em 2016",
ressalta.
Projeção - O MCidades identifica a escolha do Rio de Janeiro como
cidade-sede do V Fórum Urbano Mundial como oportunidade ímpar de colocar o país
como centro da discussão sobre o Habitat. As sessões do Fórum Urbano Mundial
constituem espaços de amplo debate, cujos resultados impactam a formulação e a
avaliação de políticas e programas urbanos dos países participantes e outros.
ONU – Em 2001, a Assembléia Geral das Nações Unidas decidiu
realizar, a cada dois anos, sessões de um Fórum Urbano Mundial, sob a
responsabilidade da Agência Habitat das Nações Unidas, com o objetivo de
reunir, regularmente, uma ampla gama de parceiros governamentais, da sociedade
civil e do setor privado, em torno dos grandes desafios colocados pela
crescente urbanização. No debate são pautadas as economias nacionais, a
organização das sociedades, as comunidades locais e as próprias cidades.
Abrangência – O último Fórum Urbano Mundial, realizado em 2006, em
Vancouver, Canadá, teve a participação de mais de 10 mil pessoas, entre
governantes de 160 países, parlamentares, autoridades locais, representantes da
sociedade civil e do setor privado, acadêmicos e profissionais da área,
organizados em seminários, oficinas e painéis de debates. Países como Angola,
Argentina, China, México, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha
participaram do evento.
China – O IV Fórum Urbano Mundial será realizado entre os dias 3 e
6 de novembro, na cidade de Nanjing, China, e terá como tema "Urbanização
Harmoniosa – o desafio de um desenvolvimento territorial equilibrado".
Serviço: Anúncio da cidade-sede do V Fórum Urbano Mundial
Data: sexta-feira, 31 de outubro
Horário: 17 horas
Local – Palácio das Laranjeiras
Ministério das Cidades
Assessoria de Comunicação
61 2108.1602
Andréa Curtiss Alvarenga
Arquiteta - Urbanista
9971 9805 - 33152339
Crea- 49 365/D. MG