Curso de Mapeamento Mental de Textos

Virgílio Vilela

to mapas-...@googlegroups.com

Olá,

Já fiz muitos mapas mentais de texto e minha experiência com muitos deles não foi exatamente agradável, e em decorrência encontrei várias formas de tornar esse processo mais ágil e produtivo.  Também nos últimos anos avancei muito em pesquisa e desenvolvimento de didática, e cheguei em uma metodologia que direciona para capacitação e aplicabilidade a cada lição.

Juntando as coisas, estou preparando um curso de mapeamento mental de textos usando essa metodologia. O curso tem o formato que chamo de autotreinamento, ou seja, é conduzido pelo próprio aluno em seu próprio ritmo.

Uma amostra do curso está disponível on-line nos formatos HTML, PDF e EPUB.  Tenho o curso já bem desenvolvido, só dependendo de priorização (tenho outras possibilidades), que vai depender dos feedbacks e solicitações que eu receber.

Para ver o curso direto na Web, acesse http://capacitacao.virgiliovvilela.com.br/course_data/MapTextos.

Para acessar outros formatos, veja os links no final da página http://www.virgiliovvilela.com.br/mapas_mentais/autotreinamento_mapeamento_textos.htm.

Para saber mais sobre a metodologia, acesse http://www.virgiliovvilela.com.br/ensino/didatica_resultados.htm.

Um abraço,

Virgílio Vasconcelos Vilela, MSc

www.virgiliovvilela.com.br

virgili...@gmail.com

PS: Esses formatos foram todos gerados a partir de um único documento feito no Word, que chamo de manuscrito, e formatado e convertido automaticamente por um aplicativo. O manuscrito é mais simples, não precisamos cuidar de formatação e diagramação. Também atividades estruturadas são automatizadas; por exemplo, para fazer uma cruzadinha (exemplo no curso), você informa apenas uma lista de palavras/definições e o aplicativo gera a cruzada, legendas e suas imagens com e sem respostas. Se você tiver interesse nisso, faça contato.

A propósito, meu site foi gerado da mesma forma.