Eu não consigo compreender o desleixo de algumas pessoas. Não existe outra palavra para me expressar, pois acreditar que um estudante da Unicamp não é capaz de seguir e entender instruções, força-me a perder a fé na educação, nesta geração e ter muito medo das próximas gerações.
Realmente, não consigo entender o quão difícil é seguir simples instruções que estão no site. O quão difícil é ler os emails aqui enviados. O quão difícil é ter o mínimo pró-atividade para simplesmente organizar a própria vida e seguir os prazos que há necessidade de cumprir ao fazer esta disciplina, ou qualquer outra.
A entrega de labs. atrasados para mim era parte desses sintomas que eu citei, porque aqueles que se deram ao mínimo de ler o site, ou pelo menos ouviram o que é falado em sala de aula, sabiam qual era exatamente o momento de entregar tudo o que foi pedido durante a disciplina. A despeito disso, eu sei como é difícil conciliar todos os compromissos do semestre, porém, existe uma questão de bom senso, ou dá para cumprir a maioria dos compromissos da disciplina o que levará a aprovação, ou não dá, isto é, existe a opção de trancamento para isso.
No dia 3 de maio, eu mandei um e-mail avisando que aqueles que não haviam indicado projeto, tiveram o projeto atribuído aleatoriamente. No anexo do e-mail havia a situação dos grupos. Alguns correram atrás para reverter a situação, e escolheram outro projeto, outros deixaram como estava.
O fato é que não pode haver dois grupos fazendo o mesmo projeto, isso já havia sido dito. O grupo que escolheu primeiro tem preferência. Algo que tem sido feito ao longo dos anos. E sempre funcionou.
Sinceramente, só consigo dizer que a palavra para descrever minha sensação com vários acontecimentos desse semestre é frustração. Principalmente, por dar aula a alunos do ensino médio que, infelizmente, nem aprenderam a subtrair duas frações, mas possuem tanta força de vontade, que me entristece pensar que talvez nunca conseguiram estar aqui. Por uma questão de azar, uma vez que a vida não foi tão generosa com eles.
--
Atenciosamente,
Caio.