Alguma sugestão de Sistema Operacional pra celular?

John Gamboa

to mateh...@googlegroups.com
Oi pessoas,

Hoje eu abri o Facebook, e por acaso, tendo entrado em "Settings -> Apps and Websites -> Logged in with Facebook" encontrei, entre os apps que tavam "Expired", um certo aplicativo/website chamado "ZXZYZ" (imagem anexada). Eu não conheço o aplicativo (eu certamente não o instalei, e buscas no Gugo me levaram a um site bizarro em que eu até me arrependo de ter clicado), e ainda que as permissões tenham expirado lá em Dezembro/2017, agora já deve ser mega tarde pra eu fazer alguma coisa.

Mas a moral é que agora eu to paranóico que meu celular talvez esteja "comprometido". Deixa eu pôr isso da seguinte forma: eu uso Ubuntu no meu computador, e assumo que nele a probabilidade de eu ter sido fodido seja relativamente baixa. Já no meu celular, eu uso o OxygenOS que veio nele (meu celular é um OnePlus 5)... o qual eu assumo não ser lá muito seguro, e, bom, eu já tinha razões pra querer removê-lo, anyway (https://www.theverge.com/circuitbreaker/2017/10/11/16457954/oneplus-phones-collecting-sensitive-data).

Basicamente, eu gostaria de opiniões (e, bom, agradeço desde já). Eu achei que esse seria um bom forum pra perguntar sobre isso .-.

--
zxzyz.png

Lucas Zawacki

to mateh...@googlegroups.com
Oi John, já me aconteceu coisas parecidas com essa que tu descreveu: ver um aplicativo estranho associado às contas de redes sociais e tal. As vezes o que pode acontecer é que tu autorizou alguma coisas em 2016 ou 2017, tipo um quiz ou algum login social e no ano presente eles mudaram de nome. Claro que isso não nos informa muito sobre a procedência desses aplicativos, pode ter algo malicioso no meio mesmo, mas talvez uma revisão dos teus emails dessa época dê alguma pista.

Sobre a recomendação de OS pra celular eu não me arrisco a dar dicas, mas se ninguém responder aqui tu pode perguntar no grupo do telegram que é um pouco mais ativo: https://t.me/matehackerspoa

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "matehackers" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para matehackers...@googlegroups.com.

Iuri Guilherme dos Santos Martins

to matehackers
Android: https://www.android.com/intl/pt-BR_br/

Tem um sistema de pacotes chamado Play Store mantido e controlado pela Google, com verificação de aplicativos pra distribuição e compatiblidade com o sistema e o dispositivo, além de verificações adicionais de segurança um pouco menos intrusivas que a do produto similar da Apple.

Se tu já tá usando basicamente só spyware e abriu mão da privacidade, pelo menos usa um que funciona e que é seguro.

Em relação a este aplicativo, pode ser qualquer coisa. Se tu ainda não desativou ele (improvável), vê se tu consegue ver quais dados ele teve ou poderia ter tido acesso. O Facebook bloqueia o máximo possível o acesso dos aplicativos externos depois dos fiascos que eles passaram tendo que provar que não era culpa deles os escândalos envolvendo o uso de dados por aplicativos de terceiros.

John Gamboa

to mateh...@googlegroups.com
Nossa, de lá pra cá eu deletei quase todas as minhas redes sociais lol.

Mantenho pouca coisa hoje em dia.

Tipo... OxygenOS é a versão de Android mantida pela OnePlus. Talvez eu acabe um dia reinstalando um Android "puro"; mas dado que não fiz nada nesse 1 ano entre o envio do e-mail anterior e o desse, a probabilidade disso ocorrer tende a ser pequena.

Mas é bom saber que o Facebook bloqueia dados excessivos agora. Meu medo era justamente esse... porque qualquer aplicativo de "veja como você será daqui a 10 anos" já "vasava" um horror de informação inesperada de ti.

John