CFP: III WORKSHOP DE MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS (WMDE´2016)

12 views
Skip to first unread message

LEANDRO AUGUSTO DA SILVA

unread,
May 31, 2016, 8:55:13 AM5/31/16
to LEANDRO AUGUSTO DA SILVA, LUCIANO SILVA, Ismar Frango (ismarfrango@gmail.com)

Por favor, divulguem aos seus contatos. Obrigado.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
III WORKSHOP DE MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS (WMDE´2016)


V Congresso Brasileiro de Informática em Educação (CBIE’2016)

Uberlândia/MG, 24 a 27 de Outubro de 2016
http://www.cbie2016.facom.ufu.br/
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sobre o evento

 

Mineração de Dados Educacionais (MDE) representa uma área de pesquisa emergente em Informática em Educação para o desenvolvimento de métodos que exploram dados oriundos de ambientes educacionais e também administrativos de escolas e faculdades com a finalidade de entender melhor os estudantes e os cenários em que eles aprendem.

 

Dentro deste contexto, o objetivo do Workshop de Mineração de Dados Educacionais (WMDE) é trazer para a Comunidade de Informática em Educação esta área de pesquisa, tornando-se assim um fórum para atualização, discussão e aplicação de técnicas de mineração de dados em ambientes educacionais.

 

O WMDE é parte do Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE), um evento anual da SBC, que ocorrerá neste ano em Uberlândia entre os dias 24 e 27 de Outubro.

 

Tópicos de Interesse


A lista abaixo apresenta alguns tópicos iniciais de interesse deste workshop. Porém, ela não é estritamente limitante quanto aos assuntos que podem ser tratados em Mineração de Dados Educacionais.

 

• Modelagem analítica de Bancos de Dados Educacionais e integração com Dados Abertos (Open Data);

• Mineração de Dados Educacionais e Personalização da Aprendizagem;

• Infra-estrutura para Mineração de Dados Educacionais;

• Mineração de Dados Educacionais no Ensino (Superior ou Educação Básica);

• Integrando MDE e Internet das Coisas (IoT);

• Mineração de dados em ambientes emergentes pedagógicos como jogos educacionais, MOOCs e Sistemas Tutores Inteligentes;

• Integrando MDE e Learning Analytics;

• Mineração de dados na aprendizagem social e colaborativa;

• Melhores práticas para adaptar o estado da arte das técnicas analíticas de recuperação de informação, sistemas de recomendação, análise de redes sociais, mineração de opinião para o domínio educativo;

• Metodologias que aplicam uma técnica utilizada anteriormente para um novo domínio, ou que reavaliar um conjunto de dados existente com uma nova técnica.

Datas importantes:

• Submissão de artigos: 26 de Julho de 2016

• Aceitação de artigos : 09 de Agosto de 2016

• Versão final dos artigos : 15 de Agosto de 2016

 

 

Outras informações em: http://sites.google.com/site/wmde16

 

Grato,


Comissão Organizadora

 

AVISO LEGAL: "Esta mensagem corporativa é destinada somente a quem ela é dirigida e pode conter informação confidencial e legalmente protegida. Caso você não seja o destinatário, fica notificado de que é ilegal examiná-la, utilizá-la, divulgá-la, copiá-la ou distribuí-la no todo ou em partes. Se a recebeu por engano, pedimos que a retorne, apagando-a dos seus registros. Fica desprovida de validade a mensagem emitida por quem não detenha poderes de representação". DISCLAIMER: "This corporate message is intended solely for the addressees and is confidential. It may contain information that is privileged or otherwise protected from disclosure. If you have received this transmission in error, please delete it and immediately notify the sender. Any use not in accord with its purpose, any dissemination or disclosure, either whole or partial, is pro hibited unless formal approval is granted".

LEANDRO AUGUSTO DA SILVA

unread,
Jul 13, 2016, 3:47:21 PM7/13/16
to LEANDRO AUGUSTO DA SILVA, LUCIANO SILVA, Ismar Frango (ismarfrango@gmail.com)

Prezados,

 

  Deadline se aproximando (26 de Julho de 2016).

 

Sds,

 

Leandro

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages