Prezados,
Na semana passada, de 15 a 20 de maio, ocorreram em Phuket, Tailândia as finais mundiais do ICPC - International Collegiate Programming Contest, competição de programação organizada pela ACM para a qual a Maratona SBC de Programação é classificatória no Brasil. Mais de 40000 estudantes de 102 países de todo o mundo disputaram regionais para estar entre os 128 times que se qualificaram para as finais mundiais da competição.
Seis times brasileiros classificaram-se e disputaram as finais mundiais com os seguintes resultados:
Universidade Federal de Pernambuco, ficou na 42a. posição resolvendo 7 problemas;
Universidade Federal de Campina Grande, 46a. posição, 6 problemas;
Universidade Federal da Bahia, 65a. posição, 5 problemas;
Universidade Estadual de Campinas, 68. posição, 5 problemas;
USP - São Carlos, 73a. posição, 4 problemas;
USP, 87a. posição, 4 problemas.
Os campeões da competição foram da St. Petersburg State University (quinta vez que a universidade foi campeã mundial do ICPC) com 11 problemas resolvidos. Entre os latino-americanos o mais bem colocado foi a Universidad Nacional de Rosario, Argentina, na 32a. posição. Os argentinos resolveram também 7 problemas, mas o tempo acumulado para a solução desses problemas era menor que o da UFPE, e por isso ficaram com o título latino-americano da competição.
Parabéns às equipes brasileiras! E convidamos a todos para iniciar sua preparação para a temporada 2016-2017 da Maratona de Programação. A primeira fase ocorre em 10 de setembro de 2016, e a final brasileira será em Belo Horizonte, nos dias 11 e 12 de novembro. Os melhores times representarão o Brasil nas finais mundiais de 2017, que ocorrerão em Rapid City, Estados Unidos.
--
Carlos E. Ferreira
Maratona de Programação